A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antecedentes da Psicologia Experimental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antecedentes da Psicologia Experimental"— Transcrição da apresentação:

1 Antecedentes da Psicologia Experimental
Descobertas sobre a fisiologia do sistema nervoso Na Alemanha: Kant – Herbart – Weber – Lotze Universidade de Berlim (1830): Modelo humboldtiano: Ensino e pesquisa Criação de uma nova área de conhecimento: Psicofísica Relação entre a medida objetiva dos fenômenos físicos e c contraparte subjetiva da sensação

2 Charles Bell (1774-1842) Fisiologista inglês Fisiologia experimental
Raízes dos nervos espinhais Especificidade dos nervos sensoriais

3 Bell (cont.) Experimentos com raízes de nervos espinhais anteriores e posteriores em animais Isolava raízes dos nervos, controlava estímulo sensorial e resposta motora Raízes anteriores: função sensorial Raízes posteriores: função motora Especificidade dos nervos sensoriais Cada órgão dos sentidos é incapaz de receber impressões endereçadas a um outro órgão

4 Johannes Müller (1801 – 1858) Universidade de Berlim
Professor de Helmholtz Handbuch der Physiologie des Menschen em 1833/40 A doutrina de energias nervosas específicas (Nervo sensorial) Sensações (aspectos fisiológicos e psicológicos)

5 J. Müller (cont.) Sentidos são condições dos nervos, e não propriedades das coisas que os excitam Razão e imaginação interpretam aquelas mudanças nos nervos Acreditava que o ser humano tanto na mente quanto no corpo está sujeito as mesmas leis naturais que os corpos inanimados Descreveu as expressões faciais de diversas emoções e padrões de movimento expressivo

6 Hermann von Helmholtz (1821-1894)
Verdadeira base da psicologia experimental Opositor dos vitalistas que afirmavam existir forças não físicas imperceptíveis para os sentidos Forças orgânicas e inorgânicas eram perceptíveis e poderiam ser medidas por meios mecânicos (fisiologia mecânica)

7 Helmholtz (cont.) Teoria de conservação de energia (grandes generalizações científicas do século XIX) Estuda a fisiologia e a física da visão – oftalmoscópio (derruba argumento dos vitalistas) Teoria da Percepção: “A sensação é a captação do estímulo enquanto a percepção compõe-se da sensação mais experiência”. A percepção é um processo cognitivo muito mais complexo que implica inferências inconscientes baseadas na experiência passada.

8 Rudolf Hermann Lotze (1817 – 1881)
Preocupado com as bases fisiológicas da psicologia Explicação da percepção de espaço Parte nativista - sustenta que não se pode perceber o mundo sem construí-lo em termos espaciais (Kant) Parte empírica - os pormenores das relações entre várias partes diferentes devem-se à aprendizagem

9 Ernst Heinrich Weber (1795-1878)
Nasceu em Wittenberg e estudou na Universidade de Leipzig Anatomista e fisiologista Estudo pioneiro dos órgãos dos sentidos e a sensibilidade da pele.

10 Weber (cont.) Problema da relatividade perceptual: Weber inspirou-se em Daniel Bernoulli que em 1838 disse que 1 franco vale mais para um homem pobre do que 10 francos para um homem rico. Mudanças físicas nem sempre produzem mudanças psicológicas. Menor diferença perceptível: Qual é a menor diferença entre dois pesos que pode ser percebida com confiabilidade? A percepção da diferença não era fixa mas variável e dependia do tipo de peso apresentado. “A capacidade para discriminar pequenas diferenças em um estímulo depende não só da intensidade do estímulo, senão também de uma certa relação entre a diferença de pesos e o peso padrão utilizado no experimento”

11 Gustav Theodor Fechner (1801-1887)
Físico e Filósofo ELEMENTOS DE PSICOFÍSICA em 1860 INTRODUÇÃO À ESTÉTICA em 1876 Problema: relação entre fenômenos físicos e fenômenos mentais Expande a teoria de Weber e estabelece a psicofísica.

12 matemática + crenças = Psicofísica (mente-corpo)
Fechner (cont.) matemática + crenças = Psicofísica (mente-corpo) Psicofísica “ciência exata das relações funcionais de dependência entre o mundo físico e o psíquico, em que o evento físico era medido e controlado com os instrumentos da física, e o evento mental era indiretamente registrado mediante o relato verbal dos sujeitos experimentais” (Figueiredo, 1989, p. 50)

13 Elemente der Psychophysik. 1860.
métodos psicofísicos capazes de quantificar de forma precisa a consciência imediata de um estímulo (sensação). Demonstra princípios de limiar absoluto e diferencial. Conceito de DAP, desenvolvido por Weber como a primeira unidade de medida de uma sensação. O ponto alto do livro é a demonstração da sua formulação acerca da relação entre o mundo físico (estímulo) e o mundo psicológico (sensação). A assim chamada Lei de Fechner.

14 Lei de Weber Intensidade do estímulo Sensação do estímulo
Subjetivo Objetivo Fórmula: dR / R = C R é o estímulo-padrão com o que os outros devem ser comparados, dR é o incremento mínimo de R para que a diferença seja percebida, C é um constante

15 Lei de Fechner S = ClogR Em que S = sensação; R = estímulo; e C = Constante Progressão aritmética: diferença entre os termos é constante: 7, 10, 13, 16, 19, 22. Progressão geométrica: razão de qualquer termo, depois do primeiro, para o termo precedente é fixa. Exemplo: 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 (razão comum é 2).


Carregar ppt "Antecedentes da Psicologia Experimental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google