A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romanos. Os Romanos deixaram-nos: língua – latim estradas/redes viárias – expl: pontes numeração romana – expl: relógios e séculos escrita monumentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romanos. Os Romanos deixaram-nos: língua – latim estradas/redes viárias – expl: pontes numeração romana – expl: relógios e séculos escrita monumentos."— Transcrição da apresentação:

1 Romanos

2 Os Romanos deixaram-nos: língua – latim estradas/redes viárias – expl: pontes numeração romana – expl: relógios e séculos escrita monumentos – expl: aquedutos, templos (templo de Diana em Évora), construções em altura e coliseus bases de direitos – leis divisão administrativa Fundação de cidades: Olissipo – Lisboa; Crunimbriga – Condeixa; Sacalabis – Santarém; Calipole – Vila Viçosa; Ossonoba – Faro; Bracara Augusta – Braga; Pax Julia – Beja; Ebora – Évora; Cale – Gaia; Salátia – Alcácer do Sal; Aquae Flavie - Chaves

3 Motivos que levaram os romanos a expandirem-se: procura de segurança interesses económicos necessidade de mão-de-obra Bárbaros: quem não fala latim Os Romanos apaziguaram os outros povos dando- lhes direitos (tornando-os romanos) – Romanização. Se para os gregos a forma estava acima da função a funcionalidade para os romanos a funcionalidade prevalece sobre a aparência, ou seja, para os gregos, o bom tinha de ser belo, para os romanos, o belo tinha de ser bom. Cartago (civilização cartaginense) fica actualmente na Tunísia, contra a qual os romanos lutaram para ver quem eram os senhores do Mediterrâneo.

4 Os Romanos, em termos de religião: eram politeístas Vénus era a deusa do amor e da beleza Marte era o deus da guerra Baco era o deus da felicidade e do vinho Neptuno era o deus do mar Júpiter era o pai dos deuses Diana era a deusa da caça Lenda mitológica da formação de Roma Minerva era a deusa da sabedoria Vulcano era o deus do fogo Ceres era a deusa dos frutos, das colheitas e dos cereais

5 Os Romanos, em termos de arquitectura: tinham canalizações tinham construções em altura (primeiros andares feitos em pedra e os superiores em madeira) Os Romanos, em termos de governo: O primeiro imperador foi Octávio César Augusto Tiveram vários regimes (1º - Monarquia; 2º - República ; 3º - Império) Os Romanos, em termo de civilização: Falavam latim foi a 2ª grande civilização clássica

6 Os Romanos, em termos de organização militar: Tinham um exército forte e bem organizado Os Romanos, em termos de localização geográfica: A civilização romana nasceu em Roma e expandiu-se pelo Mediterrâneo Monarquia: regime político no qual o poder executivo é exercido pelo rei. Mare Nostrum: nosso mar; os romanos utilizavam esta expressão, sempre que se referiam ao mar Mediterrâneo, porque dominavam todas as suas margens e pela extensão territorial que ele representava, dando-lhe a aparência de um lago.


Carregar ppt "Romanos. Os Romanos deixaram-nos: língua – latim estradas/redes viárias – expl: pontes numeração romana – expl: relógios e séculos escrita monumentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google