A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO VG 1ªETAPA Profª Emanuelle Grace. EXERCÍCIO 1 Analise as afirmativas abaixo: I - Os ácidos nucléicos estão presentes em todos os seres vivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO VG 1ªETAPA Profª Emanuelle Grace. EXERCÍCIO 1 Analise as afirmativas abaixo: I - Os ácidos nucléicos estão presentes em todos os seres vivos."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO VG 1ªETAPA Profª Emanuelle Grace

2 EXERCÍCIO 1 Analise as afirmativas abaixo: I - Os ácidos nucléicos estão presentes em todos os seres vivos. II - A reprodução é um dos processos que caracteriza a vida. III - Os vírus são organismos unicelulares. Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s): a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) apenas a III. e) I, II e III.

3 O material hereditário dos retrovírus é o (1). Esses vírus apresentam uma enzima, a transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de (2) a partir de (3). Indique a alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1, 2 e 3. a) RNA – RNA – DNA. b) DNA – RNA – DNA. c) RNA – DNA – RNA. d) DNA – DNA – RNA. e) DNA – RNA – RNA.

4 Uma dificuldade enfrentada pelos pesquisadores que buscam uma vacina para combater e prevenir a AIDS deve-se ao fato de o vírus da AIDS: a) não possuir a enzima transcriptase reversa. b) sofrer constantes mutações no seu material genético. c) alternar seu material genético entre DNA e RNA. d) possuir uma cápsula lipídica que impede a ação de vacina.

5 Os vírus possuem as características aa seguir, exceto: a) São parasitas intracelulares obrigatórios e específicos. b) Não possuem nível celular de organização. c) Possuem ácido nucléico envolvido por uma cápsula protéica. d) São capazes de se multiplicar e de crescer. e) Transmitem por hereditariedade, suas característias aos descendentes.

6 Os vírus são responsáveis por várias doenças em animais, sendo muitas vezes transmitidos entre espécies relacionadas, refletindo o grau de parentesco entre elas. São doenças virais, exceto: a) raiva b) varíola c) lepra d) dengue e) sarampo

7 Em relação à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), julgue as proposições a seguir: 1. ( ) é causada por um retrovírus. 2. ( ) pode ser transmitida pelo leite materno das mães contaminadas pelo HIV. 3. ( ) Tem atração por células CD4. 4. ( ) Deixa a pessoa mais susceptível à outras infecções como a tuberculose. 5. ( ) Os coquetéis inibem sua transcriptase reversa, impedindo a produção de RNA

8 Em referência aos vírus é correto afirmar: a) O vírus da AIDS pertence ao grupo dos retrovírus, por apresentar DNA como material genético. b) No ciclo reprodutivo lisogênico do vírus bacteriófago, o DNA viral é incorporado ao DNA bacteriano, não interferindo no metabolismo bacteriano. c) São exemplos de doenças causadas por vírus: sarampo, pneumonia, poliomielite e raiva. d) Transcriptase reversa é uma enzima que permite ao vírus fazer uma molécula de RNA a partir da molécula de DNA viral.

9 Comente aspectos nos quais os vírus diferem dos demais seres vivos. O que são, como são constituídos e onde se reproduzem os vírus? Que argumentos você usaria para incluir aos vírus entre os seres vivos?

10 Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), para as seguintes afirmativas: a) ( ) Todos os vírus apresentam DNA ou RNA. b) ( ) No ciclo lítico, o DNA viral domina o DNA da célula hospedeira, não interferindo no ciclo da célula. c) ( ) Os vírus são classificados como seres vivos, pois se reproduzem. d) ( ) No ciclo lisogênico, a célula hospedeira se reproduz normal- mente, transmitindo o DNA viral a seus descendentes.. e) ( ) O fato de os vírus sofrerem mutações no material genético, dificulta a produção de vacinas eficazes contra eles. f) ( ) Os vírus envelopados possuem um envelope lipoprotéico externamente ao capsídeo. g) ( ) Os vírus são seres unicelulares, que não possuem metabolismo próprio. h) ( ) No ciclo lítico,

11 O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula protéica que envolve a molécula de ácido nucléico. O organismo B tem uma membrana lipoprotéica revestida por uma parede rica em polissacarídeos que envolve um citoplasma, onde se encontra seu material genético, constituído por uma molécula circular de DNA. Esses organismos são respectivamente: a) uma bactéria e um vírus. b) um vírus e um fungo. c) uma bactéria e um fungo. d) um vírus e uma bactéria. e) um vírus e um protozoário.

12 Considere os seguintes componentes celulares: (1) membrana plasmática; (2) cariotéca; (3) cromossomos; (4) hialoplasma; (5) ribossomos; (6) retículo endoplasmático; (7) mitocôndrias; (8) cloroplastos; Dentre as alternativas seguintes, assinale a que tiver a seqüência representativa de estruturas ausentes em bactérias: a) b) c) d) e)

13 Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, causador de infecção em ratos provavelmente será: a) uma bactéria. b) uma alga. c) um vírus. d) um fungo. e) um protozoário.

14 Na célula bacteriana (procarionte) falta: a) mesossomo. b) membrana plasmática. c) complexo de Golgi. d) parede celular. e) cromatina.

15 A meningite meningocócica, cuja profilaxia, principalmente entre escolares, se fez com vacinas conhecidas como tipo A e tipo C, é uma infecção causado: a) somente por vírus. b) por bactérias formadas por bastão ou bacilos. c) por bactérias de forma esférica. d) por vírus e bactérias. e) por vírus e riquétsias

16 Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera? a) Ausência de núcleo e presença de clorofila. b) Ausência de carioteca e presença de síntese protéica. c) Incapacidade de síntese protéica e parasitas exclusivos. d) Presença de um só tipo de ácido nucléico e ausência de clorofila. e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.

17 Numere a Segunda coluna de acordo com a primeira e de pois assinale a alternativa que contenha a sequência correta: colunaI (1) bacilos (2) estreptococos (3) estafilococos (4) tétrades (5) sarcina (6) espirilos colunaII ( ) cocos em grupos densos ( ) cocos em grupos aproximadamente cúbicos ( ) cocos em fileira ( ) filamentos helicoidais ( ) bastonete reto em geral de 1 a 15 micra ( ) cocos em grupo de quatro

18 O principal tipo de reprodução das bactérias é: a) a harmogogia. b) o brotamento. c) a cissipariedade. d) a segmentação. e) a isogamia.

19 Muitas doenças humanas são produzidas por vírus. Marque da relação seguinte a única de origem bacteriana: a) gripe b) caxumba c) tétano d) sarampo e) varíola

20 O microrganismo Vibrio cholerae, causador de um quadro de diarréia intensa conhecida como cólera, é um tipo de organismo unicelular. Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de organismo e o reino ao qual pertence: a) Bacteria-Monera b) Bacteria-Protista c) Protozoário-protista d) Vírus-Monera e) Vírus-Protista

21 Dois seres vivos pertencentes à mesma ordem são necessariamente: a) da mesma raça; b) da mesma espécie; c) do mesmo gênero; d) da mesma classe; e) da mesma família.

22 São órgãos homólogos: a) nadadeiras de peixes e parápodes de poliquetas; b) nadadeiras anteriores de uma baleia e asa de morcego; c) brânquias de camarão e brânquias de peixes; d) nadadeiras peitorais de peixes e braços de polvo; e) asas de aves e asas de insetos.

23 Se reunirmos as famílias Canidae (cães), Ursidae (ursos), Hienidae (hienas) e Felidae (leões), veremos que todos são carnívoros, portanto, pertencem à(ao) mesma(o): a) espécie b) ordem c) subespécie d) família e) gênero

24 O nome científico do leão é Felis leo, do gato é Felis domesticus. Os dois animais pertencem a diferentes: a) filos b) famílias c) ordens d) espécies e) reinos

25 Com base nas regras de nomenclatura, indique a alternativa incorreta: a) Homo sapiens sapiens; b) Trypanosoma Cruzi; c) Rana esculenta marmorata; d) Rhea americana americana; e) Anopheles Nyssurhynchus darlingi.

26 Os organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos são classificados como: a) monera b) protistas c) metazoários d) metáfitos e) vírus

27 A seqüência hierárquica das categorias taxonômicas é: a) filo, classe, ordem, família, gênero; b) gênero, família, ordem, filo, classe; c) filo, classe, família, ordem, gênero; d) classe, filo, gênero, família, ordem; e) ordem, classe, filo, gênero, família.

28 O homem e o gorila pertencem à mesma ordem. São primatas. Pertencem também, obrigatoriamente: a) à mesma espécie; b) ao mesmo gênero; c) à mesma espécie e ao mesmo gênero; d) ao mesmo: reino, filo e classe; e) ao mesmo reino e à mesma espécie.

29 Com relação ao nome científico do crustáceo 'Diacyclops bicuspidatus thomasi' e as regras de nomenclatura biológica, é INCORRETO afirmar que: a) nome da espécie deve ser destacado do texto. b) a espécie é sempre referida de forma trinominal. c) 'Diacyclops' é nome genérico e deve ser escrito com inicial maiúscula. d) 'thomasi' é categoria taxonômica inferior a bicuspidatus. e) 'bicuspidatus' é o nome específico escrito sempre com inicial minúscula.

30 De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico 'Felis catus' aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem ('Felis silvestris'), o lince ('Felis lynx') e o puma ou suçuarana ('Felis concolor') são espécies relacionadas ao gato. a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados? b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico? c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais. Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique.

31 Escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. Classificando-se os seres vivos, é possível estabelecer uma ordem na diversidade da natureza, facilitando a sua compreensão. Assim, é correto afirmar que: 01) O sistema binomial de nomenclatura adota a Espécie como unidade básica de classificação. 02) Em taxionomia, uma Ordem engloba diversas Famílias, assim como um Gênero reúne diferentes Espécies. 04) Um determinado vegetal, de acordo com a classificação vigente, pertencerá obrigatoriamente a um Reino, a um Filo ou Divisão, a uma Classe, a uma Ordem, a uma Família, a um Gênero e a uma Espécie. 08) O Reino Protista engloba organismos unicelulares eucariontes, entre os quais se incluem protozoários e certas algas. 16) O Reino Fungi engloba os cogumelos, os liquens e as briófitas. 32) Os seres vivos pertencentes ao Reino Monera se caracterizam por serem todos unicelulares, com uma membrana nuclear bem estruturada. Soma ( )

32 Cite dois papéis ecológicos de grande importância das algas.

33 Julgue os itens: a – Todas as algas apresentam clorofila. b – As algas microscópicas, que constituem o fitoplâncton, são os principais produtores aquáticos. c – Cerca de 90% do oxigênio atmosférico é produzido pelas algas. d – Nem todas as algas são autótrofas.

34 Nos ambientes aquáticos, a fotossíntese é realizada principalmente por a) algas e bactérias. b) algas e plantas. c) algas e fungos. d) bactérias e fungos. e) fungos e plantas.

35 Maré vermelha deixa litoral em alerta. Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como "maré vermelha" cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião (...) e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados. (Jornal "Vale Paraibano", ) A maré vermelha é causada por a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha. b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha. c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas. d) proliferação de liquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo. e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.


Carregar ppt "REVISÃO VG 1ªETAPA Profª Emanuelle Grace. EXERCÍCIO 1 Analise as afirmativas abaixo: I - Os ácidos nucléicos estão presentes em todos os seres vivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google