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Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis

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Apresentação em tema: "Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis

2 Multimídia Tipos de plataformas Tipos de plataformas Baseada no papel que o computador desempenhará, estes podem ser: Baseada no papel que o computador desempenhará, estes podem ser: Plataforma de entrega (estação do usuário final) Plataforma de entrega (estação do usuário final) Plataforma de desenvolvimento (estação do desenvolvedor) Plataforma de desenvolvimento (estação do desenvolvedor) Plataformas de autoria (onde o produto é programado e integrado) Plataformas de autoria (onde o produto é programado e integrado) Plataformas de criação do material (onde são criados materiais de som, imagem, animação...) Plataformas de criação do material (onde são criados materiais de som, imagem, animação...)

3 Multimídia Ambientes Ambientes Podemos classificar de acordo com o sistema operacional, sendo os mais comuns: Podemos classificar de acordo com o sistema operacional, sendo os mais comuns: Microsoft Windows Microsoft Windows Unix Unix Macintosh Macintosh

4 Arquitetura Serviços presentes no Windows Serviços presentes no Windows Baseado em APIs (Application Programming Interfaces) Baseado em APIs (Application Programming Interfaces) Graphics Device Interface (GDI) Graphics Device Interface (GDI) Serviços de imagens e desenhos Serviços de imagens e desenhos Media Control Interface (MCI) Media Control Interface (MCI) Serviços de áudio, vídeo digitais e controle de periféricos multimídia Serviços de áudio, vídeo digitais e controle de periféricos multimídia

5 Arquitetura Tecnologia Orientada a Objetos (TOO) Tecnologia Orientada a Objetos (TOO) As ferramentas de desenvolvimento multimídia são baseadas em POO, fazendo assim a compreensão dos conceitos de TOO. As ferramentas de desenvolvimento multimídia são baseadas em POO, fazendo assim a compreensão dos conceitos de TOO. Redes Redes Uso e ambiente de trabalho em grupo (groupware) para a integração de projetos. Uso e ambiente de trabalho em grupo (groupware) para a integração de projetos. Cliente-Servidor Cliente-Servidor Programação distribuída com o auxílio de softwares de controle de versão como o Microsoft Source Safe Programação distribuída com o auxílio de softwares de controle de versão como o Microsoft Source Safe

6 Interfaces Quadro de configurações de multimídia no Windows 95 Quadro de configurações de multimídia no Windows XP Quadro de configurações do DirectX

7 Referências PAULA FILHO, W. P. Multimídia: conceitos e aplicação. São Paulo. LTC, (2000). PAULA FILHO, W. P. Multimídia: conceitos e aplicação. São Paulo. LTC, (2000).


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