Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaul Moniz Alterado mais de 10 anos atrás
1
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007 http://cccrie.fc.ul.pt
2
Plano da sessão O que nos propomos As TIC na Matemática –Porquê e para quê Algumas possibilidades / ideias Partir à descoberta e desenhar o caminho Para onde vou e a que me proponho
3
O que nos propomos 1º dia (20 Março) TPC + diálogo/partilha (Moodle) 2º dia (11 Abril) TPC + diálogo/partilha (Moodle) 3º dia (??) –Continuamos… no Moodle
5
Matemática… com as TIC Modelação Rigor Investigação Demonstração Representação Conexões Padrões Simulação Método Experimentação Argumentação Visualização Exploração Diversidade A Matemática não é um desporto de espectadores (David Tall) Uma demonstração é uma história… a essência de uma demonstração não é a sua gramática mas sim o seu significado (Ian Stewart)
6
Várias possibilidades A - Exercício auto-correctivo http://www.crocodilus.org/jeux/calcul/calcul.htm http://www.crocodilus.org/jeux/calcul/calcul.htm B - Um pouco mais aberto http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_202_g_3_t_1.html http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_202_g_3_t_1.html C – Actuar/observar e conjecturar http://www.geogebra.org/en/examples/pythagoras/pythagoras.html http://www.geogebra.org/en/examples/pythagoras/pythagoras.html D - Um pouco mais aberto http://www.slu.edu/classes/maymk/GeoGebra/Altitudes.html http://www.slu.edu/classes/maymk/GeoGebra/Altitudes.html E - Jogar e aprender http://nautilus.fis.uc.pt/mn/goldbach/index.html http://nautilus.fis.uc.pt/mn/goldbach/index.html
7
Mais algumas… F - Explorar e compreender http://www.shodor.org/interactivate/activities/EquivFractionFinder/ http://www.shodor.org/interactivate/activities/EquivFractionFinder/ G - Experimentar e conjecturar http://www.slu.edu/classes/maymk/GeoGebra/FamilyOfFunctions.html http://www.slu.edu/classes/maymk/GeoGebra/FamilyOfFunctions.html H - Experimentar com intenção e verificar http://www.fi.uu.nl/toepassingen/02008/toepassing_wisweb.en.html http://www.fi.uu.nl/toepassingen/02008/toepassing_wisweb.en.html I - Manipular e aprender estratégias http://www.fi.uu.nl/toepassingen/00217/toepassing_wisweb.en.html http://www.fi.uu.nl/toepassingen/00217/toepassing_wisweb.en.html
8
Actividade Explorar um applet ( com um olhar crítico ): –o que permite ver/fazer ( e não permite ) –o que acrescenta ( de certeza? ) –o que exige ( será? como o obter? ) –o que o pode enriquecer ( onde encontrar? ) –que tópicos/temas curriculares? Pensar no modo de usar com os alunos Procurar parceiros ( para partilhar e comparar )
9
O que se segue - explorar outro applet seguindo os mesmos passos - fazer uma memória descritiva das explorações dos 2 applets -partilhar na plataforma Moodle do CC CRIE FCUL as memórias descritivas forum Matemática no virtual - partilhando Matemática no virtual - partilhando disciplina Apoio à Iniciativa Escolas, Professores e Computadores PortáteisApoio à Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis (http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=38)http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=38 Até 11 de Abril - encontrar elementos que complementem e/ou ampliem as explorações dos participantes nós
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.