A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metas de Aprendizagem na área das TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metas de Aprendizagem na área das TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Metas de Aprendizagem na área das TIC
webinar Janeiro 2011, 12 Metas de Aprendizagem na área das TIC Fernando Albuquerque Costa UNIVERSIDADE DE LISBOA Instituto de Educação

2

3 “Concretiza-se no estabelecimento de parâmetros que definem de forma precisa e escalonada as metas de aprendizagem para cada ciclo, o seu desenvolvimento e progressão por ano de escolaridade, para cada área de conteúdo, disciplina e área disciplinar.”

4 Objectivos Apresentar a proposta de metas de aprendizagem na área das TIC Convidar os colegas a explorarem/experimentarem… a ajudarem a melhorar...

5 Contexto Relação natural dos mais jovens com as TIC
Superficialidade com que as TIC são assumidas no Currículo Nacional Definição das competências profissionais dos professores em TIC Capitalização do esforço de equipamento das escolas

6 Contexto

7 Questões de partida Que competências digitais se espera que os jovens adquiram na escola? Para quê? Como é que essas competências podem ser trabalhadas? Em que contextos? Quando?...

8 Perspectiva As TIC podem acrescentar valor… As TIC enquanto indutoras de mudança… “Saberes duradouros”… enfoque transversal Assumimos, por isso, que a integração curricular das TIC deve constituir uma responsabilidade de todas e cada uma das áreas disciplinares

9 Perspectiva As TIC como um fim em si mesmo (saber usar)
As TIC como competências instrumentais ao serviço dos outros saberes disciplinares (saber usar para aprender o currículo) As TIC como estratégia de desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos (saber usar para pensar, decidir e agir)

10 As TIC como competências instrumentais ao serviço dos outros saberes disciplinares
As TIC como estratégia de desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos META-APRENDIZAGEM COMUNICAÇÃO AUTO-AVALIAÇÃO INFORMAÇÃO AUTO-REGULAÇÃO PRODUÇÃO EXPRESSÃO CRIATIVIDADE SEGURANÇA ÉTICA…

11 Proposta Objectivos mais ambiciosos!! APRENDER COM TECNOLOGIAS
As tecnologias como ferramentas cognitivas, que estendem, ampliam e reforçam a capacidade de pensar, de decidir, de agir… APRENDER COM TECNOLOGIAS

12 COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM TIC (II)
saber o quê saber com quê saber como saber ser COMUNICAÇÃO INFORMAÇÃO PRODUÇÃO saber o quê saber com quê saber como saber onde saber quem saber ser saber o quê saber com quê saber como saber ser SEGURANÇA saber o quê saber com quê saber como saber ser

13 TECNOLOGIAS (I) (II) (III) META-APRENDIZAGEM INFORMAÇÃO AUTO-AVALIAÇÃO
PLANOS CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DAS METAS (I) (II) (III) saber usar para aprender o currículo saber usar para pensar, decidir e agir saber usar META-APRENDIZAGEM INFORMAÇÃO AUTO-AVALIAÇÃO COMUNICAÇÃO AUTO-REGULAÇÃO TECNOLOGIAS EXPRESSÃO PRODUÇÃO CRIATIVIDADE SEGURANÇA ÉTICA…

14 numa óptica de desenvolvimento global do aluno,
Em síntese Mais do que um currículo autónomo, a ideia nuclear é a de que estas metas constituam o referencial a considerar por cada professor na sua área específica, numa óptica de desenvolvimento global do aluno, permitindo-lhe compreender em que matérias, para que fins e como será pertinente e adequado mobilizar as TIC

15 saber usar para pensar, decidir e agir TECNOLOGIAS (I)
MODELO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TIC saber usar saber usar para pensar, decidir e agir TECNOLOGIAS (I) COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS GERAIS (III) META- APRENDIZ AGEM AUTO- AVALIAÇÃO AUTO- REGULA ÇÃO EXPRES SÃO CRIATI VI DADE ÉTI CA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM TIC (II) INFORMAÇÃO CONTEÚDOS DISCIPLINARES ESPECÍFICOS COMUNICAÇÃO PRODUÇÃO SEGURANÇA saber usar para aprender o currículo

16 Exemplo pré-escolar

17 Exemplo 2º Ciclo DOMÍNIO: INFORMAÇÃO
Meta Final O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para, com o apoio do professor, pesquisar, seleccionar e tratar informação de acordo com objectivos concretos e com critérios de qualidade e pertinência. Meta intermédia O aluno classifica e organiza a informação seleccionada, recorrendo a ferramentas digitais adequadas (programas de gráficos, bases de dados, ferramentas de criação de mapas conceptuais, etc.), de acordo com categorias definidas em conjunto com o professor.

18 Equipa responsável Fernando Albuquerque Costa professor e investigador
Elisabete Cruz investigadora Francisca Soares professora e investigadora Margarida Belchior professora e investigadora Sandra Fradão professora e investigadora Vasco Trigo jornalista e professor

19 Referências Costa, Fernando (2010)  Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias. in Fernando Costa et al (2010). I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC. Lisboa. Instituto de Educaçãoo da Universidade de Lisboa. ( ).   (http://aprendercom.org/miragens/wp-content/uploads/2010/11/398.pdf) Costa, F. [Coord.] (2008). Competências TIC. Estudo de Implementação (Vol.I). Lisboa: GEPE/ME. (http://aprendercom.org/Arquivo/Competencias%20TIC_1.pdf)

20 Obrigado pela vossa atenção!
aprendercom.org/miragens Obrigado pela vossa atenção!


Carregar ppt "Metas de Aprendizagem na área das TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google