A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernando Albuquerque Costa UNIVERSIDADE DE LISBOA I nstituto de Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernando Albuquerque Costa UNIVERSIDADE DE LISBOA I nstituto de Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Fernando Albuquerque Costa UNIVERSIDADE DE LISBOA I nstituto de Educação

2

3 Concretiza-se no estabelecimento de parâmetros que definem de forma precisa e escalonada as metas de aprendizagem para cada ciclo, o seu desenvolvimento e progressão por ano de escolaridade, para cada área de conteúdo, disciplina e área disciplinar.

4 Objectivos Apresentar a proposta de metas de aprendizagem na área das TIC Convidar os colegas a explorarem/experimentarem… a ajudarem a melhorar...

5 Contexto Relação natural dos mais jovens com as TIC Superficialidade com que as TIC são assumidas no Currículo Nacional Definição das competências profissionais dos professores em TIC Capitalização do esforço de equipamento das escolas

6 Contexto

7 Questões de partida Que competências digitais se espera que os jovens adquiram na escola? Para quê? Como é que essas competências podem ser trabalhadas? Em que contextos? Quando?...

8 As TIC podem acrescentar valor… As TIC enquanto indutoras de mudança… Saberes duradouros… enfoque transversal Perspectiva Assumimos, por isso, que a integração curricular das TIC deve constituir uma responsabilidade de todas e cada uma das áreas disciplinares

9 As TIC como estratégia de desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos (saber usar para pensar, decidir e agir) As TIC como competências instrumentais ao serviço dos outros saberes disciplinares (saber usar para aprender o currículo) Perspectiva As TIC como um fim em si mesmo (saber usar)

10 As TIC como estratégia de desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos As TIC como competências instrumentais ao serviço dos outros saberes disciplinares INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO PRODUÇÃO SEGURANÇA META-APRENDIZAGEM AUTO-AVALIAÇÃO AUTO-REGULAÇÃO EXPRESSÃO CRIATIVIDADE ÉTICA…

11 Proposta Objectivos mais ambiciosos!! As tecnologias como ferramentas cognitivas, que estendem, ampliam e reforçam a capacidade de pensar, de decidir, de agir… APRENDER COM TECNOLOGIAS

12 saber o quê saber com quê saber como saber onde saber quem saber ser saber o quê saber com quê saber como saber ser saber o quê saber com quê saber como saber ser INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO PRODUÇÃO SEGURANÇA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM TIC (II) saber o quê saber com quê saber como saber ser

13 META-APRENDIZAGEM PLANOS CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DAS METAS AUTO-AVALIAÇÃO AUTO-REGULAÇÃO EXPRESSÃO CRIATIVIDADE ÉTICA… INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO PRODUÇÃO SEGURANÇA TECNOLOGIAS (II)(I)(III) saber usar saber usar para aprender o currículo saber usar para pensar, decidir e agir

14 Em síntese Mais do que um currículo autónomo, a ideia nuclear é a de que estas metas constituam o referencial a considerar por cada professor na sua área específica, numa óptica de desenvolvimento global do aluno, permitindo-lhe compreender em que matérias, para que fins e como será pertinente e adequado mobilizar as TIC

15 TECNOLOGIAS (I) COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS GERAIS (III) META- APRENDIZ AGEM AUTO- AVALIAÇÃO AUTO- REGULA ÇÃO EXPRES SÃO CRIATI VI DADE ÉTI CA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM TIC (II) INFORMAÇÃO CONTEÚDOS DISCIPLINARES ESPECÍFICOS COMUNICAÇÃO PRODUÇÃO SEGURANÇA saber usar para aprender o currículo saber usarsaber usar para pensar, decidir e agir MODELO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TIC

16 Exemplo pré-escolar

17 Exemplo 2º Ciclo O aluno classifica e organiza a informação seleccionada, recorrendo a ferramentas digitais adequadas (programas de gráficos, bases de dados, ferramentas de criação de mapas conceptuais, etc.), de acordo com categorias definidas em conjunto com o professor. O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para, com o apoio do professor, pesquisar, seleccionar e tratar informação de acordo com objectivos concretos e com critérios de qualidade e pertinência. Meta Final Meta intermédia DOMÍNIO: INFORMAÇÃO

18 Equipa responsável Fernando Albuquerque Costaprofessor e investigador Elisabete Cruz investigadora Francisca Soaresprofessora e investigadora Margarida Belchior professora e investigadora Sandra Fradão professora e investigadora Vasco Trigo jornalista e professor

19 Referências Costa, Fernando (2010) Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias. in Fernando Costa et al (2010). I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC. Lisboa. Instituto de Educaçãoo da Universidade de Lisboa. ( ). (http://aprendercom.org/miragens/wp-content/uploads/2010/11/398.pdf) Costa, F. [Coord.] (2008). Competências TIC. Estudo de Implementação (Vol.I). Lisboa: GEPE/ME. (http://aprendercom.org/Arquivo/Competencias%20TIC_1.pdf)

20 Obrigado pela vossa atenção! aprendercom.org/miragens


Carregar ppt "Fernando Albuquerque Costa UNIVERSIDADE DE LISBOA I nstituto de Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google