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PublicouMartín Lobo Alterado mais de 10 anos atrás
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As Artes do Oficio I CS
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2. Recolha de informação e análise documental; 3. Início do trabalho de campo (observação e entrevistas exploratórias); 4. Trabalho de campo: realização de entrevistas semi-estruturadas; 6. Síntese dos resultados obtidos; A praia é um bem público ? 1.Definição da questão de partida: A praia é um bem público ? 5. Análise das entrevistas; 7. Pistas para investigações futuras.
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Domínio Jurídico Domínio Económico Domínio Sociológico
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Um bem é público porque: - Assim está classificado na lei; - é portador de utilidade pública; - faz parte do domínio público; - esta submetido à tutela de instituições publicas; - são variados os tipos de utilização das coisas públicas previstos na lei. Domínio Jurídico
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INAG INAG – Instituto Nacional da Água CCDR CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional ICN ICN – Instituto de Conservação da Natureza DRS DRS – Direcção Regional de Saúde Entidades Portuárias AMN AMN – Autoridade Marítima Nacional ISN ISN – Instituto de Socorros a Náufragos Polícia Marítima Câmara Municipal * * * * * * Capitania * * *
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- Sobreposição de competências - Indefinição de políticas - Desorganização e descoordenação das acções Criação de uma única instituição exclusivamente dedicada ao desenvolvimento e aplicação de uma política para a orla costeira. - Dispersão da Lei
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Domínio Económico - Princípio do consumo rival - Princípio da exclusão
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Domínio Sociológico - Aspectos mais valorizados na praia; - Problemas identificados; - Que mudanças propõe; - Tipo de utilizador, tipo de utilização; - Conhecimento das normas e das instituições; - Acesso à informação; - A praia é um bem público ? - O que representa a praia;
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Dimensão Institucional / NormativaDimensão Social ESTADO Leis Instituições Públicas INAG ICN DRS ISN PRAIA -Pessoas e grupos diferenciadas do ponto de vista de: - parâmetros sociográficos (sexo, idade, etc.); -representações e valores; - Práticas. Vivências e Convivências
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Dimensão Institucional / Normativa - Segurança na água e na praia; Objectivos de políticaResultados observados - Equipamento insuficiente e falta de condições; - Controlo de qualidade / fiscalização; - Educação e informação / modificação de comportamentos -Coordenação de políticas. - Fraca articulação e coordenação - Campanhas de intervenção e iniciativas diversas, informação visível e adequada; - Há um controlo da qualidade da água e da areia;
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Dimensão Social Representações Práticas -Paz, tranquilidade, harmonia / espaço de divertimento; -Contradições nas práticas; - A praia é um bem público. - Falta de conhecimento das instituições; - Falta de informação; -Excesso de pessoas; - Dificuldades de relacionamento; - Areia suja e lixo; - É um bem público com limitações. - Fraca visibilidade institucional; - Pouca atenção à informação disponível. - Sazonal; - Não há comunicação; - Utilização insuficiente dos meios disponíveis;
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- Acções de educação junto da população; - Criação de espaços recreativos próprios; - Ateliers de trabalho na praia para crianças e famílias; - Consciencialização por parte dos jovens sobre a problemática da praia
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