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Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade.

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1 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade

2 1. Objetivos Gerais Realizar avaliação externa das equipes de atenção básica no âmbito do PMAQ-AB, de acordo com a Portaria 1654/2011. Realizar censo para avaliar a estrutura de todas as UBS em funcionamento nos municípios visitados para a avaliação externa do PMAQ.

3 Fases do PMAQ Fase1 Adesão e contratualização (CIB, CIT, MS) Fase 2 Auto-avaliação Monitoramento, apoio institucional e educação permanente Fase 3 Avaliação externa – Certificação Censo das UBS Fase 4 Acompanhamento e recontratualização

4 Professores Instituições Envolvidas Entrevistadores Facilitadores logísticos (um para cada conjunto de estados) Pessoal responsável pelo treinamento in loco Call center (um para cada facilitador logístico) Pessoal ligado à coordenação logística (transporte ; listagem ; controle de custos) Suporte logístico e treinamento Suporte técnico e treinamento Campo Base Central de coleta Comitê do projeto Gestão do projeto COMITÊ DE COORDENAÇÃO

5 Instrumento de Avaliação Externa 5 Dimensões: I – Gestão da Atenção Básica; II - Estrutura e Condições de Funcionamento; III - Valorização do Trabalhador; IV – Organização do Trabalho, Atenção à Saúde na Unidade Básica de Saúde e Redes de Atenção à Saúde. V – Participação, Controle Social, Satisfação dos Usuários, Acesso e Utilização dos Serviços;

6 Estrutura Modular do Instrumento de Avaliação Externa 6 1. Método de Coleta da Informação 2. Local de Coleta da Informação 3. Referência / Entrevistado Observação Análise Documental Entrevista 2.2- Unidade Básica de Saúde Domicílio Gestor Municipal Profissional da Equipe Usuário 2.1 – Secretaria Municipal de Saúde

7 Instrumento de Avaliação Externa - Módulo I 7 1. Método de Coleta da Informação 2. Local de Coleta da Informação 3. Referência / Entrevistado Observação 2.2- Unidade Básica de Saúde Profissional da Equipe

8 Instrumento de Avaliação Externa - Módulos II e III 8 1. Método de Coleta da Informação 2. Local de Coleta da Informação 3. Referência / Entrevistado Análise Documental Gestor Municipal 2.1 – Secretaria Municipal de Saúde 2.2- Unidade Básica de Saúde Profissional da Equipe

9 Instrumento de Avaliação Externa - Módulo IV, V e VI 9 1. Método de Coleta da Informação 2. Local de Coleta da Informação 3. Referência / Entrevistado Entrevista 2.2- Unidade Básica de Saúde Profissional da Equipe Usuário2.3 - Domicílio

10 Instrumento de Avaliação Externa 10 Quadro Síntese MóduloDescrição IObservação na Unidade Básica de Saúde IIAnálise documental na Secretaria Municipal de Saúde IIIAnálise documental na Unidade Básica de Saúde IVEntrevista na Unidade Básica de Saúde com um profissional da equipe VEntrevista na Unidade Básica de Saúde com usuários VIEntrevista no domicílio com usuários – Saúda da Mulher e da Criança VIIEntrevista no domicílio com usuários – Situações Crônicas

11 Censo – avaliação da estrutura O que é importante: reforma, ampliação – terreno e prédio próprio, terreno de tamanho sufciente para a ampliação, construção nova, … Equipamentos e instrumental Insumos Tecnologia da informação, Internet, capacitação para TI Avaliação externa – certificar o que? Acolhimento, classificação de risco, protocolo de atendimento programático, atenção domiciliar, organização de processo de trabalho, monitoramento e avaliação, atividades de intervenção coletiva no território (engajamento público, ações intersetoriais), qualificação clínica, espaços coletivos para projeto terapêutico singular, articular linhas de cuidado compartilhadas na rede de serviços…

12 Obrigado! (61)


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