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Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade.

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1 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade

2 1. Objetivos Gerais Realizar avaliação externa das equipes de atenção básica no âmbito do PMAQ-AB, de acordo com a Portaria 1654/2011. Realizar censo para avaliar a estrutura de todas as UBS em funcionamento nos municípios visitados para a avaliação externa do PMAQ.

3 Adesão e contratualização (CIB, CIT, MS) Auto-avaliação
Fases do PMAQ Fase1 Adesão e contratualização (CIB, CIT, MS) Fase 2 Auto-avaliação Monitoramento, apoio institucional e educação permanente Fase 3 Avaliação externa – Certificação Censo das UBS Fase 4 Acompanhamento e recontratualização

4 Suporte técnico e treinamento Suporte logístico e treinamento
COMITÊ DE COORDENAÇÃO Professores Instituições Envolvidas Entrevistadores Facilitadores logísticos (um para cada conjunto de estados) Campo Base Gestão do projeto Call center (um para cada facilitador logístico) Comitê do projeto Pessoal responsável pelo treinamento in loco Central de coleta Pessoal ligado à coordenação logística (transporte ; listagem ; controle de custos) Suporte técnico e treinamento Suporte logístico e treinamento

5 Instrumento de Avaliação Externa
Dimensões: I – Gestão da Atenção Básica; II - Estrutura e Condições de Funcionamento; III - Valorização do Trabalhador; IV – Organização do Trabalho, Atenção à Saúde na Unidade Básica de Saúde e Redes de Atenção à Saúde. V – Participação, Controle Social, Satisfação dos Usuários, Acesso e Utilização dos Serviços; 5

6 Estrutura Modular do Instrumento de Avaliação Externa
1. Método de Coleta da Informação 2. Local de Coleta da Informação 3. Referência / Entrevistado 1.1 - Observação 2.1 – Secretaria Municipal de Saúde 3.1 - Gestor Municipal 1.2 - Análise Documental 2.2- Unidade Básica de Saúde Profissional da Equipe 1.3 - Entrevista 2.3 - Domicílio 3.3 - Usuário 6

7 Instrumento de Avaliação Externa - Módulo I
1. Método de Coleta da Informação 2. Local de Coleta da Informação 3. Referência / Entrevistado 1.1 - Observação 2.2- Unidade Básica de Saúde Profissional da Equipe 7

8 Instrumento de Avaliação Externa - Módulos II e III
1. Método de Coleta da Informação 2. Local de Coleta da Informação 3. Referência / Entrevistado 2.1 – Secretaria Municipal de Saúde 3.1 - Gestor Municipal 1.2 - Análise Documental 2.2- Unidade Básica de Saúde Profissional da Equipe 8

9 Instrumento de Avaliação Externa - Módulo IV, V e VI
1. Método de Coleta da Informação 2. Local de Coleta da Informação 3. Referência / Entrevistado 2.2- Unidade Básica de Saúde Profissional da Equipe 1.3 - Entrevista 2.3 - Domicílio 3.3 - Usuário 9

10 Instrumento de Avaliação Externa
Quadro Síntese Módulo Descrição I Observação na Unidade Básica de Saúde II Análise documental na Secretaria Municipal de Saúde III Análise documental na Unidade Básica de Saúde IV Entrevista na Unidade Básica de Saúde com um profissional da equipe V Entrevista na Unidade Básica de Saúde com usuários VI Entrevista no domicílio com usuários – Saúda da Mulher e da Criança VII Entrevista no domicílio com usuários – Situações Crônicas 10

11 Censo – avaliação da estrutura
O que é importante: reforma, ampliação – terreno e prédio próprio, terreno de tamanho sufciente para a ampliação, construção nova, … Equipamentos e instrumental Insumos Tecnologia da informação, Internet, capacitação para TI Avaliação externa – certificar o que? Acolhimento, classificação de risco, protocolo de atendimento programático, atenção domiciliar, organização de processo de trabalho, monitoramento e avaliação, atividades de intervenção coletiva no território (engajamento público, ações intersetoriais), qualificação clínica, espaços coletivos para projeto terapêutico singular, articular linhas de cuidado compartilhadas na rede de serviços…

12 Obrigado! alexandre.ramos@saude.gov.br (61) 3306 8044


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