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Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior

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Apresentação em tema: "Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior
Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa 15 de Novembro de 2011 Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, UTL

2 Tópicos Ensino superior Finalidades e responsabilidade pública
Dados de evolução e situação Dois elementos de sustentabilidade a longo prazo: Sustentabilidade financeira Construção e manutenção da base de conhecimento Conclusão Pedro Lourtie

3 Finalidades do Ensino Superior
Recomendação do Comité de Ministros do Conselho da Europa: Preparação para um desenvolvimento sustentável Preparação para a vida como cidadãos activos numa sociedade democrática Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento e manutenção, através do ensino, aprendizagem e investigação, de uma base de conhecimento alargada e avançada Pedro Lourtie

4 Responsabilidade pública
Idem, Conselho da Europa: Responsabilidade exclusiva pelo quadro em que funcionam ensino superior e investigação Responsabilidade principal por: Igualdade de oportunidades para todos Manutenção da investigação de base como bem público Responsabilidade substancial por: Financiamento e oferta de ensino superior e investigação Estímulo e facilitação do financiamento e oferta por terceiros Pedro Lourtie

5 Contributos do ensino superior
Tertiary education for the knowledge society, OCDE, 2008: Formação de capital humano (ensino) Construção de bases de conhecimento (investigação e desenvolvimento) Disseminação e uso do conhecimento (interacção com utilizadores de conhecimento) Manutenção do conhecimento (acumulação e transmissão inter-geracional) Pedro Lourtie

6 Estudantes do ensino terciário (milhões)
Aumento da frequência Estudantes do ensino terciário (milhões) África Sub-Saariana Estados Árabes Sudoeste Asiático Ásia Oriental e Pacífico América Latina e Caraíbas Ásia Central Europa Central e Oriental América do Norte e Europa Ocidental Fonte: UNESCO, Global Education Digest 2009 Pedro Lourtie

7 Aumento da frequência Aumento da procura:
Perspectiva de melhores salários/rendimentos Vontade de ascensão social Acesso ao conhecimento Políticas públicas de promoção da procura: Efeito das qualificações na competitividade Exp. Europa 2020: 40% do grupo etário com diploma de ensino terciário Pedro Lourtie

8 Papel do conhecimento Reconhecimento geral do papel do conhecimento no desenvolvimento A produção e apropriação do conhecimento e a competitividade dos países A Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) e a qualidade da educação superior Necessidade de dispor de um corpo de docentes/investigadores qualificado Pedro Lourtie

9 Papel do conhecimento Pilares da competitividade (The Global Competitiveness Report , World Economic Forum): Requisitos básicos: Instituições, Infraestruturas, Ambiente Macroeconómico, Saúde e Ensino Básico Promotores de eficiência: Ensino Superior, Eficiência dos Mercados de Bens e de Trabalho, Mercado Financeiro, Disponibilidade Tecnológica, Dimensão do Mercado Factores de inovação e sofisticação: Sofisticação Empresarial, Inovação Pedro Lourtie

10 Exigências de Qualidade
Mobilidade acrescida a nível mundial: necessidade de reconhecimento nacional e internacional das qualificações Contributo dos diplomados para o desenvolvimento e competitividade depende da qualidade da formação Desenvolvimento dos sistemas de garantia da qualidade Pedro Lourtie

11 Globalização Liberdade do movimento de capitais
Facilidade do movimento de mercadorias Deslocalização das empresas para países com mão de obra mais barata e com nível de qualificações adequado Consequências: Redução do valor do trabalho Políticas nacionais para a competitividade Pedro Lourtie

12 Globalização Políticas para a competitividade:
“Menos Estado”, redução da carga fiscal sobre as empresas Limitação das prestações sociais Pedro Lourtie

13 Demografia Evolução demográfica diversificada:
Envelhecimento (Portugal) Forte crescimento (Timor-Leste) Fonte: UN Statistics Division, consultada em Novembro 2011 Pedro Lourtie

14 Demografia Rácio: Menores de 15 anos/100 entre 15-64
Fonte: UN Statistics Division, consultada em Novembro 2011 Pedro Lourtie

15 Demografia Rácio: Maiores de 65 anos/100 entre 15-64
Fonte: UN Statistics Division, consultada em Novembro 2011 Pedro Lourtie

16 Sustentabilidade financeira
Crescimento do número de alunos e exigências de qualidade: aumento dos custos Tendência para transferência de custos para os próprios (alunos ou famílias) Injustiça inter-geracional? Que orçamento disponível a prazo? Que partilha de custos Estado/próprios? Público e privado Propinas, bolsas e empréstimos Pedro Lourtie

17 Benefícios do Ensino Superior
Benefício privado da posse de ensino terciário relativamente a ensino secundário (USD ppc) OCDE, Education at a Glance 2011 (dados de 2005, 2006, 2007) Pedro Lourtie

18 Benefícios do Ensino Superior
Benefício público da posse de ensino terciário relativamente a ensino secundário (USD ppc) OCDE, Education at a Glance 2011 (dados de 2005, 2006, 2007) Pedro Lourtie

19 Base de conhecimento Estruturas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) Formação avançada para qualificação dos recursos humanos de docência e IDI Capacidade de atracção e fixação de docentes e investigadores Renovação de gerações de docentes e investigadores Um indicador da capacidade de produzir conhecimento: número de doutoramentos anuais Pedro Lourtie

20 Doutoramentos em Portugal
Pedro Lourtie

21 Doutoramentos em Portugal
Pedro Lourtie

22 Conclusão Sustentabilidade financeira:
Definição do nível de financiamento público previsivelmente disponível a prazo Opções de política de financiamento (a prazo): Objecto e proporções de financiamento: Instituições públicas (e privadas?) Estudantes (bolsas, empréstimos, acção social directa) Dimensão do sistema público Pedro Lourtie

23 Conclusão Sustentabilidade das bases de conhecimento
Qualificação do corpo de docentes e investigadores a nível avançado Condições de atracção e fixação de docentes e investigadores: Condições de carreira (salário, progressão) Condições de trabalho e exigências de desempenho Ou condições de renovação de gerações Estas são desafios actuais do ensino superior Pedro Lourtie

24 Obrigado pela atenção! Pedro Lourtie


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