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PublicouThomas Barbosa Alterado mais de 10 anos atrás
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Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Aveiro
Energia e Ambiente - Fatores de Competitividade Empresarial 26 janeiro 2012 Sustentabilidade Empresarial: desafio e instrumentos para as PME em Portugal Carlos Borrego Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Aveiro
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Sustentabilidade ?
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progresso
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A Grande Aceleração
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! População mundial (milhões)
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! Energia Economia Demografia Ambiente Clima
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petróleo
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Business as usual is not an option!
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Business as usual is not an option! assim, não dá!
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Business unusual
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Empreendedorismo é a perseguição de uma oportunidade sem olhar para os recursos actualmente controlados Howard Stevenson, Harvard Business Review, 1983 Empre SÁRIO ENDER
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Business unusual Empre ENDER
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Abrir novos horizontes
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Taxa de crescimento aparece em 1957 (num relatório da OCDE)
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Taxa de crescimento: a variável de gestão
+ %/ano Será uma boa variável?
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Índice de “felicidade” PIB per capita (USD/ano)
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Índice de “felicidade” PIB per capita (USD/ano)
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Felicidade Interna Bruta - FIB
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2008 Peter Victor Gerir para não crescer Managing without growth. Slower by Design, not Disaster , Edward Elgar Publishing Ltd.
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Desafio de gerir sem crescimento
Razoável Difícil Muito difícil Controlar aumento populacional Quotas de uso de recursos naturais Aposta em recursos renováveis Reduzir pobreza e exclusão social Reduzir horários de trabalho Consumo Regras do comércio internacional Num único país? Gestão política Investimentos Produtividade Tecnologia
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Não Crescer Não é Estagnar
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Mas Não Crescer é COmplexo
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O grande desafio é massificar a Sustentabilidade
Andreas Gursky, 99 Cent, 1999
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Sustentabilidade Eco-eficiência Saúde social Pertença
Prosperidade económica Protecção ambiental Desenvolvimento social Eco-eficiência Saúde social Pertença
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Sustentabilidade nas pme
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Criação de Valor Partilhado
Políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade de uma empresa ao mesmo tempo que melhoram as condições socioeconómicas nas comunidades em que a empresa actua.
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Fim da divisão entre os mundos com e sem fins lucrativos
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Criação de Valor Partilhado
Reconceber produtos e mercados Exercício: O nosso produto é bom para os nossos clientes? Identificar todas as necessidades, benefícios e problemas sociais que podem estar associados aos meus produtos
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Criação de Valor Partilhado
Redefinir o conceito de produtividade Uso de energia e logística Uso de recursos Compras Distribuição Produtividade do trabalhador Localização
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Criação de Valor Partilhado
Promover o desenvolvimento de clusters Nenhuma empresa é auto suficiente Clusters concentração geográfica de empresas, negócios, fornecedores, prestadores de serviços, infraestruturas… …também são instituições académicas, associações empresariais, organizações… …incluem bens públicos água limpa, ar de qualidade, justa competição, transparência…
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2011 Michael Porter Michael Porter e Mark Kramer:
The big idea – creating shared value 2011, Harvard Business Review, Jan. Feb. .
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Responsabilidade Social Empresarial Criação de Valor Partilhado
Valor: fazer o bem om oim im oim oim oim oim oim oim Cidadania, filantropia, sustentabilidade Separada da maximização do lucro Impacto limitado à verba de RSE Valor: benefícios económicos e sociais em relação a custos Geração conjunta de valor para a empresa e para a comunidade Integrada na maximização do lucro Realinha todo o orçamento da empresa
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O que é bom para o negócio é bom para a sociedade
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Monitorar o contexto Desenhar uma estratégia Mudar a atitude
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Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Aveiro
Tendência não é destino – está nas nossas mãos fazer melhor! A. Einstein Obrigado Sustentabilidade Empresarial: desafio e instrumentos para as PME em Portugal Carlos Borrego Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Aveiro
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