A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
Abdul Magid Osman

2 Recordar alguns princípios fundamentais na economia
Escassez de recursos (de todos os tipos) Custo-benefício Custo de Oportunidade Princípio de vantagem competitiva Princípio de custo de oportunidade crescente Princípio de equilíbrio Princípio de eficiência

3 Papel do Governo na economia
Cingindo à economia do mercado (ignorando portanto ao modelo socialista de economia planificada centralmente com a propriedade pública de meios de produção) a intervenção do Estado (Governo) faz-se tendo em conta dois objectos fundamentais: Estabilidade macro económica Crescimento sustentável e equitativo da economia e através de: - Políticas e os respectivos instrumentos - Regulação - Intervenção directa como produtores de bens e serviços

4 Estabilidade macro-economia
A estabilidade macro-económica é conseguida através das políticas fiscais e monetárias. Antes de referir a alguns instrumentos da política monetária e fiscais, vale a pena a referência a duas escolas principais sobre o papel do Governo na estabilidade macro-económica e em particular no que se refere à atenuação dos efeitos dos ciclos económicos: Escola Keynesiana, incluindo os neo-Keynesianos; E os monetaristas.

5 Estabilidade macro-economia
Durante muito tempo preponderou a ideia de que em momentos de quebra de actividade da economia era necessário “pôr” mais dinheiro no mercado e se mesmo assim não houvesse a retoma do crescimento então era necessário aumentar o deficit fiscal, aumentando as despesas públicas (Keynes). Os monetaristas rejeitam esta noção, afirmando que a intervenção do Banco Central e do Governo é nociva, devendo-se deixar ao mercado as condições necessárias.

6 Armadilha da Liquidez Em alguns países, como Japão, não obstante o facto de se insistir no déficit fiscal, não houve a retoma da economia durante vários anos (armadilha de liquidez). Esta questão embora não trate directamente da problemática do desenvolvimento é importante porque: tem implícito questões que são regularmente abordadas com o FMI (inflação versus emprego). além disso a estabilidade macro-económica é uma condição necessária para o desenvolvimento e daí que o uso de taxas de juros através de vários instrumentos ao dispor do Banco de Moçambique, bilhete de tesouro, de Fundo Permanente de Cedência e de Absorção, a Taxa de Reserva Obrigatória sejam extremamente importantes.

7 Desenvolvimento Económico
A estabilidade económica “per se” não garante um desenvolvimento económico e social sustentado pois são necessárias outras políticas e outros instrumentos, em particular nos países em desenvolvimento. Pois, a ausência de agentes económicos (por exemplo de um sector privado vasto, dinâmico e nacionalista), de infraestruturas e sobretudo de instituições limita o funcionamento do mercado. A experiência de muitos países asiáticos, revela que é necessário completar as acções do mercado embora sem pôr em causa o rigor e sobretudo a estabilidade macro-económica.

8 Produtividade como factor crucial para o crescimento económico
Factor crucial para o crescimento económico sustentado e consequente para a melhoria da vida da população e o aumento médio da produtividade por trabalhador. Nos países desenvolvidos o crescimento económico com o aumento de produtividade é uma consequência de melhor educação e de inovação tecnológica, sendo menor o impacto de outros factores.

9 Factores que contribuem para o aumento da produtividade
Capital humano (talento, educação, formação e competência). Capital físico Terra, energia e materias primas Tecnologia: (conhecimento cientifico por se não garantir o crescimento económico). Espírito empresarial e gestão Questões institucionais

10 Factores que contribuem para o aumento da produtividade
O Governo pode e deve intervir em cada um desses factores. Por exemplo, o aumento da produtividade média dos camponeses, exige a transferência de conhecimento e as técnicas, pois os camponeses deixados à sua sorte não serão capazes de sair da armadilha da pobreza. A intervenção do Governo, obviamente tem de ser feita de acordo com os princípios anunciados.

11 Conclusão A necessidade de transferir os conhecimentos e as técnicas aos camponeses, revela que, nos países desenvolvidos, é fácil identificar o que fazer, mas extremamente difícil implementar as acções. Nos países desenvolvidos é extremamente difícil decidir o que fazer pois as economias estão maduras, mas é mais fácil a implementação. Muito Obrigado.


Carregar ppt "LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google