A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO Abdul Magid Osman. 2 Recordar alguns princípios fundamentais na economia Escassez de recursos (de todos os tipos) Escassez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO Abdul Magid Osman. 2 Recordar alguns princípios fundamentais na economia Escassez de recursos (de todos os tipos) Escassez."— Transcrição da apresentação:

1 1 LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO Abdul Magid Osman

2 2 Recordar alguns princípios fundamentais na economia Escassez de recursos (de todos os tipos) Escassez de recursos (de todos os tipos) Custo-benefício Custo-benefício Custo de Oportunidade Custo de Oportunidade Princípio de vantagem competitiva Princípio de vantagem competitiva Princípio de custo de oportunidade Princípio de custo de oportunidade crescente crescente Princípio de equilíbrio Princípio de equilíbrio Princípio de eficiência Princípio de eficiência

3 3 Papel do Governo na economia Cingindo à economia do mercado (ignorando portanto ao modelo socialista de economia planificada centralmente com a propriedade pública de meios de produção) a intervenção do Estado (Governo) faz-se tendo em conta dois objectos fundamentais: Cingindo à economia do mercado (ignorando portanto ao modelo socialista de economia planificada centralmente com a propriedade pública de meios de produção) a intervenção do Estado (Governo) faz-se tendo em conta dois objectos fundamentais: (a)Estabilidade macro económica (b)Crescimento sustentável e equitativo da economia e através de: - Políticas e os respectivos instrumentos - Regulação - Intervenção directa como produtores de bens e serviços

4 4 Estabilidade macro-economia A estabilidade macro-económica é conseguida através das políticas fiscais e monetárias. A estabilidade macro-económica é conseguida através das políticas fiscais e monetárias. Antes de referir a alguns instrumentos da política monetária e fiscais, vale a pena a referência a duas escolas principais sobre o papel do Governo na estabilidade macro-económica e em particular no que se refere à atenuação dos efeitos dos ciclos económicos: Antes de referir a alguns instrumentos da política monetária e fiscais, vale a pena a referência a duas escolas principais sobre o papel do Governo na estabilidade macro-económica e em particular no que se refere à atenuação dos efeitos dos ciclos económicos: –Escola Keynesiana, incluindo os neo-Keynesianos; –E os monetaristas.

5 5 Estabilidade macro-economia Durante muito tempo preponderou a ideia de que em momentos de quebra de actividade da economia era necessário pôr mais dinheiro no mercado e se mesmo assim não houvesse a retoma do crescimento então era necessário aumentar o deficit fiscal, aumentando as despesas públicas (Keynes). Durante muito tempo preponderou a ideia de que em momentos de quebra de actividade da economia era necessário pôr mais dinheiro no mercado e se mesmo assim não houvesse a retoma do crescimento então era necessário aumentar o deficit fiscal, aumentando as despesas públicas (Keynes). Os monetaristas rejeitam esta noção, afirmando que a intervenção do Banco Central e do Governo é nociva, devendo-se deixar ao mercado as condições necessárias. Os monetaristas rejeitam esta noção, afirmando que a intervenção do Banco Central e do Governo é nociva, devendo-se deixar ao mercado as condições necessárias.

6 6 Armadilha da Liquidez Em alguns países, como Japão, não obstante o facto de se insistir no déficit fiscal, não houve a retoma da economia durante vários anos (armadilha de liquidez). Em alguns países, como Japão, não obstante o facto de se insistir no déficit fiscal, não houve a retoma da economia durante vários anos (armadilha de liquidez). Esta questão embora não trate directamente da problemática do desenvolvimento é importante porque: Esta questão embora não trate directamente da problemática do desenvolvimento é importante porque: –tem implícito questões que são regularmente abordadas com o FMI (inflação versus emprego). –além disso a estabilidade macro-económica é uma condição necessária para o desenvolvimento e daí que o uso de taxas de juros através de vários instrumentos ao dispor do Banco de Moçambique, bilhete de tesouro, de Fundo Permanente de Cedência e de Absorção, a Taxa de Reserva Obrigatória sejam extremamente importantes.

7 7 Desenvolvimento Económico A estabilidade económica per se não garante um desenvolvimento económico e social sustentado pois são necessárias outras políticas e outros instrumentos, em particular nos países em desenvolvimento. A estabilidade económica per se não garante um desenvolvimento económico e social sustentado pois são necessárias outras políticas e outros instrumentos, em particular nos países em desenvolvimento. Pois, a ausência de agentes económicos (por exemplo de um sector privado vasto, dinâmico e nacionalista), de infraestruturas e sobretudo de instituições limita o funcionamento do mercado. Pois, a ausência de agentes económicos (por exemplo de um sector privado vasto, dinâmico e nacionalista), de infraestruturas e sobretudo de instituições limita o funcionamento do mercado. A experiência de muitos países asiáticos, revela que é necessário completar as acções do mercado embora sem pôr em causa o rigor e sobretudo a estabilidade macro- económica. A experiência de muitos países asiáticos, revela que é necessário completar as acções do mercado embora sem pôr em causa o rigor e sobretudo a estabilidade macro- económica.

8 8 Produtividade como factor crucial para o crescimento económico Factor crucial para o crescimento económico sustentado e consequente para a melhoria da vida da população e o aumento médio da produtividade por trabalhador. Factor crucial para o crescimento económico sustentado e consequente para a melhoria da vida da população e o aumento médio da produtividade por trabalhador. Nos países desenvolvidos o crescimento económico com o aumento de produtividade é uma consequência de melhor educação e de inovação tecnológica, sendo menor o impacto de outros factores. Nos países desenvolvidos o crescimento económico com o aumento de produtividade é uma consequência de melhor educação e de inovação tecnológica, sendo menor o impacto de outros factores.

9 9 Factores que contribuem para o aumento da produtividade Capital humano (talento, educação, formação e competência). Capital humano (talento, educação, formação e competência). Capital físico Capital físico Terra, energia e materias primas Terra, energia e materias primas Tecnologia: (conhecimento cientifico por se não garantir o crescimento económico). Tecnologia: (conhecimento cientifico por se não garantir o crescimento económico). Espírito empresarial e gestão Espírito empresarial e gestão Questões institucionais Questões institucionais

10 10 Factores que contribuem para o aumento da produtividade O Governo pode e deve intervir em cada um desses factores. O Governo pode e deve intervir em cada um desses factores. Por exemplo, o aumento da produtividade média dos camponeses, exige a transferência de conhecimento e as técnicas, pois os camponeses deixados à sua sorte não serão capazes de sair da armadilha da pobreza. Por exemplo, o aumento da produtividade média dos camponeses, exige a transferência de conhecimento e as técnicas, pois os camponeses deixados à sua sorte não serão capazes de sair da armadilha da pobreza. A intervenção do Governo, obviamente tem de ser feita de acordo com os princípios anunciados. A intervenção do Governo, obviamente tem de ser feita de acordo com os princípios anunciados.

11 11 Conclusão A necessidade de transferir os conhecimentos e as técnicas aos camponeses, revela que, nos países desenvolvidos, é fácil identificar o que fazer, mas extremamente difícil implementar as acções. Nos países desenvolvidos é extremamente difícil decidir o que fazer pois as economias estão maduras, mas é mais fácil a implementação. Muito Obrigado.


Carregar ppt "1 LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO Abdul Magid Osman. 2 Recordar alguns princípios fundamentais na economia Escassez de recursos (de todos os tipos) Escassez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google