A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sumário Introdução Cenário Atual Conceitos Fundamentais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sumário Introdução Cenário Atual Conceitos Fundamentais"— Transcrição da apresentação:

1 Sumário Introdução Cenário Atual Conceitos Fundamentais
Por que os Projetos Fracassam? Dicas para o Sucesso do Projeto Conclusão Referências Bibliográficas

2 Cenário Atual Globalização Novas tecnologias surgem a todo momento
Alta complexidade – escalabilidade, confiabilidade, arquiteturas heterogêneas, integração sistêmica, … Dependência cada vez maior da TI Mudanças freqüentes nos sistemas, para atender demandas de negócios Exigência de resposta rápida às mudanças Curto tempo de vida dos produtos Clientes mais exigentes

3 Mercado U$38 bilhões foram perdidos em projetos não entregues.
U$17 bilhões são custos acima do previsto nos projetos. 15% dos projetos terminam sem entregar resultados. 66% dos projetos foram considerados não atendendo às necessidades dos usuários: tempo, custo, funcionalidade Fonte: The Standish Group International - CHAOS Report 2003 18% dos projetos terminam sem entregar resultados. 53% dos projetos foram considerados não atendendo às necessidades dos usuários: tempo, custo, funcionalidade Fonte: The Standish Group International - CHAOS Report 2004

4 Conceitos Fundamentais
Projeto Stakeholders Gerenciamento de Projetos Por que Gerenciar Projetos? Sucesso em Gerenciamento de Projetos

5 Projeto Definição: Características: é um empreendimento temporário;
com início e fim definidos; que se destina a atingir um produto ou serviço único; Características: seqüência clara e lógica de eventos; elaboração progressiva; sendo conduzido por pessoas; dentro de parâmetros predefinidos de prazo, custo, recursos envolvidos e qualidade.

6 Stakeholders São indivíduos e organizações
diretamente envolvidos no projeto; aqueles cujos interesses podem ser afetados, de forma positiva ou negativa, com o projeto. Principais stakeholders: gerente do projeto; equipe do projeto; cliente; executor; fornecedores, ...

7 Gerenciamento de Projetos
Aplicação de conhecimentos, talentos, técnicas e ferramentas às atividades de um projeto. Visa satisfazer os desejos e expectativas dos stakeholders do projeto. Requisitos identificados (necessidades) vs os não identificados (expectativas). Escopo x Tempo x Custo x Qualidade.

8 Por que gerenciar Projetos?
Para evitar surpresas durante a execução dos trabalhos Para antecipar riscos e situações desfavoráveis que poderão ser encontradas Para facilitar e orientar as revisões do projeto Para otimizar a alocação de pessoas, equipamentos e materiais Para documentar e facilitar estimativas para futuros projetos Para aumentar o controle gerencial Para agilizar as tomadas de decisões

9 Sucesso em Gerenciamento de Projetos
O trabalho do projeto foi cumprido de acordo com o prazo e o orçamento planejados Os produtos do projeto foram entregues ao cliente com o nível de qualidade desejada Os resultados globais foram cumpridos Os stakeholders estão satisfeitos com o modo como o projeto foi administrado e com os resultados apresentados O projeto e o cliente podem ser utilizados como referência

10 Fatores que contribuem para o Sucesso
Acompanhamento adequado da alta administração Planejamento efetivo no início Autoridade e responsabilidades delegadas Sistema eficiente de monitoração, avaliação e controle Planejamento eficaz de contingências Participação intensa da equipe de projetos Objetivos realistas quanto ao custo e a programação Compromisso do cliente no projeto Compromisso do gerente de projetos Sistema adequado de informações gerenciais

11 Por que os projetos fracassam?
Metas e objetivos mal estabelecidos Muitas atividades e pouco tempo para realizá-las Informações insuficientes ou inadequadas Tempo insuficiente para planejamento Os produtos finais não estavam bem definidos Cronogramas não realistas Padrões de trabalho não foram estabelecidos Expectativas não alinhadas com a realidade Má relação com os stakeholders do projeto Planejamento insuficiente Falta de participação da equipe na tomada de decisões O projeto baseado no feeling dos envolvidos

12 Por que os projetos fracassam? (continuação)
Pouca compreensão da complexidade do projeto; As estimativas financeiras são pobres e incompletas; O sistema de controle é inadequado; O projeto não teve um gerente de projeto, ou teve vários; Treinamento e capacitação inadequados; Falta de alinhamento com os objetivos estratégicos da organização; Falta de liderança do gerente de projetos; Falta de gerenciamento das mudanças; Não gerenciamento das expectativas dos stakeholders;

13 Tripé Básico da Gestão Processos e Metodologias Pessoas Capacitadas
Ferramentas e Tecnologia

14 Planejamento Escopo Prazo Custo Riscos Planejamento do escopo
Definição do escopo e elaboração da WBS Prazo Elaboração do cronograma (definição de atividades, sequenciamento, duração, recursos e restrições) Custo Estimar custos e preparar orçamentos Riscos Plano de gerenciamento dos riscos Identificação, análise e plano de resposta aos riscos

15 Planejamento (continuação)
Qualidade Planejamento da qualidade Recursos Humanos Planejamento de recursos humanos Aquisições Planejar compras e aquisições Planejar contratações Comunicações Planejamento das comunicações Integração Plano de gerenciamento do projeto

16 Execução Integração Qualidade Recursos Humanos Aquisições Comunicações
Orientar e gerenciar a execução Qualidade Garantia da qualidade Recursos Humanos Contratar e mobilizar a equipe do projeto Desenvolver a equipe do projeto Aquisições Solicitar resposta de fornecedores Selecionar fornecedores Comunicações Distribuição das informações

17 Controle Integração Monitorar e controlar o trabalho
Controle integrado das mudanças Escopo Verificação do escopo Recursos Humanos Gerenciar a equipe do projeto Comunicações Relatório de desempenho Gerenciar as partes interessadas Aquisições Administração do contrato Controle escopo, cronograma, custos, qualidade e riscos

18 Encerramento Encerramento do contrato Encerramento do projeto
Lições Aprendidas Coleta Consolidação Disponibilização Divulgação Arquivamento da documentação Registros históricos Aprender com a própria experiência erros e acertos

19 Dicas para o sucesso do Projeto
Atente para: objetivos do projeto; relações com os clientes e objetivos da organização Faça um planejamento efetivo no início do projeto Desenvolva um senso de comprometimento em toda a equipe Desenvolva estimativas de custo, prazos e qualidades realistas Desenvolva alternativas em antecedência aos problemas Mantenha as modificações sob controle Adote processos e formulários padronizados A comunicação efetiva é essencial A equipe do projeto é fundamental Evite um número excessivo de relatórios e análises Realize um encerramento bem documentado e organizado

20 Conclusão Gerenciamento de projetos é uma abordagem de pensar e agir
Gerenciar todos os aspectos de um projeto garante maiores chances de sucesso do mesmo Bases de gerenciamento vão além do cronograma Os planos, os relatórios e as reuniões com a equipe não garantirão, sozinhos, o sucesso do projeto Gerenciamento de riscos, mudanças e comunicação é importantíssimo As pessoas, e não os números, são as que fazem o projeto “acontecer”

21 Referências Bibliográficas
Project Management Institute; Project Management Body of Knowledge Guide (PMBok Guide) – 3ª Edição. Newton Square: Project Management Institute, 2004. Kerzner, Harold; Gestão de Projetos: as melhores práticas – Porto Alegre: Bookman, 2002. Cleland, David; Ireland, Lewis; Gerência de Projetos – Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2002. Vargas, Ricardo Viana; Manual Prático do Plano do Projeto – Rio de Janeiro: Brasport, 2003. Dinsmore, P.C. & Cavaliere, Adriane; Como se tornar um profissional em Gerenciamento de Projetos. 1ª Edição. Rio de Janeiro: QualityMark, 2003. Projetos: Um Guia Simplificado – Rio de Janeiro: Project Management Institute – Rio de Janeiro, Brasil Chapter, 2005.


Carregar ppt "Sumário Introdução Cenário Atual Conceitos Fundamentais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google