A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Projetos Introdução Professora : Denise Neves 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos Introdução Professora : Denise Neves 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos Introdução Professora : Denise Neves 2011

2 EMENTA 1. Definição de gerenciamento de projetos 2. Ciclo de vida de um projeto 3. Iniciação do Projeto 4. Planejamento do Projeto 5. Métodos de Controle do Projeto 6. Execução do Projeto 7. Critérios de Avaliação de Projeto

3 Gerenciamento de Projetos Projeto : Trabalho que acontece somente uma vez e que tem começo e fim.(Verzuh,2000). Empreendimento temporário que tem começo e fim.(PMBOK)

4 Gerenciamento de Projetos A história do Gerenciamento de Projetos A Gerência de Projeto surgiu como uma disciplina nos Estados Unidos. Seu percussor foi Henry Gantt, especialista em técnicas de planejamento e controle, que utilizou o gráfico de barra como uma ferramenta de gerência do projeto, associado às teorias de Frederick Winslow Taylor da administração científica. Foi na década de 50 que teve início a era moderna da gerência de projeto. Em 1969, o Project Management Institute (PMI) iniciou o desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento para servir aos interesses das mais diversas empresas, da indústria de software à de construção. Em 1981, os diretores do PMI autorizaram o desenvolvimento de um guia de projetos, o Project Management Body of Knowledge, contendo os padrões e as linhas mestras das práticas que passaram a ser amplamente utilizadas. Atualmente, um dos pré-requisitos essenciais para qualquer profissional é saber GERENCIAR PROJETOS.

5 Gerenciamento de Projetos Se um de vós decidirdes construir uma torre, não irá primeiro se sentar e calcular as despesas para ver se tem dinheiro suficiente para completar o projeto? Ele irá fazer isso por medo de construir a fundação e depois não poder completar a obra. [Lucas 16:28-29]

6 Gerenciamento de Projetos Desde os primeiros tempos os seres humanos trabalhavam juntos para construir abrigos ou cultivar uma colheita; A partir da Segunda Guerra Mundial a disciplina formal de Gestão de Projetos emergiu (Projeto Manhattan).

7 Gerenciamento de Projetos Projetos : Muralha da China (Foi gasto algo em torno de 1500 anos) Projeto Manhattan (Foi gasto algo em torno de 20 bilhões de dólares).

8 Gerenciamento de Projetos O papel do Gerente de Projetos : Será que a orquestra pode tocar sem a presença de um maestro?

9 Gerenciamento de Projetos Ao gerente de projeto se atribui a missão de conduzir o projeto, de forma a desenvolver o produto ou serviço no prazo, com qualidade e dentro do orçamento.

10 Gerenciamento de Projetos Os gerentes de projetos precisam ter qualificação em três áreas : Gestão de Projetos Gestão de Negócios Técnica

11 Gerenciamento de Projetos O desafio de Gerenciar Projetos : Pessoal Estimativa Orçamento Autoridade Controles Comunicação

12 Gerenciamento de Projetos Pessoal : Cada projeto tem uma necessidade diferente de pessoal.Um dos maiores desafios : Uma nova equipe de projeto tem de ser montada no começo e dispensada no final. projetos são temporários!!!

13 Gerenciamento de Projetos Estimativa : As empresas precisam de estimativas precisas de custos e cronogramas.

14 Gerenciamento de Projetos Orçamento : Prever a disponibilidade orçamentária dos projetos.

15 Gerenciamento de Projetos Autoridade Os organogramas definem a autoridade dentro de uma empresa. Deve ser deixado claro a autoridade de quem tem que tomar decisões.

16 Gerenciamento de Projetos Controles As práticas normais da contabilidade fazem a correspondência dos orçamentos operacionais com os custos operacionais trimestralmente ou anualmente.

17 Gerenciamento de Projetos Comunicações As Crises nas comunicações são um do mais importantes fatores de falha de projetos.

18 Gerenciamento de Projetos A definição de sucesso : Dentro do Prazo : O produto é entregue de acordo com o cronograma. Dentro do Orçamento : O projeto cumpre a estimativa de custo projetada. Alta Qualidade : Segundo Philip Crosby : Qualidade é a conformidade com as exigências, em GP qualidade se refere ao resultado de um projeto, que tem dois componentes :Funcionalidade e Desempenho

19 Gerenciamento de Projetos Case Avião Concorde Custou 15 vezes mais do que o estimado Durou muito mais tempo do que o planejado Mais importante do que terminar no prazo e no custo, o projeto visava atender um objetivo político-estratégico.

20 Gerenciamento de Projetos Projetos de Sistemas Computacionais : Em média, projetos de software levam o dobro do tempo previsto no planejamento ; 75% dos sistemas computacionais de grande porte são considerados falhas operacionais 55% dos projetos custam mais do que o esperado e 88% sofrem correções substânciais. Cuidado com os números : Sacrificar a qualidade em função de custo e prazo pode ser prejudicial !!!

21 Gerenciamento de Projetos Reflexão : Quais projetos você participou em sua vida que não atenderam custo / prazo, mas que foram sucesso!!

22 Gerenciamento de Projetos O nascimento de um projeto O projeto é uma máquina de mudança. O desenvolvimento do projeto é um processo contínuo de consideração de alternativas. 1-O que exatamente deve ser alcançado. 2-Quais resultados são importantes(necessidades), quais são desejáveis, mas não tão importantes (desejos)? 3-O que não deve ser incluído (impedimentos)? 4-Como o objetivo do projeto poderia ser mais bem alcançado? 5-Quanto tempo levará para que se alcancem resultados e quando seria sensato começar? 6-Quanto custará e de onde virão os recursos? 7.Que oposição poderia ser encontrada, por que e por parte de quem?

23 Gerenciamento de Projetos Fim Bibliografia : Amaral e Sbragio.Modelos para Gestão de Projeto, Scor Editora. Verzuh, MBA Compacto-Gestão de Projetos, Editora Campus.


Carregar ppt "Gerenciamento de Projetos Introdução Professora : Denise Neves 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google