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Plano Nacional de Pós-Graduação PNPG 2011-2020 Belém, PA, 01 de dezembro de 2011 José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação

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Apresentação em tema: "Plano Nacional de Pós-Graduação PNPG 2011-2020 Belém, PA, 01 de dezembro de 2011 José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Nacional de Pós-Graduação PNPG Belém, PA, 01 de dezembro de 2011 José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação

2 Introdução O PNPG tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil. O PNPG dá continuidade aos cinco anteriores. Nele, o horizonte temporal é mais vasto do que no plano anterior ( ). O PNPG foi construído por uma comissão de especialistas que contou com o apoio administrativo da Capes e com a contribuição de várias entidades. Está organizado em dois volumes: Volume 1:O PNPG propriamente dito Volume 2: Documentos Setoriais As metas da PG serão contempladas no Plano Nacional de Educação.

3 Comissão Nacional do PNPG a)Francisco César de Sá Barreto (Presidente); b)Álvaro Toubes Prata-UFSC; c)Abilio Afonso Baeta Neves - UFRGS; d)Adalberto Luis Val - INPA; e)Adalberto Ramon Vieyra - UFRJ; f)Celso Pinto de Melo - UFPE; g)José Fernandes de Lima – Secretaria de Estado da Educação de Sergipe; h)Ricardo Gattass - UFRJ; i)Anísio Brasileiro de Freitas Dourado - FOPROP; j)Luis Alfredo Salomão - SAE/PR; k)Cel. Celso Bueno da Fonseca - Ministério da Defesa; l)Hugo Valadares Siqueira - ANPG; m) Ronaldo Mota - MCT; n) Carlos Alberto Aragão Carvalho Filho - CNPq/MCT; o) Marilza Vieira Cunha Rudge - UNESP; p) Vahan Agopyan - USP; q) Euclides de Mesquita Neto - UNICAMP.

4 Sumário do PNPG Introdução 2.Antecedentes: Os planos anteriores 3.Situação Atual da Pós Graduação 4.Perspectivas de Crescimento da Pós Graduação 5.Sistema de Avaliação da Pós Graduação Brasileira 6.A importância da Inter(Multi)disciplinaridade na PG 7.Assimetrias: Distribuição da PG no Território Nacional 8.Educação Básica: Um Novo Desafio para o SNPG 9.Recursos Humanos para Empresas 10.Recursos Humanos e Programas Nacionais 11.Internacionalização da PG e a Cooperação Internacional 12.Financiamento da Pós Graduação 13.Indução : Um Novo Papel para as Agencias 14.Diretrizes e Conclusões

5 Os Planos Anteriores PNPG 1 (1975 – 1979) – Capacitação dos docentes das universidades. PNPG 2 ( 1982 – 1985) – preocupação com o desempenho e a qualidade. PNPG 2 (1986 – 1989) – integração da pesquisa desenvolvida na universidade com o setor produtivo, visando o desenvolvimento nacional. PNPG 3 ( – ) – flexibilização do modelo de PG, aperfeiçoamento do sistema de avaliação e ênfase na internacionalização. PNPG 5 – (2005 – 2010) – introdução do principio de indução estratégica, combate às assimetrias e impacto no setor produtivo.

6 O PNPG 2011 – 2020 Considera as conquistas anteriores e abre novas rotas para o SNPG. Considera o contexto Brasil – seu imenso potencial, os desafios da atualidade, a situação da graduação e os gargalos do sistema. Que o país entrou no século XXI como uma potência emergente, com perspectiva de tonar-se a quinta economia do planeta. As mudanças profundas em segmentos importantes da economia. A mudança da curva demográfica: a queda da natalidade que era de 6,2% em 1960 e passa a ser de cerca de 2% em Que do ponto de vista da base científica e tecnológica, o país já detém uma massa crítica capaz de dar conta do desafio. A necessidade de favorecer a integração do ensino de pós-graduação com o setor empresarial e a sociedade. O protagonismo internacional

7 Situação atual da PG Dados de 2009: programas de PG cursos, sendo de mestrado, 1422 de doutorado e 243 de mestrado profissional docentes estudantes, sendo de mestrado e mestrado profissional e de doutorado. A idade média dos doutores do sexo masculino é de 46 anos e do sexo feminino 43 anos. A formação pós-graduada é longa e tardia.

8 Evolução do número de cursos

9 Nível / /2004 Mestrado ,3%35,9% Mestrado Profissional ,2% Doutorado ,6%34,4% Total ,7%38,1%

10 Cursos de mestrado segundo a dependência administrativa Dependên cia administr ativa Crescimen to (%) Estadual ,2127,725,7 Federal ,5555,555,8 Municipal91566,670,50,6 Particular ,317,9 Total ,86100

11 Cursos de doutorado segundo a dependência administrativa Dependên cia Administr ativa Crescimen to (%) Estadual ,934,830,5 Federal ,055,857,2 Municipal-2-0,0 Particular ,09,512,1 Total ,4100,0

12 Distribuição total dos cursos por grande área em

13 Distribuição total dos cursos por grande área em

14 Variação do número total de cursos segundo a grande área a 2009 Grande área Crescimento (%) (%) 2004(%) 2009 Ciências Agrárias ,611,411,7 Ciências Biológicas ,811,29,2 Ciências da Saúde ,419,617,7 Ciências Exatas e da Terra , ,2 Ciências Humanas ,714,214,3 Ciências Sociais Aplicadas ,910,511,3 Engenharias ,711,510,9 Linguística, Letras e Artes ,95,75,5 Multidisciplinar ,35,19,3 Total ,1100,0

15 Distribuição do número de programas de PG por região geográfica, em 2009

16 Distribuição de programas de PG por 100 mil habitantes 1

17 Distribuição dos programas por nota da avaliação 2010

18 Distribuição de discentes de PG 1

19 Número de alunos de doutorado matriculados, novos e titulados (1987 – 2009) (11.398; 5,94/100mil) 1

20 Comparação do número de doutores por mil habitantes na faixa etária de 25 a 64 anos. 1

21 Docentes doutores por grande área

22 Diretrizes do PNPG 1. Expansão do SNPG e cuidado com as assimetrias; 2. Inter(multi)disciplinaridade e criação da agenda nacional de pesquisa; 3. Flexibilização da avaliação; 4. Internacionalização da PG 5. Financiamento; 6. Apoio a outros níveis de ensino.

23 Expansão Titulação de doutores, mestres e mestres profissionais, em Aumento do número de doutores por mil habitantes (faixa de anos), dos atuais 1,4 para 2,5 em No período ter titulado 150 mil doutores e 450 mil mestres. Metas do PNE Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores. Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós- graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.

24 Assimetrias Indução de programas de pós-graduação em áreas de interesse nacional e regional, em especial a Amazônia e Amazônia Azul As unidades da federação possuem mesorregiões com significativas assimetrias nos mesmos indicadores, sugerindo que as políticas de indução à redução dessas assimetrias devem contemplar a análise dos indicadores nacionais por mesorregiões brasileiras.

25 Distribuição dos programas de pós-graduação pelas Unidades da Federação do Brasil no ano de 2009.

26 Distribuição dos programas de pós-graduação pelas Mesorregiões Geográficas do Brasil no ano de 2009

27 Inter (Multi)disciplinaridade Estímulo às experiências Interdisciplinares, para as quais devem prevalecer alguns parâmetros ou padrões: (a) a instauração de programas, áreas de concentração e linhas de pesquisa que promovam a convergência de temas e o compartilhamento de problemas; (b) a existência de pesquisadores com boa ancoragem disciplinar e formação diversificada; (c) a instituição da dupla ou até mesmo tripla orientação, conforme os casos; (d) a flexibilização curricular, em moldes supra-departamental. Englobando órgãos afins e ministérios, deverá ser pactuada uma Agenda Brasileira de Pesquisas, definindo prioridades e problemas estratégicos.

28 Recursos Humanos para Empresas Integração da política de C,T&I à política industrial para que as empresas sejam estimuladas a incorporar a inovação em seu processo produtivo. Estimulo à atividade de pesquisa nas empresas criando cursos de PG e maior absorção de mestres e doutores por empresas. Ampliação substancial da pós-graduação brasileira com ênfase nas áreas tecnológicas e engenharias Apoio às iniciativas dos programas de pós-graduação que contemplem uma melhor integração entre universidades, governo e empresas, por meio da construção de redes de produção de conhecimento.

29 Recursos Humanos e Programas Nacionais Estímulo ao estudo interdisciplinar do Planejamento Energético. Priorização da área multidisciplinar de Oceanografia. Áreas de estudos de interesse da Defesa Nacional. Formação em pós graduação dos quadros de pessoal dos governos. Sistema Único de Saúde; Procedimentos e Tecnologias para o Desenvolvimento Social, Formação de pessoal especializado, em nível de pós graduação, em segurança pública Ampliação do foco da educação tecnológica e formação profissional.

30 Flexibilização da Avaliação A avaliação dos cursos 6 e 7 deveria ser realizada em intervalo maior de tempo, ficando os demais submetidos à periodicidade trienal, com monitoramento mais freqüente. Incorporação, no processo de avaliação, de parâmetros que não sejam exclusivamente os das áreas básicas e acadêmicas. Usar critérios que contemplem assimetrias, especialmente no caso de mestrados localizados em regiões em estado de desenvolvimento ainda incipiente. A avaliação dos programas de natureza aplicada deverá incorporar parâmetros (além de artigos e livros) que incentivem a formação de parcerias com o setor extra-acadêmico.

31 Internacionalização e Cooperação Internacional Envio de mais estudantes ao estrangeiro para fazer PhD, em vista da dinamização do sistema e da captação do conhecimento novo. Estimulo à atração de mais alunos e pesquisadores visitantes do estrangeiro. Aumento do número de publicações com instituições estrangeiras.

32 Financiamento da Pós Graduação Eliminação dos entraves burocráticos que impedem as atividades de consultoria e assessoria de pesquisadores do Regime Jurídico Único a empresas públicas e privadas. Redução do trabalho burocrático exigido dos pesquisadores na gestão dos recursos cedidos pelas agências. Ampliação dos investimentos em CT&I para que, paralelamente à garantia de manutenção e ampliação dos grupos de excelência, sejam apoiados os grupos emergentes de reconhecido mérito acadêmico.

33 Financiamento da Pós Graduação Aumento do percentual do PIB investido pelo governo em C,T&I e aumento do investimento privado em C,T&I. Integração entre órgãos de Governo para que componham uma agenda estratégica nacional; Reforma do arcabouço legal pátrio, para que as agencias de fomento federais e estaduais tenham maior flexibilidade no uso dos recursos destinados a C,T&I em concordância com os mecanismos adotados pelos órgãos de controle externo (TCU, CGU, AGU e MPU e correspondentes órgãos na esfera estadual).

34 Relacionamento com outros níveis de ensino A educação básica tinha estudantes, sendo 8,3 milhões matriculados no ensino médio As instituições de ensino superior ofereceram vagas. Inscreveram-se candidatos e somente foram aprovados. Isso significa que ficaram vagas ociosas. A graduação tinha alunos distribuídos em cursos. Concluíram a graduação 800 mil alunos. Os cursos de mestrado receberam 46 mil alunos A PG trabalhou com um total de 161 mil alunos

35

36 Educação Básica Promoção do alinhamento da Pós Graduação à melhoria da qualidade da Educação Básica. Ampliar os investimentos em pesquisa em Educação Básica. Promoção de uma maior interação entre o CTC da Capes da Educação Básica e o CTC da Pós Graduação. Ampliação do número de editais destinados a realização de estudos para melhoria do desempenho dos alunos nas escolas. Divulgação das pesquisas realizadas pelos cursos de Pós Graduação sobre a Educação Básica junto às escolas.

37 Outras diretrizes Ampliação dos bancos de dados para permitir o desenvolvimento de cenários e aumentar a capacidade preditiva do SNPG. Criação de um comitê assessor permanente e independente para acompanhar e monitorar a implantação do PNPG e avaliar os programas induzidos pelas agências. Apoio e valorização das publicações nos principais periódicos nacionais de qualidade. Garantia da continuidade do Portal de Periódicos e aumento do acesso para novas instituições públicas e privadas, que desenvolvam pesquisa ou pós graduação.

38 OBRIGADO!

39 Concluintes de Graduação 2008 por grandes áreas da graduação Grandes ÁreasConcluintes Educação Humanidades e Artes Ciências Sociais, Negócios e Direito Ciências, Matemática e Computação Engenharia, Produção e Construção Agricultura e Veterinária Saúde e Bem Estar Social Serviços Total


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