A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iluminismo O século das Luzes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iluminismo O século das Luzes."— Transcrição da apresentação:

1 Iluminismo O século das Luzes

2 Conceito O Iluminismo foi um movimento filosófico do séculos XVIII que criticava o Antigo Regime pregando a supremacia da razão. O antigo Regime era visto como arcaico, ultrapassado e envolto em trevas por causa do fanatismo religioso. A Razão prevalecia sobre a fé.

3 Revolução Cientifica no séc. XVII
Objetivo: O ser humano poderia conhecer e controlar tudo o que existisse no mundo natural. Galileu, Newton e Descartes inovaram o conhecimento cientifico sobre a premissa que a razão poderia explicar a sociedade, a política e os fenômenos naturais

4 Premissas do Iluminismo
Criticavam a religião, o poder divino dos reis, os privilégios da nobreza e do clero e o misticismo. O Iluminismo caiu como uma luva para os interesses da burguesia. A Burguesia queria uma ordem econômica, política e social em que tivesse participação no poder e pudesse realizar seus negócios sem entraves. Os iluministas propunham um governo constitucional.

5 Filósofos John Locke (1632-1704) Defensor do liberalismo político.
O homem tem direito a vida, a liberdade e a propriedade. O Estado foi criado a partir de um pacto social entre os governados e o governo. Os Homens nascem como uma Tábula rasa, uma folha em branco preenchida pelo meio que o cerca.

6 Filósofos Voltaire (1694-1778)
Pregava a liberdade religiosa e a liberdade de imprensa. Duro critico dos privilégios do clero e da nobreza. Criticava o fundamentalismo e o fanatismo religioso.

7 Filósofos Montesquieu (1689-1755)
Divisão dos três poderes: Executivo, legislativo e judiciários. Os três poderes serviriam como um golpe ao autoritarismo pois os poderes se equilibrariam.

8 Filósofos Rousseau (1712-1778)
Teoria do Bom selvagem: o homem nasce bom, a sociedade o corrompe. A Propriedade é a origem do mal, da dominação e da desigualdade. A favor da democracia e da soberania popular. O Estado deveria ser a vontade do povo.

9 Filósofos Diderot e D’alembert criaram a Enciclopédia: conjunto do saber humano em todos os domínios. A Enciclopédia defendia o racionalismo, o deísmo, o progresso e a luta contra o Antigo Regime.

10 Fisiocratas Liberdade Econômica
Laissez faire, laissez passer (A economia tem que andar por si só, sem monopólios ou entraves) Critica contra o Mercantilismo Adam Smith ( ) Pai do liberalismo econômico. Uma mão invisível conduz a economia. O interesse individual é o motor das ações humanas.

11 Despotismo Esclarecido
Monarquias que adotaram a filosofia iluminista sem perder a concentração de poder em seus reis. Lutavam contra privilégios de nobres e clérigos e subordinaram a Igreja ao Estado Deram ênfase nos serviços públicos como educação. Promoveram o crescimento cientifico e econômico. Reis como Frederico da Prússia, José II da Áustria, Catarina II da Rússia e José I, na pessoa do Marques de Pombal em Portugal.


Carregar ppt "Iluminismo O século das Luzes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google