A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ClonesClones. Não é de hoje que a clonagem humana é tema de peças de ficção ou do noticiário científico. Quando o nascimento da ovelha Dolly foi anunciado,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ClonesClones. Não é de hoje que a clonagem humana é tema de peças de ficção ou do noticiário científico. Quando o nascimento da ovelha Dolly foi anunciado,"— Transcrição da apresentação:

1 ClonesClones

2 Não é de hoje que a clonagem humana é tema de peças de ficção ou do noticiário científico. Quando o nascimento da ovelha Dolly foi anunciado, em 1997, ficou mais forte a sensação de que era questão de tempo a produção em laboratório de pessoas geneticamente idênticas. Para a ciência, esse é sem dúvida um caminho sem volta. A técnica de clonagem utilizando células de um animal adulto foi desenvolvida pelo escocês Ian Wilmut e está descrita, à disposição de qualquer pesquisador.

3 A clonagem humana pode ter dois objetivos. O primeiro é o de reprodução e, é ainda condenado pela imensa maioria dos membros da comunidade científica e pela sociedade. O método daria filhos a casais inférteis ou com alto risco de transmitir aos descendentes doenças genéticas graves. Existe uma diferença com relação aos procedimentos que dão origem aos bebês de proveta. Estes são produzidos em laboratório com a união de um óvulo e um espermatozóide, como na natureza. Pela clonagem, o bebê tem origem de uma célula que não foi programada para gerar um ser humano.

4 permitir a produção de clones para servir de doadores de órgãos (é correto dar vida a alguém com o único objetivo de salvar a vida de outra pessoa?); clonar um ente querido falecido (a influência do meio ambiente e de experiências de vida singulares jamais permitiriam que uma pessoa clonada fosse igual à "matriz"); e produzir seres superiores, como pregava o nazismo (é tolerável pensar em pessoas como parte de rebanhos, que são aprimorados geneticamente?).

5 , a clonagem com fins terapêuticos, tem como meta a melhoria da qualidade de vida. Pesquisas vêm sendo realizadas com células-tronco embrionárias que têm a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de célula dando origem a diversos tecidos. No futuro esse procedimento possibilitará autotransplantes. Neurônios seriam implantados no cérebro de pacientes com o mal de Parkinson, células hepáticas regenerariam o fígado de portadores de hepatite ou cirrose, entre outras aplicações.

6 Os propósitos são nobres, mas não livres de entraves. O principal deles é a utilização de embriões humanos. Apesar de o processo todo se dar em laboratório e não ocorrer a implantação no útero, para muitos um embrião já é um ser humano. Aspectos éticos, aqui, se unem aos religiosos para os católicos, por exemplo, há vida desde o momento da fecundação. "Existe uma grande variedade de religiões com diferentes tradições e credos. Não há nenhuma visão religiosa uniforme sobre a clonagem", explica o professor Sérgio Pena, do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais. "Igreja e Estado são independentes", sustenta Volnei Garrafa. "Defendo que essa discussão seja trabalhada dentro de um viés laico. " No Brasil, a manipulação de células e a clonagem humana estão proibidas.

7 . "Para cada clone normal, muitos são gerados com aberrações. Não se pode oferecer hoje para o ser humano uma técnica desastrosa com animais", enfatiza Lygia da Veiga Pereira.

8 Tão novinha..... Dolly, a única ovelha aparentemente normal a nascer, tem artrite, doença comum em animais mais velhos

9 Parecidos, mas não iguais: apenas dois números no código de barras diferenciam o leite integral e o light de um mesmo fabricante

10 um clone tem o mesmo código da pessoa que foi clonada.

11 Por viverem experiências distintas, os dois nunca serão iguais.

12 Pense e responda: ao se considerar que na clonagem há o surgimento de seres vivos geneticamente idênticos, o nascimento de gêmeos univitelinos também poderia ser chamado de clonagem? Nesse caso, as crianças que pesquisadores anunciam ter nascido poderia ser considerada irmã gêmea do doador do material genético? Esse processo poderia ser descrito como uma reprodução assistida? Um embrião é uma pessoa ou apenas um minúsculo amontoado de células? Grande quantidade de abortos, fetos deformados ou natimortos compensam o nascimento de um clone? É aceitável criar um clone para ser doador de órgãos?

13


Carregar ppt "ClonesClones. Não é de hoje que a clonagem humana é tema de peças de ficção ou do noticiário científico. Quando o nascimento da ovelha Dolly foi anunciado,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google