A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PS.PATRICIA ROJAS FUENTES. O QUE É UM ENSAIO? ENSAIO O que é? Um tipo de gênero literário ou científico. Para que serve? Para formular um ponto de vista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PS.PATRICIA ROJAS FUENTES. O QUE É UM ENSAIO? ENSAIO O que é? Um tipo de gênero literário ou científico. Para que serve? Para formular um ponto de vista."— Transcrição da apresentação:

1 PS.PATRICIA ROJAS FUENTES

2 O QUE É UM ENSAIO? ENSAIO O que é? Um tipo de gênero literário ou científico. Para que serve? Para formular um ponto de vista pessoal sobre algum tema, de forma persuasiva.

3 COMO SE ELABORA UM ENSAIO ACADÊMICO? Realize uma dissertação escrita sobre um tema, usando uma argumentação, quer dizer, fazendo afirmações expressadas de forma lógica e devidamente fundamentadas, tentando comprovar a validade do afirmado. Faça uma redação em primeira pessoa. Mostre um pensamento e opinião crítica.

4 PASSOS PARA ELABORAR ENSAIO Gamboa (1997) 1° Faça uma lista das idéias que precisa desenvolver, depois estruture as idéias de forma lógica e finalmente organize as idéias em categorias que façam sentido. 2° Faça uma redação onde sejam apresentadas todas as idéias e os argumentos centrais. 3°Escreva um esboço e todos aqueles que forem precisos para aperfeiçoar seu texto escrito.

5 ESTRUTURA ENSAIO Breve, significa interpretar as implicações da pergunta ou tema. Indica a ordem que será seguida no ensaio. INTRODUÇÃO Desenvolver aspectos assinalados na introdução. Usar estratégias de argumentação CORPO É o último parágrafo, resgata idéias que foram apresentadas no corpo e introdução. CONCLUSÃO

6 INTRODUÇÃO Segundo Gamboa (1997), a introdução se escreve uma vez que a organização do ensaio estiver muito clara. O primeiro passo consiste em gerar idéias em relação a uma pergunta concreta. Deste modo, limita-se e foca-se o tema de interesse, organizando-o de acordo a uma perspectiva e através de várias perguntas que o escritor faz a si mesmo. Não deve ultrapassar os dois parágrafos.

7 CORPO 1)Desenvolver aspectos assinalados na introdução e escolher estratégias de argumentação. Estratégias de argumentação: A)Análise B)Comparação C)Definição D)Classificação E)Causa – Efeito 2)Escolha de lógica : indutiva ou dedutiva.

8 CONCLUSÃO É o último parágrafo do ensaio e deve resgatar as ideias que foram apresentadas no corpo e na introdução. Começa com um breve resumo do ensaio e termina com uma frase que deve refletir muito bem o enfoque do ensaio e assim situar a ideia central dentro de um contexto mais amplo (Gamboa 1997)

9 LEMBRE-SE SEMPRE… Privilegiar qualidade em vez de quantidade. Evitar o senso comum: sustente as suas idéias com argumentos. Assuma uma posição autêntica: mostre uma postura interessante e crítica. Evite generalizações: não faça comentários sem ter fundamentos (Gamboa 1997) Evite argumentos circulares : não explique o tema com as mesmas palavras da introdução. Evite pulos de lógica: não entregue informação desconexa, sem qualquer relação com as premissas propostas.

10 É PRECISO USAR CITAÇÕES EM UM ENSAIO ACADÊMICO? No contexto de um ensaio acadêmico é preciso fundamentar o trabalho com fontes bibliográficas. A lista de referências deve estar em ordem alfabética, conforme as normas APA.

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Gamboa, Y. (1997). El ensayo. Estrategias de comunicación y escritura. Sudáfrica. Unisa. Rodriguez, Y.(2007) El ensayo académico: algunos apuntes para su estudio.Scielo 8,


Carregar ppt "PS.PATRICIA ROJAS FUENTES. O QUE É UM ENSAIO? ENSAIO O que é? Um tipo de gênero literário ou científico. Para que serve? Para formular um ponto de vista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google