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Ariela Fernandes Sales (UFPB/IESP)

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1 AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM NA PUBLICIDADE INTERATIVA DAS MÍDIAS DIGITAIS slide share
Ariela Fernandes Sales (UFPB/IESP) Ana Flávia de Luna Camboim (UFPB/IESP)

2 Fatores de comunicação
Emissor Mensagem Referente Código Canal Receptor Adaptado de HOFF e GABRIELLI, Redação Publicitária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

3 Fatores de comunicação
Emissor: emite a mensagem (indivíduo ou grupo); Receptor: recebe a mensagem (indivíduo ou grupo); Mensagem: conteúdo da comunicação; Canal: via de circulação das mensagens; Código: conjunto de regras para combinação de signos. (codificação e decodificação); Referente: sobre o que se fala.

4 Funções da linguagem Jakobson (2000): “A linguagem deve ser entendida em toda a variedade de suas funções.” Dedica-se aos detalhes da função poética, sobre o que faz de uma mensagem verbal uma obra de arte; As mensagens não preenchem apenas uma função, mas há uma predominante.

5 Funções da linguagem (Publicidade)
Há uma predominância da função referencial e apelativa na linguagem publicitária; Outras funções também podem aparecer, por exemplo a emotiva.

6 Função Emotiva ou Expressiva
Quem fala; Exteriorização de emoção (alegria, dor, medo) Adjetivação, interjeição, pontuação (exclamação, reticência,interrogação, aspas). Presente em canções populares, nas novelas, a pintura expressionista, poesia lírica, etc.

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8 Função Referencial É o fundamento de toda comunicação;
Aquilo de que(m) se fala; Denota, referencia,informa; Verificabilidade; Evita ambiguidades e confusões entre a mensagem e a realidade; Adjetivação comedida, pontuação racional. Muito utilizada no gênero jornalístico.

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10 Função Conativa Para quem se fala;
Função por excelência das mensagens publicitárias; Obter do receptor alguma reação; Vocativo e Imperativo: “(...) as sentenças imperativas diferem fundamentalmente das sentenças declarativas, pois não podem ser submetidas à prova da verdade.” (JAKOBSON, 2000, p. 125).

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12 Função Fática É uma mensagem que serve para prolongar ou interromper a comunicação. Verificar se o canal funciona. Nas mensagens escritas: itálico, sublinhado, negrito,caracteres maiúsculos, aspas, etc.

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14 Função Metalinguística
Definir o sentido dos signos que dificultam a compreensão do receptor. Quer dizer..., isto é..., significa que...

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16 Função Poética Potencialidades estruturais da língua;
Sonoridade e visualização; Estranhamento; “Qualquer tentativa de reduzir a esfera da função poética à poesia ou de confinar a poesia à função poética seria uma simplificação excessiva e enganadora (...).” (JAKOBSON, 2000, p )

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18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Maria Margarida de e MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em Língua Portuguesa: para cursos de jornalismo, propaganda e letras. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publictário: a associação de palavras como elementos de sedução na publicidade. São Paulo: Editora Futura, 1999. CASTELO BRANCO, Renato; MARTESEN, Rodolfo Lima; REIS, Fernando (planejamento e coordenação). História da Propaganda no Brasil. São Paulo: T.A. Queiroz, – (Coleção coroa vermelha. Estudos brasileiros; v.21). DÍAZ BORDENAVE, Juan E. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, (Coleção Primeiros Passos). DUARTE, Eduardo. Por uma epistemologia da comunicação. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo (Org.). Epistemologia da comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2003. GRACIOSO, Francisco e PENTEADO, J. Roberto Whitaker. Cinquenta anos de vida e propaganda brasileiras. São Paulo:Mauro Ivan Marketing Editorial Ltda, 2001. GUEDES, Marymarcia & BERLINCK, Rosane de Andrade (Orgs). E os preços eram commodos...: anúncios de jornais brasileiros do século XIX. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000 (Série Diachronica). HOFF e GABRIELLI, Redação Publicitária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 2000. RAMOS, Ricardo. Um estilo brasileiro de propaganda in Revista da ESPM, edição especial de aniversário. SANTAELA, Lúcia. Comunicação & Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001. VANOYE, Francis. Uso da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


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