A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamento de Águas de Abastecimento Prof a Ana Cláudia Mendes de Seixas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamento de Águas de Abastecimento Prof a Ana Cláudia Mendes de Seixas."— Transcrição da apresentação:

1 Tratamento de Águas de Abastecimento Prof a Ana Cláudia Mendes de Seixas

2 Plano de Ensino EMENTA: Qualidade das águas naturais. Padrões de potabilidade. Processos gerais de tratamento. Tratamento convencional (coagulação química e mistura rápida, floculação, sedimentação, filtração e desinfecção). Controle de corrosão, odores e sabores. Fluoretação. Operação de E.T.A.

3 Objetivos Específicos D iscutir e avaliar criticamente as tecnologias existentes para o tratamento de águas de abastecimento que possam complementar àquelas tradicionalmente empregadas no tratamento convencional (coagulação, floculação, sedimentação, filtração e desinfecção). Pretende-se oferecer aos alunos, fundamentos que permitam aos mesmos conceber estações de tratamento de água que incorporem processos e operações unitárias que possibilitem o tratamento de águas provenientes de mananciais ambientalmente afetados pelas fontes de poluição

4 Conteúdo Programático Características das águas de abastecimento: físicas e organolépticas, químicas, bacteriológicas e radiológicas; Padrões de potabilidade; Tratamento de águas de caldeiras Aeração e arejamento Processos de tratamento: tratamento por filtração em múltiplas etapas (conceituação, aplicabilidade, critérios de projeto e dimensionamento); Tratamento convencional (conceituação, fase de coagulação, floculação, sedimentação, filtração e desinfecção); Controle de odores e sabores; Controle de corrosão; Operação e manutenção de E.T.A.; Noções gerais de tratamento e disposição final de lodos de E.T.A.

5 Estratégias (Metodologia, Procedimentos) O curso de Tratamento Água de Abastecimento será ministrado em Power Point e/ou em transparências onde será abordado o conteúdo programático e o programa da disciplina proposta pela Faculdade de Engenharia Ambiental do CEATEC/PUC-Campinas. Além da abordagem das definições, conceitos, origem, classificação, composição, produção e geração nos diversos segmentos da sociedade, as aulas serão ministradas com exemplos práticos de estudos, relatórios, planos e estudos de casos de empreendimentos na questão. A legislação ambiental e normatização (Normas da ABNT) específicas serão também contempladas tendo como base a legislação federal e estadual de meio ambiente. Deverá ser planejado visitas técnicas para conhecimento operacional de um Sistema de Tratamento Águas de Abastecimento.

6 Avaliação do Processo de Aprendizagem AF = (A1 x 0,20 + A2 x 0,30 + A3 x 0,30 + P x 0,20) onde: AF = Avaliação final A1 = Avaliação em Classe A2 = Avaliação em Classe A3 = Trabalho – Análise de Projetos de ETA P = Participação na aula, Resolução de Exercícios A exigência mínima para aprovação será de acordo com as normas da PUC-Campinas, 75% de freqüência e 50% de aproveitamento Recuperação: O aluno que possuir nota menor que 5,0 entre as avaliações (A1 ou A2), poderá fazer outra avaliação para Substituição da nota.

7 Bibliografia Básica Di BERNARDO, L. Métodos e Técnicas de Tratamento de Água, ABES-RJ, Brasil, RICHTER, C.A. & AZEVEDO NETTO, J.M. Tratamento de Água: Tecnologia Atualizada, SP, Edgard Blucher, LEME, F.P. Teoria e Técnicas de Tratamento de água, SP, CETESB, 1979, 424p. AZEVEDO, N.J.M. et al, Técnicas de Abastecimento e Tratamento de Água. Vol. 2, ed. 3, CETESB/SP, Brasil, 1987.


Carregar ppt "Tratamento de Águas de Abastecimento Prof a Ana Cláudia Mendes de Seixas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google