A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos de tratamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos de tratamento"— Transcrição da apresentação:

1 Processos de tratamento
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Processos de tratamento Objetivos do Tratamento de Água. Identificação de riscos. Processos gerais de tratamento. Tecnologias de Tratamento.

2 Objetivos do Tratamento de Água para Consumo Humano
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Processos de tratamento Objetivos do Tratamento de Água para Consumo Humano Deve ser segura do ponto de vista de saúde do consumidor (potável – Portaria Ms n. 518/2004); Livre de organismos patogênicos e outras formas biológicas prejudiciais à saúde humana; Não conter compostos químicos em concentrações que possam resultar em danos fisiológicos, agudos ou crônicos.

3 Objetivos do Tratamento de Água para Consumo Humano
Saneamento Básico I Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Processos de tratamento Objetivos do Tratamento de Água para Consumo Humano Sua aparência estética e organoléptica deve impedir a busca por fontes menos seguras: Sabor e odor não objetáveis; Ausência de cor e partículas em suspensão. Prevenir a cárie dentária;

4 Objetivos do Tratamento de Água para Consumo Humano
Saneamento Básico I Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Processos de tratamento Objetivos do Tratamento de Água para Consumo Humano O custo de produção deve possibilitar a distribuição da água à toda a população (função social); As características da água devem garantir a integridade das estruturas utilizadas para armazenagem, transporte e distribuição (corrosão e incrustação); Deve enquadrar-se dentro do conceito de múltiplas barreiras e boas práticas; Não oferecer risco a saúde.

5 CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERVIÇO DE ÁGUA:
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Processos de tratamento CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERVIÇO DE ÁGUA: Qualidade A água deve estar livre de microorganismos patogênicos que causam problemas à saúde. Deve atender às exigências das normas aprovadas pelas autoridades sanitárias de cada país. Quantidade O sistema de abastecimento deve ser capaz de distribuir volumes suficientes de água para satisfazer às demandas da população.

6 CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERVIÇO DE ÁGUA:
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Processos de tratamento CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERVIÇO DE ÁGUA: Cobertura A água deve estar disponível para a população já que é um elemento vital para a saúde Continuidade Deve existir um serviço contínuo, sem interrupções, que assegure água as 24 horas do dia durante todos os dias da semana.

7 CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERVIÇO DE ÁGUA:
Saneamento Básico I Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Processos de tratamento CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERVIÇO DE ÁGUA: Custo A água deve ter um custo razoável que permita à população ter este serviço e que este custo cubra os gastos operacionais e de manutenção. Controle operacional A operação e manutenção preventiva e corretiva do sistema de abastecimento deve ser controlada para assegurar seu bom funcionamento.

8 Estudos em laboratório
Água Bruta Físicas; Químicas; Bacteriológicas; Radiológicas. Água potável Portaria 518/2004 Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Instalação Piloto Estudos em laboratório Tecnologia Riscos Custos

9 Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público
Água potável -aquela que pode ser consumida sem risco à saúde e sem causar rejeição ao consumo. Água potável água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça risco à saúde (Portaria MS n. 518/2004)

10 Sistemas de Tratamento de Águas para Abastecimento
Na visão da OMS, o recurso e as ferramentas de avaliação e gerenciamento de riscos, aplicadas de forma abrangente e integradas, desde a captação até o consumo, constitui a forma mais efetiva de garantir a segurança da qualidade da água para consumo humano (WHO, 2004) ‘MÚLTIPLAS BARREIRAS’

11 padrão de turbidez para a água pós-filtração ou pré-desinfecção;
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público O padrão de potabilidade brasileiro é composto por: padrão microbiológico; padrão de turbidez para a água pós-filtração ou pré-desinfecção; padrão para substâncias químicas que representam risco à saúde (inorgânicas, orgânicas, agrotóxicos, desinfetantes e produtos secundários da desinfecção); padrão de radioatividade; padrão de aceitação para consumo humano.

12 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Considerações Gerais sobre Projetos de Tratamento de Água. Escolha do manancial; Análise da água e inspeção sanitária; Investigações de laboratório; Instalação piloto.

13 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Usualmente a elaboração de um projeto de engenharia de um sistema de abastecimento de água é feito nas seguintes fases: Estudo preliminar ou de concepção: no qual é feito a concepção do sistema; (pré-dimensionamento e definição de concepção do sistema) Projeto técnico: dimensionamento e detalhamento do sistema e elaboração dos desenhos básicos; Projetos executivo: projetos complementares como arquitetura, estrutura, eletricidade, etc.

14 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Alcance das Instalações e programação: Programação para execução por etapas, visando reduzir os investimentos iniciais; Possibilidade de executar ampliações ainda não programadas.

15 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Localização das Estações de Tratamento: Facilidade de acesso e transporte Disponibilidade de energia elétrica; Facilidades para o afastamento de águas de lavagem; Disponibilidade de terreno em área suficiente para ampliações futuras; Cota topográfica favorável para adução e distribuição; Condições topográficas e geológicas satisfatórias; Custo razoável do terreno.

16 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Considerações práticas sobre projetos de Estações de Tratamento de Água Eliminar o tratamento sempre que houver possibilidade; Procurar evitar a coagulação química; Procurar projetar a instalação com simplicidade, evitando-se a sofisticação e operações desnecessárias.

17 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Considerações práticas sobre projetos de Estações de Tratamento de Água Portanto, água potabilizável é aquela que, em função de suas características in natura, pode ser dotada de condições de potabilidade por meio de processos de tratamento viáveis do ponto de vista sanitário, técnico-econômico-ambiental.

18 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água A estrutura a ser utilizada e as operações e processos dependem do tipo de manancial: Manancial de água subterrânea: Baixa turbidez; Presença de gases (CO2; CH4; e H2S); Substancias orgânicas e íons dissolvidos (Fe2+ e Mn2+)

19 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água A estrutura a ser utilizada e as operações e processos dependem do tipo de manancial: Manancial superficial (rios, lagos e represas): Maior concentração de sólidos em suspensão; Baixa concentração de gases dissolvidos; Água salobra ou salina: Elevada concentração de sais dissolvidos.

20 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água

21 Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público
Filtração rápida

22 Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público
Parâmetros de qualidade da água bruta sugeridos para as técnicas de filtração lenta

23 FONTE: Adaptado de Di Bernardo et al.(2003); Cepis (1992)
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público FONTE: Adaptado de Di Bernardo et al.(2003); Cepis (1992) 1 Limites mais elevados podem ser praticados com a adoção de pré-desinfecção; 2 Na faixa sugerida, as taxas mais elevadas são aplicáveis somente quando é utilizado o meio granular de dupla camada e testes piloto revelarem que a qualidade da água não fica comprometida

24 Sistemas de Tratamento de Águas para Abastecimento
Fonte: Kawamura, 2000

25 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água

26 Eta Alto da Boa Vista - SABESP
Projeto dos Sistemas de Água Eta Alto da Boa Vista - SABESP Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público

27 Projeto dos Sistemas de Água
Eta Rio Grande - SABESP Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público

28 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água

29 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água

30 Projeto dos Sistemas de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Exemplo de aerador de cascata e parâmetros dimensionais (Richter e Azevedo Netto, 1991)

31 Projeto dos Sistemas de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Tratamento de Água

32 Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público

33 Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água Técnicas de tratamento utilizadas para remoção de contaminantes que não são removidos no Tratamento Convencional. Carvão ativado : remoção de compostos organicos, metais e alguns gases; Separação por membranas: remoção de substancias na forma coloidal ou dissolvida na água; Troca iônica: remoção de íons específicos que se encontram dissolvidos na água;

34 Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água Técnicas de tratamento utilizadas para remoção de contaminantes que não são removidos no Tratamento Convencional. Osmose Reversa: íons Oxidação Química; Combinação de Processos.

35 Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água

36 Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água

37 Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Água Sistemas Avançados de Tratamento de Água

38 Sistemas Simplificados de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Sistemas Simplificados de Tratamento de Água Filtração em múltiplas etapas; Filtração lenta; Filtração em margem; Desinfecção por radiação solar.

39 Projeto dos Sistemas de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Tratamento de Água Abastecimento de água- distrito por tipo de tratamento – (IBGE, 2002)

40 Projeto dos Sistemas de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Projeto dos Sistemas de Tratamento de Água Filtração em margem

41 Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público
Parâmetros fundamentais para estudos e dimensionamentos de unidades de tratamento de água no processo convencional: Vazão; Taxa de aplicação superficial; Velocidade de sedimentação (partícula); Velocidade longitudinal de escoamento; Tempo de detenção teórico.

42 Estudar: Hidráulica Aplicada as Estações de Tratamento de Água
Saneamento Básico Noções de Tratamento de Água para Abastecimento Público Estudar: Hidráulica Aplicada as Estações de Tratamento de Água Marcos Rocha Viana Capítulos Cap. 2 - A água para abastecimento público Cap.3 - Qualidade da Água Cap. 4 – Formas clássicas de tratamento de água; Cap.5 – Química para tratamento de água


Carregar ppt "Processos de tratamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google