A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estruturas de Mercado: concorrência perfeita, concorrência monopolista, monopólio, e oligopólio Bibliografia: VASCONCELOS, M.A.S. & GARCIA, M.E. Fundamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estruturas de Mercado: concorrência perfeita, concorrência monopolista, monopólio, e oligopólio Bibliografia: VASCONCELOS, M.A.S. & GARCIA, M.E. Fundamentos."— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas de Mercado: concorrência perfeita, concorrência monopolista, monopólio, e oligopólio Bibliografia: VASCONCELOS, M.A.S. & GARCIA, M.E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Editora Saraiva Cap 7

2 MonopólioOligopólio Concorrência monopolista Concorrência Perfeita Grau de concorrência aumenta Grau de concorrência diminui Estruturas de Mercado: principais conceitos e aplicações Principais estruturas de Mercado:

3 As estruturas de mercado dependem essencialmente de três características: Número de empresas (fornecedores) e consumidores (vendedores) que compõem o mercado; Tipo de produto (grau de diferenciação); Existência de barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. Estruturas de Mercado: principais conceitos e aplicações

4 Concorrência Perfeita Mercado competitivo (em concorrência perfeita): possui muitos vendedores e compradores, de modo que nenhum comprador ou vendedor individualmente consiga exercer um impacto significativo sobre os preços. Nesse mercado, pressupõe-se que os bens e serviços ofertados sejam todos iguais (qualidade, marca, rótulo, etc.). Não há barreiras de acesso para esse mercado aos novos empresários. As forças da Oferta e da Demanda determina tanto a quantidade vendida quanto o preço de um bem. Como compradores e vendedores em mercados perfeitamente competitivos devem aceitar o preço que o mercado determina, diz- se que são tomadores de preço.

5 Estruturas de Mercado: principais conceitos e aplicações Mercado em Concorrência Perfeita : a)Existência de um grande número de vendedores e compradores; b)O produto transacionado é homogêneo: c)Há livre mobilidade de empresas no mercado (em termos técnicos isso significa que não existem barreiras para entrada e saída de empresas no mercado). d)Pleno conhecimento (todos os agentes conhecem todas as condições do mercado todo o tempo). Mercados em Concorrência perfeita


Carregar ppt "Estruturas de Mercado: concorrência perfeita, concorrência monopolista, monopólio, e oligopólio Bibliografia: VASCONCELOS, M.A.S. & GARCIA, M.E. Fundamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google