A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÕES DE LINGUAGEM EM PROBABILIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÕES DE LINGUAGEM EM PROBABILIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÕES DE LINGUAGEM EM PROBABILIDADES
Rosa Canelas

2 Experiências Deterministas
Há experiências que ao serem realizadas não oferecem dúvidas quanto aos resultados. Atirar uma pedra a um charco; Colocar uma barra de ferro sobre brasa; Experiências Deterministas

3 Experiências Aleatórias
Há outras experiências que ao serem realizadas não nos permitem prever antecipadamente os resultados. Atirar uma moeda ao ar: Face nacional ou Face europeia? Lançar um dado: Qual a face voltada para cima? Contar o número de pessoas que se cruzam por nós no trajecto casa-escola, de manhã. Experiências Aleatórias

4 Experiência Aleatória
- Pode repetir-se um número de vezes tão grande quanto se queira nas mesmas condições ou, pelo menos, em condições muito semelhantes; - São conhecidos, à partida, os resultados possíveis; - O resultado individual, em cada repetição, não pode ser exactamente previsto; - Apresenta uma regularidade estatística quando observamos uma longa série de repetições, embora a ocorrência dos resultados individuais se mostre irregular, a ponto de tornar ineficaz qualquer tentativa de previsão.

5 Experiência: “Lançar uma moeda e observar a face voltada para cima” E= O espaço de resultados ou espaço amostral (E) é o conjunto de todos os resultados possíveis associados a uma experiência aleatória.

6 Experiência: “Lançar duas moedas e observar as faces voltadas para cima” E=

7 Chama-se acontecimento a qualquer subconjunto do espaço de resultados E associado a uma experiência aleatória, incluindo o conjunto vazio e o próprio E. Os acontecimentos constituídos por um único elemento do espaço de resultados chamam-se acontecimentos elementares. Experiência: “Lançar duas moedas e observar as faces voltadas para cima” E= Temos quatro acontecimentos elementares

8 Podemos ainda considerar outros acontecimentos , como por exemplo:
“ Sair faces diferentes nas duas moedas” A= “ Sair face europeia na primeira moeda” B= “ Sair pelo menos uma face europeia” C= Trata-se de subconjuntos de E com mais de um elemento – Acontecimentos compostos.

9 Relativamente à experiência:
“Lançar um rapa e observar a face voltada para baixo” Espaço amostral (E)? Acontecimentos elementares? Quantos? Acontecimentos compostos? Quantos? Todos os subconjuntos (acontecimentos) de E?

10 Espaço de acontecimentos (P(E)=W) do espaço E é o conjunto constituído por todos os subconjuntos de E, ou seja, por todos os acontecimentos de E.


Carregar ppt "QUESTÕES DE LINGUAGEM EM PROBABILIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google