A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROBABILIDADE Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROBABILIDADE Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROBABILIDADE Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para cima atinge uma altura máxima e, depois, inicia um movimento de queda. Observe que este experimento você consegue prever o resultado. Agora, se lançarmos um dado, que número sairá?

3 No lançamento de um dado, podemos obter 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Mesmo que esse experimento seja repetido várias vezes, não poderemos prever o resultado. Um outro exemplo é o lançamento de uma moeda, obteremos cara ou coroa? No lançamento de uma moeda, poderemos obter cara ou coroa. Mesmo que esse experimento seja repetido várias vezes, não poderemos prever o resultado. Um experimento cujo resultado, mesmo sendo único, é imprevisível é denominado aleatório.

4 1º membro: 3x – 1 2º membro: 6 Então, o que é PROBABILIDADE? Como não podemos prever o resultado de um experimento aleatório, procuramos determinar as chances, ou seja, as probabilidades de determinado resultado ocorrer. Portanto, Probabilidade é a chance de ocorrência de determinado resultado em um experimento aleatório. Obs: resultados previsíveis não são aleatórios Resolvam os exercícios do livro (Pág 146 e 147)

5 Probabilidade = número de resultados favoráveis____ número total de resultados possíveis Exemplo: No lançamento de um dado, qual é a probabilidade de obtermos o número 3? No lançamento de um dado, os resultados possíveis são 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Nesse caso, há apenas um resultado favorável (sair o número 3). Então, a probabilidade de sair a face 3 é de 1 em 6. Podemos, também utilizar a fórmula de probabilidade: Probabilidade = n úmero de resultados favoráveis____ número total de resultados possíveis A Probabilidade de obtermos o número 3 no lançamento de um dado pode ser expressa pela fração 1. 6 COMO CALCULAR AS PROBABILIDADES

6 Outro Exemplo: No lançamento de um dado, qual é a probabilidade de obtermos um número ímpar? No lançamento de um dado, os resultados possíveis são 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Nesse caso, há três resultados favoráveis (sair a face 1, 3 ou 5). Então, a probabilidade de sair um número ímpar é de 3 em 6. Podemos, também utilizar a fórmula de probabilidade: Probabilidade = número de resultados favoráveis____ número total de resultados pos síveis A Probabilidade de obtermos um número ímpar no lançamento de um dado pode ser expressa pela fração 3. 6 Simplificando a fração temos 1. Na forma de porcentagem 2 (50%).

7 Mais um Exemplo: No lançamento de duas moedas, qual é a probabilidade de obtermos duas caras? No lançamento de duas moedas, os resultados possíveis são (cara, cara), (cara, coroa), (coroa, cara), (coroa, coroa). Nesse caso, temos um resultado favorável (obter duas caras) em quatro resultados possíveis. Portanto, a probabilidade de obter duas caras é de 1 em 4. Podemos, também utilizar a fórmula de probabilidade: Probabilidade = número de resultados favoráveis____ número total de resultados pos síveis A Probabilidade de obtermos duas caras no lançamento de um a moeda pode ser expressa pela fração 1. Na forma de porcentagem (25%). 4 4

8 EXERCÍCIOS 1) Em um estojo, há 6 canetas azuis e 4 vermelhas. Qual a probabilidade de retirarmos desse estojo ao acaso: a) uma caneta azul? b) uma caneta vermelha? 2) No lançamento de um dado, qual é a probabilidade de que o resultado seja um número: a) par? b) primo? c) menor do que 3? d) ímpar? e) divisor de 6? f) menor do que 7? 3) No lançamento de duas moedas, qual é a probabilidade de se obter nas faces voltadas para cima: a) duas caras? b) uma cara e uma coroa? c) duas coroas?


Carregar ppt "PROBABILIDADE Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google