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Probabilidade e Estatística
Objetivos: - Compreender o conceito de evento Determinar a probabilidade de ocorrência de eventos simples Reconhecer informações em tabelas e gráficos Construir gráficos estatísticos
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O Ensino da Estatística
Nos dois primeiros ciclos, as atividades podem estar relacionadas a assuntos de interesse das crianças. Exemplo, Trabalhar com datas de aniversário Animais de estimação Etc Construir gráficos
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O ensino da Probabilidade
1. Experimento Aleatório Um experimento é dito aleatório quando se pode imaginar os resultados possíveis, mas nunca conhecer o resultado antes de realizá-lo. Lançar dados, moedas, realizar um sorteio, retirar uma carta de um baralho são exemplos de experimentos aleatórios fáceis e úteis no ensino dos conceitos probabilísticos.
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2. Espaço Amostral e Evento
É o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Por exemplo, se lançarmos um dado, seu espaço amostral será: {1, 2, 3, 4, 5, 6}; se lançarmos uma moeda, seu espaço amostral será: {cara, coroa}; com um baralho, considerando apenas os naipes, seu espaço amostral será: {copas, espadas, ouro, paus}.
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3. Cálculo da Probabilidade
A probabilidade de ocorrer um evento é dada por um número racional formado em seu numerador pela quantidade de elementos de um dado evento e, em seu denominador, pela quantidade de elementos do espaço amostral.
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Consideremos um dos exemplos acima:
lançamento de um dado. Considere, ainda, que desejamos que aconteça o seguinte evento (E1): sair um número par. Para este evento temos: Espaço Amostral: E = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, cuja quantidade é 6 Evento 1; E1 = {2, 4, 6}, cuja quantidade é 3
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Assim, a probabilidade de ocorrer este evento será:
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4. Evento Certo e Evento Impossível
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