A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OntoUML - Exemplos Bernardo F. B. Braga. Instâncias do modelo OntoUML Em um modelo OntoUML, os únicos que têm instâncias na Object Class são os Substance.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OntoUML - Exemplos Bernardo F. B. Braga. Instâncias do modelo OntoUML Em um modelo OntoUML, os únicos que têm instâncias na Object Class são os Substance."— Transcrição da apresentação:

1 OntoUML - Exemplos Bernardo F. B. Braga

2 Instâncias do modelo OntoUML Em um modelo OntoUML, os únicos que têm instâncias na Object Class são os Substance Sortal. Destes, só aprendemos em aula sobre os Kinds, então basta pensar que para todo modelo, as únicas classes instanciáveis serão os kinds. Vale lembrar que Relators e Mixins não estão na Object Class e sim na Moment Class. Além disso, os DataTypes não são nem da Object Class, nem da Moment Class. Observe a seguir a árvore de classificações e repare em quem terá instâncias diretas Desconsidere Collective e Quantity, que não foram ensinados em aula

3 Árvore de classificação (zoom simplificado)

4 Modelo simplificado mostrado em aula Agora que sabemos que só Relators, Modes e Kinds terão instâncias diretas, vamos ver um exemplo de modelo dado em aula e algumas instâncias dele. Vamos tirar a cardinalidade mínima do Departamento só pra não sujar a visualização com muitas instâncias de uma só vez.

5 Modelo simplificado mostrado em aula Note que os únicos kinds desse modelo são Pessoa e Departamento! Eles serão os únicos a serem diretamente instanciados.

6 Modelo simplificado mostrado em aula Um bom truque pra checar se as cardinalidades da material relation estão certas é verificar as cardinalidades das mediations que geraram a material relation. Ela deve ser igual a maior das cardinalidades. Se não estiver, houve erro em algum lugar...

7 Modelo simplificado mostrado em aula O mesmo vale na outra direção

8 Modelo simplificado mostrado em aula Em sala de aula, Giancarlo escolheu essa cardinalidade como sendo 5..* Para fins deste exemplo, não vou seguir nem Giancarlo, nem o modelo abaixo, vou usar como * (para permitir Departamentos sem Alocações)

9 Modelo simplificado mostrado em aula Obs: Note que se a cardinalidade estivesse como em aula, ela ia aparecer na material relation também! Mas, de novo, vou usar essa cardinalidade como *

10 Primeiro exemplo – Estado 0 No primeiro estado, existe um Departamento e duas Pessoas. Não há relação entre eles, por isso nenhuma Pessoa é Professor. Obs: Estas são instancias da classe Pessoa e Departamento, não são representações das classes Pessoa ou Departamento.

11 Primeiro exemplo – Estado 1 Agora, Pessoa0 foi destruído (não importa porquê) e surge uma relação de Alocação entre Departamento e Pessoa1. A partir deste momento, Pessoa1 passa a desempenhar o papel Professor ( e por isso instancia a classe Professor). Também a classe Professor Ativo, pois Alocacao se encontra na fase Alocação Atual

12 Primeiro exemplo – Estado 2 Neste momento, Alocacao passa por uma mudança intrínsica da classe e muda de fase. Surge então o atributo fim, exclusivo de Alocacao_Passada e Pessoa1 passa a desempenhar o papel de Professor_Aposentado, por estar em uma relação com uma Alocacao Passada e não ter Alocacao_Atual.

13 Segundo exemplo – Estado 0 Esse exemplo é diferente do anterior, pois em vez de fazer uma simulação das coisas acontecendo passo a passo, vamos montar uma situação real do sistema e depois excluir o Departamento. O exemplo começa só com uma instância de Departamento.

14 Segundo exemplo – Estado 1 Inserimos Pessoa2 no sistema, já com um histórico de Alocações Passadas. Ele ainda está associado a uma Alocação Atual e ainda é Professor_Ativo. Note que a restrição mínima de 1-1 impede que um Professor_Aposentado esteja associado a uma Alocacao_Atual.

15 Segundo exemplo – Estado 2 Inserimos Pessoa0 e Pessoa1 no sistema, ambos Professores Ativos. Pessoa2 mudou de fase para Professor_Aposentado e Alocação5 para Alocacao_Passada. Neste ponto, não estamos discutindo se a Alocação Passada faz o Professor_Ativo se tornar Professor_Aposentado, nem o contrário. Só estamos garantindo que cada Professor_Ativo tem uma e somente uma relação com Alocacao_Atual.

16 Segundo exemplo – Estado 3 Neste último slide, destruímos Departamento e Pessoa0. Como as instâncias dos relators são existêncialmente dependentes das instâncias com quem fazem mediation, eles somem também. Pessoa1 e Pessoa2 continuam no sistema, porém deixam de ser Professores. Não estou supondo que o Departamento tenha sido desativado. Estou supondo deletar ele do sistema. Junto dele, deve ser destruído tudo que está associado, ou ficará para trás como lixo ou até causará inconsistências. Pessoa0 foi destruído também por mera coencidência.


Carregar ppt "OntoUML - Exemplos Bernardo F. B. Braga. Instâncias do modelo OntoUML Em um modelo OntoUML, os únicos que têm instâncias na Object Class são os Substance."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google