A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Personagem vive Personagem passa viver situação A situação B Sucessão de ações ( passagem temporal) Personagem vive Personagem passa viver situação A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Personagem vive Personagem passa viver situação A situação B Sucessão de ações ( passagem temporal) Personagem vive Personagem passa viver situação A."— Transcrição da apresentação:

1

2 Personagem vive Personagem passa viver situação A situação B Sucessão de ações ( passagem temporal) Personagem vive Personagem passa viver situação A situação B Sucessão de ações ( passagem temporal) conflito resolução mudança de situação

3 Tempo Personagens Espaço Enredo Tempo Personagens Espaço Enredo

4 Cronológico É aquele em que os fatos são apresentados de acordo com a ordem dos acontecimentos. Cronológico É aquele em que os fatos são apresentados de acordo com a ordem dos acontecimentos. Psicológico É aquele em que os fatos são apresentados de acordo com o subconsciente de uma ou mais personagens. Psicológico É aquele em que os fatos são apresentados de acordo com o subconsciente de uma ou mais personagens.

5 É o lugar ( ambiente/ cenário) em que a narrativa ocorre. Sua construção é importante, pois contribui para elaboração da personagem. É o lugar ( ambiente/ cenário) em que a narrativa ocorre. Sua construção é importante, pois contribui para elaboração da personagem.

6 É um ser criado para uma narrativa. Pode simular as características de uma pessoa; pode ser um animal, sentimento ou objeto personalizado. É um ser criado para uma narrativa. Pode simular as características de uma pessoa; pode ser um animal, sentimento ou objeto personalizado.

7 Protagonista Personagem central, sobre a qual recai o interesse da narrativa. Protagonista Personagem central, sobre a qual recai o interesse da narrativa. Antagonista Elemento ou pessoa que cria o clima de tensão opondo-se ao protagonista. Antagonista Elemento ou pessoa que cria o clima de tensão opondo-se ao protagonista.

8 Secundárias Personagem sem grande importância na narrativa, também chamados de coadjuvantes. Secundárias Personagem sem grande importância na narrativa, também chamados de coadjuvantes. Narrador Narrador personagem. 1º pessoa. Narrador observador. 3º pessoa. Narrador Narrador personagem. 1º pessoa. Narrador observador. 3º pessoa.

9 É o conjunto de fatos ligados entre si que fundamentam a ação de um texto narrativo. Organiza-se de diversas formas.

10 1.Situação inicial Personagens e espaços são apresentados. 1.Situação inicial Personagens e espaços são apresentados. 2.Quebra da situação inicial Um acontecimento modifica a situação apresentada. 2.Quebra da situação inicial Um acontecimento modifica a situação apresentada.

11 3.Estabelecimento de um conflito Surgimento de uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos. 3.Estabelecimento de um conflito Surgimento de uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos. 4.Desenvolvimento Busca da solução de conflito. 4.Desenvolvimento Busca da solução de conflito.

12 5. Clímax Ponto de maior tensão na narrativa. 5. Clímax Ponto de maior tensão na narrativa. 6. Desfecho Solução do conflito. Não significa que há um final feliz. 6. Desfecho Solução do conflito. Não significa que há um final feliz.

13 Personagem A vivi conflito X que se resolve assim Após o conflito, a personagem A não será mais a mesma do início da narrativa Personagem A vivi conflito X que se resolve assim Após o conflito, a personagem A não será mais a mesma do início da narrativa

14 1.Verbos: que indicam ação. 2. Tempos verbais.. Presente. Pretérito Perfeito/Imperfeito/ Mais- que- perf. Assim que viu que já eram sete horas, lembrou se Ana Rita num sobressalto, que fez com que as pernas bambeassem, de que se esquecera do encontro... 1.Verbos: que indicam ação. 2. Tempos verbais.. Presente. Pretérito Perfeito/Imperfeito/ Mais- que- perf. Assim que viu que já eram sete horas, lembrou se Ana Rita num sobressalto, que fez com que as pernas bambeassem, de que se esquecera do encontro...

15 DISCURSO DIRETO DISCURSO INDIRETO 1. Reprodução fiel da fala 1. da personagem. 2.Marcada pelo dois pontos, travessão e por aspas. 3. Verbos de elocução 1. Reprodução fiel da fala 1. da personagem. 2.Marcada pelo dois pontos, travessão e por aspas. 3. Verbos de elocução 1.Narrador utiliza as próprias palavras para reproduzir a fala da personagem. 2. Verbos de elocução. 1.Narrador utiliza as próprias palavras para reproduzir a fala da personagem. 2. Verbos de elocução.

16 Discurso Indireto Sensível ao apelo do governo para economizar gasolina, ele disse: Discurso Indireto Sensível ao apelo do governo para economizar gasolina, ele disse: Discurso Direto - Mulher, prepare a sunga esportiva. Discurso Direto - Mulher, prepare a sunga esportiva.

17 Descrição A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, anca de animal do campo. Descrição A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, anca de animal do campo.

18 Uso de expressões temporais Antes disso, durante, depois, antes, autrora, finalmente, por último, enquanto, mais tarde, simultaneamente, previamente, então. quando,um dia, neste momento, no instante em que, certa vez... Uso de expressões temporais Antes disso, durante, depois, antes, autrora, finalmente, por último, enquanto, mais tarde, simultaneamente, previamente, então. quando,um dia, neste momento, no instante em que, certa vez...

19 1.relato de fatos. 2.presença de narrador personagem ou narrador observador. 3.apresentação de conflito. 4. uso de verbos de ação. ( presente e passado) 5. é mesclada com descrições ( verbos de ligação) 6. o diálogo direto é frequente. 7. uso de expressões temporais. 1.relato de fatos. 2.presença de narrador personagem ou narrador observador. 3.apresentação de conflito. 4. uso de verbos de ação. ( presente e passado) 5. é mesclada com descrições ( verbos de ligação) 6. o diálogo direto é frequente. 7. uso de expressões temporais.


Carregar ppt "Personagem vive Personagem passa viver situação A situação B Sucessão de ações ( passagem temporal) Personagem vive Personagem passa viver situação A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google