A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto Narrativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto Narrativo."— Transcrição da apresentação:

1 Texto Narrativo

2 Texto Narrativo Narrar é relatar factos ou acontecimentos.
Todos os dias contamos factos reais ou imaginários. Por exemplo, quando relatas ao teu melhor amigo algo que aconteceu numa aula ou no dia em que foste à praia com a tua família. Nestes casos estás a fazer uma narrativa oral.

3 Texto Narrativo O texto narrativo é um texto em que o narrador conta uma história, real ou imaginária, onde entram personagens que se envolvem numa ação, situada num espaço e tempo concretos.

4 Texto Narrativo O narrador é aquele que conta a história e pode:
participar como personagem (utilização da 1.ᵃ pessoa); Exemplo: Partimos para a capital, cheios de entusiasmo. não participar e narrar apenas o que observa (utilização da 3.ᵃ pessoa). Exemplo: O Afonso trepou à árvore e de lá conseguiu alcançar o vasto horizonte.

5 Texto Narrativo As personagens são os intervenientes na ação e, conforme o seu papel, podem ser: principais (desempenham um papel de maior importância); secundárias (têm uma participação ocasional). As personagens são normalmente caracterizadas: fisicamente; Exemplo: Tinha uns grandes olhos verdes e o cabelo ondulado. psicologicamente. Exemplo: Era um rapaz tímido, que gostava de se isolar no seu quarto.

6 Texto Narrativo O espaço é o local ou locais onde os acontecimentos se desenrolam. Exemplo: Avançou pela rua ladeada por árvores de grande porte. O tempo é o momento ou momentos em que decorre a ação, marcado pelo relógio e pelo calendário. Exemplo: Partiu ao início da manhã, com a mochila às costas.

7 Texto Narrativo A ação é o conjunto de acontecimentos que têm lugar ao longo da narração. Uma narrativa geralmente tem três partes essenciais: introdução (situação inicial); desenvolvimento (peripécias); conclusão (desenlace).

8 Texto Narrativo Num texto narrativo há momentos de:
narração (relato de acontecimentos onde predomina o pretérito perfeito); Exemplo: O comboio partiu à hora marcada. Francisco olhou pela janela e viu o relógio da estação afastar-se lentamente.

9 Texto Narrativo descrição (caracterização das personagens, dos ambientes, etc., onde predomina o pretérito imperfeito); Exemplo: A sala tinha uns enormes cortinados que filtravam a luz do sol. diálogo (conversa entre as personagens). Exemplo: – O que é que te aconteceu?! – perguntou Maria ao seu amigo. – Nada de especial. Atrasei-me porque adormeci.

10 Texto Narrativo Quando se escreve um texto narrativo, deve-se:
planificar as partes da história; escrever o texto; reler e proceder a eventuais correções.


Carregar ppt "Texto Narrativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google