A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APOIO CIENTÍFICO PARA ELABORAÇÃO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APOIO CIENTÍFICO PARA ELABORAÇÃO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 APOIO CIENTÍFICO PARA ELABORAÇÃO TRABALHO
Universidade Federal de Goiás III MOSTRA DA PARCERIA ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE/ufg Comissão científica APOIO CIENTÍFICO PARA ELABORAÇÃO TRABALHO Profª Flaviana Vieira Profª Márcia Helena Sacchi Correia Profª Maria Fátima Nunes Setembro, 2009

2 O QUE É: Mostra da Parceria Ensino-Serviço-Comunidade/ UFG Parceria: formas de cooperação entre as várias organizações da sociedade. Indica, antes de tudo, uma ação conjunta, motivada por interesses e objetivos comuns... (VALARELLI, 2008).

3 FINALIDADE: Possibilitar a criação de espaço de diálogo para planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas, representando um marco na consolidação da parceria entre as faculdades envolvidas com o Pró-Saúde e demais parceiros internos e externos à UFG.

4 APOIO CIENTÍFICO Servidores (município/estado) Comunidade
Acadêmicos (sem professores orientadores) Obs.: Os participantes do apoio científico não devem constar como orientador do trabalho.

5 NORMAS MODALIDADE (Relato de experiência ou Pesquisa)
CATEGORIA (Pôster dialogado) EIXO TEMÁTICO Atenção Básica, Atenção à média e alta complexidade, Gestão e/ou gerência pública, Reorientação da formação e educação permanente em saúde, Extensão universitária, Mobilização e participação comunitária.

6 EXEMPLO Modalidade: Relato de Experiência Categoria: Pôster dialogado
Eixo temático: Atenção Básica

7 RESUMO TÍTULO: conciso, claro, informativo e atraente. Todo em letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito. Centralizado na página. AUTORES: autenticidade de autoria (participação efetiva no trabalho); o trabalho com autoria coletiva deve especificar as pessoas-chave responsáveis pelo trabalho. Citar nome completo 1º autor: apresentador do trabalho 2º orientador 3º tutor 4º co-autores

8 EXEMPLO DE TÍTULO E AUTORES
JOGOS LÚDICOS: ESTRATÉGIA NA PREVENÇÃO DE ENTEROPARASITOSES Apresentadora: Gisele Lorranna Silva SANTOS (Discente- Biomedicina da Faculdade JK) Orientadora: Patrícia de Souza KANNO (Docente- Faculdade JK) Tutor: Edejan Heise de PAULA (Coordenador do Curso de Biomedicina da Faculdade JK) Co-autores: - Francisco Carlos Amanajás de AGUIAR JÚNIOR (Docente- UFPE) - Annie Daniela Alves ARAÚJO (Acadêmica de Biomedicina da Faculdade JK) - Misael Rabelo de Martins CUSTÓDIO (Docente- Faculdade JK) Modalidade: Relato de experiência Eixo temático: Extensão Universitária

9 RESUMO (RELATO DE EXPERIÊNCIA)
É um sumário contendo no máximo caracteres sem espaço, deve condensar numa sequência lógica: INTRODUÇÃO (idéia central do trabalho justificando a escolha do tema); OBJETIVO (finalidade do trabalho); DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA (procedimentos realizados, atividades desenvolvidas, participação da comunidade etc.); CONSIDERAÇÕES FINAIS (análise do trabalho e sua contribuição para acadêmico e/ou profissional e/ou comunidade)

10 RESUMO (PESQUISA) É um sumário contendo no máximo caracteres sem espaço, deve condensar numa sequência lógica: INTRODUÇÃO (idéia central do trabalho justificando a escolha do tema); OBJETIVO (finalidade do trabalho); METODOLOGIA (procedimentos metodológicos); RESULTADOS (achados principais); CONCLUSÕES (consequências do trabalho e possíveis aplicações práticas) ou CONSIDERAÇÕES FINAIS

11 PÔSTER Comunicação científica que tem o objetivo de demonstrar as informações e dados mais relevantes da pesquisa científica e relato de experiência. Ser auto-explicativo Despertar interesse do público Contemplar os mesmos tópicos do resumo, acrescentando-se ao final, as referências e apoios (quando for o caso).

12 PÔSTER DIALOGADO Pôsteres Dialogados são trabalhos que seguem padrões de apresentação visual comuns à forma de pôsteres. Aspecto dialógico pode constituir-se em importante vantagem sobre a exposição oral, visto ter esta um caráter mais unidirecional.

13 ELEMENTOS DO PÔSTER Aspectos harmônicos:
Cores berrantes são pouco atraentes. Distribuição das cores deve ser harmônica e garantir um bom contraste. Cor do fundo não deve competir com a dos elementos colocados em primeiro plano. QUALIDADE: está no conteúdo e a clareza com que ele é apresentado.

14 ELEMENTOS DO PÔSTER Distribuição Na parte superior:
Título do trabalho, nomes dos autores com acompanhados das respectivas afiliações institucionais, logomarca. Corpo principal: Introdução, objetivo, desenvolvimento e conclusão.

15 ELEMENTOS DO PÔSTER Distribuição
Texto na forma de tópicos e frases curtas, porém, informativas e gramaticalmente corretas. Reduza a parte escrita e inclua ilustrações pertinentes (fotos, gráficos, tabelas etc.) coloridas ou não. Nas condições de apresentação descritas, poucas serão as pessoas dispostas a examiná-los. E se eles forem excessivamente numerosos, isso dificultará ao leitor discriminar entre o que é relevante e o que é secundário. Já o uso adequado do texto facilitará o conhecimento das informações essenciais sobre o trabalho. Quem estiver realmente interessado em aprofundar-se em alguns detalhes, o fará através de perguntas apresentadas diretamente a você.

16 ELEMENTOS DO PÔSTER Considerar o tamanho e o tipo da fonte (letra) a ser usada. Letra arial 40 ou no mínimo 36 (excessão referências, que pode ser menor). Não usar mais de dois tipos de fontes

17 REFERÊNCIAS CARMO, J.S.; PRADO, P.S.T. Apresentação de trabalho em eventos científicos: Comunicação oral e painéis. Interação em Psicologia, v.9, n.1, p , jan./jun., 2005. FREIRE, M.C.M.; NUNES, M.F. Apresentação de trabalho em eventos científicos: coletânea de material bibliográfico e exemplos. Material didático da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007. PAES, A.M.C.; ROSE, M.C.P. Elaboração de artigos científicos. Ação Coletiva, v.1, n1, p jan./mar., 1998.


Carregar ppt "APOIO CIENTÍFICO PARA ELABORAÇÃO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google