A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego."— Transcrição da apresentação:

1 PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

2 Realizar a educação profissional e promoção social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do país. MISSÃO DO SENAR

3 PÚBLICO BENEFICIADO : Com idade acima de 16 anos. NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA 15 alunos. COMO FUNCIONA NO SENAR

4 Formação Inicial e Continuada (FIC) Cursos gratuitos e de qualidade, conhecidos como curso de qualificação; Cursos presenciais; Possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários, no mercado de trabalho. CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE 160 HORAS MODALIDADE

5 CURSOS OFERTADOS SENAR/AL Apicultor Carga Horária: 160 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 2 Incompleto (6º ao 9º ano) Ementa: Executa a implantação e o manejo de apiário para beneficiamento e comercialização de mel e cera. Bovinocultor de Corte Carga Horária: 200 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental Completo Ementa: Gerencia a atividade produtiva de bovinos de corte (planeja, organiza, controla e avalia a atividade de produção). Maneja bovinos por categoria e finalidade (reprodução, alimentação, sanidade). Seleciona/define e/ou produz insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos, vacinas, etc.). Obedece a legislação convencional e/ou orgânica para produção e comercialização de carne. Observa as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho.

6 CURSOS OFERTADOS SENAR/AL Bovinocultor de Leite Carga Horária: 200 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental Completo Ementa: Gerencia a atividade produtiva leiteira (planeja, organiza, controla e avalia a atividade de produção). Seleciona/define e/ou produz insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, ração, sal mineral, medicamentos, vacinas, etc.). Opera máquinas e equipamentos. Maneja vacas secas e em lactação (reprodução, alimentação, sanidade). Maneja a ordenha. Obedece a legislação convencional e/ou orgânica para produção e comercialização de leite. Observa as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho. Fruticultor Carga Horária: 200 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental Completo Ementa: Gerencia a atividade produtiva de frutas. Maneja a fertilidade do solo. Seleciona e/ou produz insumos (mudas, fertilizantes, defensivos, etc.). Implanta e maneja pomares com qualidade. Opera máquinas e implementos agrícolas. Segue a legislação para produção e comercialização das frutas, as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho.

7 CURSOS OFERTADOS SENAR/AL Horticultor Orgânico Carga Horária: 160 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 1 Incompleto(1º ao 5º ano) Ementa: Executa o tratamento do solo, a produção de mudas, o transplante, os tratos culturais e a colheita e comercialização de talos, folhas e flores. Planeja a logística, comercializa e produz legumes, talos, folhas, raízes, bulbos, tubérculos e prepara o lugar para o plantio de mudas e sementes. Controla pragas e efetua tratos culturais sustentáveis. Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas Carga Horária: 160 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 2 Incompleto (6º ao 9º ano) Ementa: Opera máquinas e equipamentos agrícolas para a otimização da produção e da mão de obra. Atua no manejo dos solos, das sementes, plantio direto, semeadura, colheita, aplicação de adubos e defensivos agrícolas.

8 CURSOS OFERTADOS SENAR/AL Operador de Sistemas de Irrigação Carga Horária: 160 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 2 Incompleto (6º ao 9º ano) Ementa: Desenvolve práticas de irrigação junto a cultivos, reconhecendo diversos métodos e técnicas de irrigação. Ovinocultor Carga Horária: 200 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental Completo Ementa: Maneja a criação extensiva e confinada de ovinos. Gerencia o empreendimento e comercializa a produção. Controla a produção e a qualidade de animais e produtos derivados. Preserva o meio ambiente e observa a legislação sanitária e ambiental.

9 CURSOS OFERTADOS SENAR/AL Piscicultor Carga Horária: 160 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 2 Incompleto (6º ao 9º ano) Ementa: Identifica as várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo. Calcula e fornece alimentação adequada ao sustento dos peixes. Monitora e intervém nos níveis e parâmetros da água. Executa captura dos peixes. Preparador de Doces e Conservas Carga Horária: 200 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 2 Incompleto (6º ao 9º ano) Ementa: Preparam doces, conservas, compotas de frutas regionais e comerciais, visando o aproveitamento da produção da agricultura família, agregação de valor e comercialização do produto.

10 CURSOS OFERTADOS SENAR/AL Produtor de Mandioca Carga Horária: 160 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 2 Incompleto (6º ao 9º ano) Ementa: Prepara o local adequado para o plantio e efetua adubação. Executa tratos culturais. Controla as principais pragas. Colhe e beneficia a mandioca, observando as normas sanitárias, de higiene, saúde e de preservação ambiental. Suinocultor Carga Horária: 200 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental Completo Ementa: Gerencia a suinocultura (planeja, organiza, controla e avalia a atividade de produção). Seleciona/define e/ou produz insumos (pastagens, concentrados, medicamentos, vacinas). Opera máquinas e equipamentos. Manejam suínos em todas as fases de criação livre ou confinada (reprodução, alimentação, sanidade). Segue a legislação convencional e/ou orgânica para produção, comercialização, preservação do meio ambiente e bem-estar animal. Observa as normas sanitárias e de segurança no trabalho.

11 CURSOS OFERTADOS SENAR/AL Produtor de Derivados do Leite Carga Horária: 280 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 2 Incompleto (6º ao 9º ano) Ementa: Recebe a matéria-prima, beneficia o leite, executa processos de industrialização dos derivados, em suas diversas etapas, respeitando procedimentos e normas técnicas de conservação e controle de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente. Costureiro Carga Horária: 160 h/a Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto Ementa: A partir de moldes pré-definidos, corta, costura e monta peças completas do vestuário, aplicando as técnicas de costura para tecidos planos, observando o sentido do fio do tecido e a sequência operacional.

12 CURSOS OFERTADOS SENAR/AL Artesão de Pintura em Tecido Carga Horária: 160 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 1 Incompleto(1º ao 5º ano) Ementa: Identifica, prepara e aplica tintas em tecidos para indumentárias, cenários e figurinos, utilizando técnicas de pintura, práticas artesanais de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Artesão em Bordado à mão Carga Horária: 160 h/a Escolaridade Mínima: Fundamental 1 Incompleto(1º ao 5º ano) Ementa: Desenvolve, com o uso da criatividade e das técnicas de bordado, produtos artesanais em diversos materiais, tendo como referência a cultura local, a origem e a estrutura dos pontos e a história do bordado. Participa de feiras e exposições.

13 CURSOS DO SENAR PRONATEC 2014 MESORREGIÃOMUNICIPIOSOCUPAÇÕESCURSOS OFERTADOS SERTÃO ALAGOANOAGUA BRANCAPECUARIA LEITEIRABOVINOCULTOR LEITE (ALTO SERTÃO E MEDIO SERTÃO)BATALHAOVINOSOVINOCULTOR BELO MONTEAPICULTURAAPICULTOR CANAPI AVICULTURAAVICULTOR (INICIANDO) CARNEIROS FRUTICULTURAPREPARADOR DE DOCES E CONSERVAS DELMIRO GOUVEIA PRODUTOR DE DERIVADOS DO LEITE DOIS RIACHOS ARTESÃO DE PINTURA EM TECIDO INHAPI ARTESÃO DE BORDADO Á MÃO JACARE DOS HOMENS COSTUREIRO JARAMATAIA MARAVILHA MATA GRANDE MONTEIROPOLIS OLHO DAGUA DAS FLORES OLIVENÇA OURO BRANCO POÇO DAS TRINCHEIRAS SÃO JOSE DA TAPERA SENADOR RUI PALMEIRA

14 CURSOS DO SENAR PRONATEC 2014 MESORREGIÃOMUNICIPIOS OCUPAÇÕES EXISTENTESCURSOS OFERTADOS LESTE ALAGOANOANADIACANA DE AÇUCARBOVINOCULTOR DE LEITE (MATA,ATALAIAARROZBOVINOCULTOR DE CORTE LITORAL NORTE E SUL ) BARRA DE SANTO ANTONIO PECUARIA LEITEIRA E CORTEPISCICULTOR BARRA DE SÃO MIGUELFRUTICULTURAFRUTICULTOR BOCA DA MATAPISCICULTURAPRODUTOR DA MANDIOCA BRANQUINHACULTURA DA MANDIOCAHORTICULTOR CAJUEIRO OPERADOR DE MAQUINAS E IMPLE CAMPESTRE MENTOS AGRICOLA CAMPO ALEGRE OPERADOR DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO CAPELA PREPARADOR DE DOCES E CONSERVAS CHÃ PRETA PRODUTOR DERIVADOS DO LEITE COLONIA DE LEOPOLDINA ARTESÃO DE PINTURA EM TECIDO COQUEIRO SECO ARTESÃO DE BORDADO Á MÃO CORURIPE COSTUREIRO FELIZ DESERTO FLEXEIRAS IBATEGUARA IGREJA NOVA JACUIPE JAPARATINGA JEQUIÁ DA PRAIA JOAQUIM GOMES JUNDIA JUNQUEIRO

15 CURSOS DO SENAR PRONATEC 2014 MESORREGIÃO MUNICIPIOS OCUPAÇÕES EXISTENTESCURSOS OFERTADOS MACEIO CANA DE AÇUCARBOVINOCULTOR DE LEITE LESTE ALAGOANO MARAGOGI ARROZBOVINOCULTOR DE CORTE (MATA, MARECHAL DEODORO PECUARIA LEITEIRA E CORTEPISCICULTOR LITORAL NORTE E SUL ) MATRIZ DE CAMARAGIBE FRUTAS: LARANJA E BANANAFRUTICULTOR MESSIAS PISCICULTURAPRODUTOR DA MANDIOCA MURICI CULTURA DA MANDIOCAHORTICULTOR NOVO LINO OPERADOR DE MAQUINAS E PARIPUEIRA IMPLEMENTOS AGRICOLA PASSO CAMARAGIBE OPERADOR DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO PENEDO PREPARADOR DE DOCES E CONSERVAS PIAÇABUÇU PRODUTOR DERIVADOS DO LEITE PILAR ARTESÃO DE PINTURA EM TECIDO PINDOBA ARTESÃO DE BORDADO Á MÃO PORTO CALVO COSTUREIRO PORTO DE PEDRAS PORTO REAL DO COLEGIO RIO LARGO ROTEIRO SANTA LUZIA DO NORTE SANTANA DO MUNDAU SÃO JOSE DA LAGE SÃO LUIZ DO QUITUNDE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS SÃO MIGUEL DOS MILAGRES SATUBA TEOTONIO VILELA UNIÃO DOS PALMARES VIÇOSA

16 CURSOS DO SENAR PRONATEC 2014 MESORREGIÃOMUNICIPIOS OCUPAÇÕES EXISTENTESCURSOS OFERTADOS AGRESTE ALAGOANOARAPIRACAFRUTAS : ABACAXI, BANANA,BOVINOCULTOR DE LEITE BELEMOVINOSBOVINOCULTOR DE CORTE CACIMBINHASMANDIOCAOVINOCULTOR CAMPO GRANDEPECUARIA DE LEITE E CORTEFRUTICULTOR COITÉ DO NOIAHORTICULTURAHORTICULTOR ORGANICO CRAIBAS PRODUTOR DA MANDIOCA ESTRELA DE ALAGOAS OPERADOR DE MAQUINAS E IMPLE FEIRA GRANDE MENTOS AGRICOLA GIRAU DO PONCIANO OPERADOR DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO IGACI PRODUTOR DE DERIVADOS DO LEITE LAGOA DA CANOA PREPARADOR DE DOCES E CONSERVAS LIMOEIRO DE ANADIA ARTESAO DE PINTURA EM TECIDO MAR VERMELHO ARTESÃO DE BORDADO Á MÃO MARIBONDO COSTUREIRO MINADOR DE NEGRÃO OLHO DAGUA GRANDE PALMEIRA DOS INDIOS PAULO JACINTO QUEBRANGULO SÃO BRAZ SÃO SEBASTIÃO TAQUE D'ARCA TRAIPU

17 REALIZAÇÃO DOS CURSOS De Segunda a Sexta – Feira 4 horas diária Turno : manhã ou tarde

18 DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

19 Participar integralmente das atividades do curso e cumprir todos os requisitos educacionais regulamentares; Ter frequência mínima de 75% nas aulas do curso; Manter frequência e desempenho satisfatório no curso em que está matriculado; Cumprir as normas regulamentais do SENAR e as normas institucionais do PRONATEC; COMPROMISSO

20 Comunicar à coordenação pedagógica do SENAR quando do seu impedimento ou desistência do curso, apresentando a justificativa formal á instituição nas seguintes situações: - Doenças – com apresentação de atestado médico em até 72 horas; - Mudança para outro município; - Situação de trabalho em horário incompatível com o curso; OBSERVAÇÃO : ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

21 Dorilea Ferreira Telefones: / Celular: CONTATO


Carregar ppt "PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google