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Encontros Regionais e Nacional dos Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS No âmbito do MDS, a Gestão do Trabalho tem sido cada vez mais fortalecida,

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2 Encontros Regionais e Nacional dos Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS No âmbito do MDS, a Gestão do Trabalho tem sido cada vez mais fortalecida, seja pela regulamentação das normas como a LOAS atualizada, pelas resoluções do CNAS, sendo a mais relevante ultimamente a nova NOB/SUAS; seja pelas crescentes demandas que se impõem para execução dos serviços socioassistenciais com qualidade. Baseados nessa premissa, o MDS, vem empreendendo esforços cada vez maiores para concretização da NOB/SUAS – RH, destacando recentemente a PNEP/SUAS e o CapacitaSUAS. Nesse percurso, ganha relevância esse processo, mas principalmente qual a contribuição que diferentes ocupações empreendem para qualificar os serviços socioassistenciais.

3 Oficinas Regionais com osTrabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS Os Encontros Regionais, seguindo a concepção democrática que norteia as ações do MDS, foi pactuado em reunião da Gestão do Trabalho com os Estados realizada em 26 e 27 de novembro, os locais que ocorreriam esses encontros, sendo: REGIÃOLOCAL DE REALIZAÇÃODATA DE REALIZAÇÃO SULCuritiba - PR26 e 27/08 SUDESTEVitória – ES24 e 25/09 NORTEPalmas – TO29 e 30/10 NORDESTESalvador – BA06 e 07/11 CENTRO-OESTECampo Grande – MS26 e 27/11

4 Oficinas Regionais com os Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS Objetivos : Gerais: Coletar e sistematizar, relativamente aos trabalhadores alocados nas diferentes ocupações de nível médio, no âmbito do SUAS, dados e informações relacionados a atribuições e atividades desempenhadas, capacidades e competências necessárias, e perfil profissional requerido, tendo em vista qualificar o processo de tomada de decisão do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) quanto ao reconhecimento das ocupações de nível médio essenciais à implementação do sistema; Coletar e sistematizar, relativamente aos trabalhadores alocados nas diferentes ocupações de nível médio, no âmbito do SUAS, dados e informações relacionados a atribuições e atividades desempenhadas, capacidades e competências necessárias, e perfil profissional requerido, tendo em vista qualificar o processo de planejamento de ações de formação e capacitação dirigidas a esses trabalhadores.

5 Oficinas Regionais com os Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS Objetivos : Específicos: Identificar as atribuições e atividades desempenhadas pelas diferentes ocupações de nível médio alocadas nas funções de gestão, de controle social e de provimento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistencias; Identificar as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias ao desempenho das atribuições e atividades destinadas às diferentes ocupações de nível médio alocadas nas funções de gestão, de controle social e de provimento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistencias; Identificar o perfil profissional necessário ao desempenho das atribuições e atividades destinadas às diferentes ocupações de nível médio alocadas nas funções de gestão, de controle social e de provimento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistencias.

6 PROGRAMAÇÃO 1º DIA 08h00 às 09h00Credenciamento dos participantes 09h00 às 10h20Abertura 10h20 às 10h30Objetivos, metodologia e justificativa dos Encontros 10h30 às 11h00 Palestra: O trabalho social no SUAS Palestrante: Simone Albuquerque Diretora do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS) da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS 11h00 às 11h30 Palestra: A concepção de convivência e fortalecimento de vínculos no SUAS Palestrante: Abigail Torres Consultora do MDS para acompanhamento, sistematização e análise qualitativa dos resultados dos Encontros Regionais dos Trabalhadores de Nível Médio do SUAS 11h30 às 12h20Questões e debate 12h20 às 14h00Almoço 14h00 às 18h00 Oficinas de Trabalho: Identificação e sistematização das atividades e atribuições desenvolvidas pelos trabalhadores alocados nas diferentes ocupações de nível médio

7 PROGRAMAÇÃO 2º DIA 08h30 às 12h00 Oficinas de Trabalho: Identificação e sistematização das competências necessárias e dos perfis profissionais requeridos para o desenvolvimento das atividades e atribuições desenvolvidas pelos trabalhadores alocados nas diferentes ocupações de nível médio 12h00 às 14h00 Almoço 14h00 às 15h30 Fechamento: Apresentação da sistematização dos resultados das Oficinas de Trabalho 15h30 às 17h00 Questões e debate 17h00 às 17h30 Encerramento

8 METODOLOGIA Desenvolver dinâmica que permita, a partir da fala dos trabalhadores, o registro e a sistematização: das atividades e atribuições que desenvolvem no âmbito da ocupação na qual estão alocados; do perfil profissional e das competências necessárias ao trabalho que realizam.

9 METODOLOGIA Condições para a realização da dinâmica: Organizar Oficinas de Trabalho para cada uma das Funções de Trabalho especificadas abaixo: Função de Gestão: 1. Auxiliar administrativo (lotados em equipamentos e nas sedes); 2. Auxiliar de contabilidade; 3. Auxiliar de informática/digitador; Função de Provimento dos Serviços e Benefícios: 1. Orientador Social; 2. Facilitador de Oficinas; 3. Cuidador Social; 4. Educador; 5. Cadastrador. Função Controle Social: a) pessoal de nível médio de apoio às secretarias executivas dos conselhos de Assistência Social.

10 DINÂMICA DAS OFICINAS ORDEM DAS ATIVIDADESDESCRIÇÃO DA ATIVIDADE TEMPO 1º TURNO 1.Apresentação dos participantes.O facilitador solicita aos participantes que se apresentem, informando: nome, ocupação, município e estado. 35 min 1.Explicação da dinâmica e explicitação dos objetivos perseguidos. O facilitador apresenta aos participantes os objetivos do trabalho a ser desenvolvido e explica a dinâmica adotada: a) distribuição dos participantes em grupos por ocupação; b) importância de que cada participante fale sobre as atividades desenvolvidas no trabalho; c) registro das falas do grupo por um relator; d) sistematização e registro das atividades em targetas; e) fixação das targetas no quadro lógico. 15 min 1.Distribuição dos participantes em grupos de trabalho de acordo com as diferentes ocupações. O facilitador indica os locais onde os grupos de trabalho por ocupação devem se reunir. 10 min 4. Exposição/discussão pelos participantes, nos grupos, com o objetivo de identificar e explicitar as atividades realizadas no trabalho. 5. Listagem e registro em tarjetas das atividades identificadas e fixação das mesmas no quadro lógico. O facilitador orienta os participantes a falarem sobre as atividades que realizam no dia-a-dia nos seus locais de trabalho. Questões orientadoras: O que você faz para realizar o seu trabalho de...? Que outras atividades podem ser realizadas pelo...? O relator registra as atividades citadas nas falas dos participantes Os participantes, sob orientação do facilitador, registram as atividades em tarjetas e no quadro lógico 2 horas

11 ORDEM DAS ATIVIDADESDESCRIÇÃO DA ATIVIDADE TEMPO 2º TURNO 6. Discussão e identificação pelos participantes, nos grupos, das competências e do perfil profissional necessário ao desenvolvimento das atividades e atribuições anteriormente identificadas. 7. Listagem e registro em tarjetas das competências identificadas. O facilitador orienta os participantes a refletirem e falarem sobre o que necessitam saber, saber fazer, e sobre as atitudes que precisam mobilizar para realização das atividades e atribuições anteriormente identificadas: Questões orientadoras: O que um trabalhador precisa saber, ou seja, que informações e conhecimentos precisa ter para realizar a atividade...? Que habilidades um trabalhador precisa mobilizar para realizar a atividade...? Que postura ou atitude um trabalhador precisa adotar ao realizar a atividade...? O relator registra os conhecimentos, habilidades e atitudes citados pelos participantes Os participantes, sob orientação do facilitador, registram as atividades em tarjetas e fixam-nas no quadro lógico 2 horas 8. Retomada da Oficina de Trabalho com todas as ocupações de uma mesma função. O facilitador solicita aos participantes que tomem seus lugares na recomposição da Oficina com todas as ocupações reunidas 10 min 9. Reflexão coletiva sobre a complementaridade e as sobreposições de atividades e atribuições identificadas para cada ocupação O facilitador chama atenção dos participantes para as complementaridades e sobreposições de atividades e atribuições registradas no quadro lógico e estimula a reflexão dos participantes quanto ao fato O relator registra as principais ideias apresentadas pelos participantes quanto ao tema 1 hora DINÂMICA DAS OFICINAS

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