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Introdução aos Estudos Linguísticos Introdução aos Estudos Linguísticos Formas de Expressão Expressão Escrita (correspondência)

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Apresentação em tema: "Introdução aos Estudos Linguísticos Introdução aos Estudos Linguísticos Formas de Expressão Expressão Escrita (correspondência)"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução aos Estudos Linguísticos Introdução aos Estudos Linguísticos Formas de Expressão Expressão Escrita (correspondência)

2 CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente A estrutura da experiência mais recente para a mais antiga também é possível, por forma a tornar mais relevante a última experiência profissional

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4 Não se deve utilizar este tipo de CV quando: –Se possui pouca experiência profissional –Não se possui uma especialização específica à qual se pretende candidatar –Se a última experiência profissional não é a mais relevante para a candidatura em questão

5 Centra-se na actividade / nas funções desenvolvidas pelo candidato ao longo da sua carreira profissional Divide a experiência profissional em conhecimentos específicos, de acordo com a área de especialidade técnica de cada pessoa e todas as competências que o candidato foi desenvolvendo, concorrendo, assim, para um melhor desempenho das suas funções Exemplo: CV funcional

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7 Vantagens: -Permite disfarçar aspectos menos positivos (média baixa no curso) -Resulta melhor se os recrutadores pretendem uma pessoa com um perfil que resulta do aperfeiçoamento -Estimula o recrutador a confrontar o candidato com questões que visam aferir a sua capacidade argumentativa e crítica, bem como a revelar a sua ambição e vontade de vencer -Permite ao candidato revelar a sua capacidade de redacção

8 Desvantagens: -Encarado como uma forma de camuflar aspectos menos positivos -Tende a ser extenso -Susceptível de diversas interpretações por parte de quem o lê

9 Alia uma maior formalidade do curriculum cronológico e a adaptabilidade do curriculum funcional Combina uma boa organização, destacando os aspectos mais importantes, com a descrição da situação profissional que melhor se adequa à candidatura Exemplo: CV misto

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11 Vantagens: - Permite ao candidato ser mais telegráfico em alguns aspectos e mais descritivo noutros que interessam mais para aquela situação concreta

12 Lançado em 2002, com vista a favorecer a mobilidade de profissionais na Europa Garante a adaptação aos diferentes perfis e uma maior transparência das qualificações a nível europeu Exemplo: CV - Formato Europeu

13 Acompanha o CV Breve Formal Simples Linguagem correcta Exemplo: Carta de acompanhamento / Apresentação

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15 CV de apresentação Utilizado para proceder à apresentação de determinada pessoa, sob determinado prisma em função da ocasião Conferencista (especialista) Pretende resumir apenas alguns aspectos do percurso de uma pessoa, evidenciando determinadas características relevantes para a situação em questão (o que faz da pessoa um perito numa determinada matéria) Exemplo:

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17 Carta de Candidatura Simultaneamente carta de apresentação e CV resumido Deve incluir: –Referências à fonte do anúncio –Dados solicitados no anúncio Deve ainda: –Mostrar disponibilidade para responder a questões aquando de uma possível entrevista –Apresentar cumprimentos, colocar a data e assinar Exemplo:

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19 Candidatura espontânea Forma da pessoa se dar a conhecer / fazer a sua promoção pessoal Como? –Dirigindo uma carta a uma entidade empregadora, oferecendo espontaneamente os seus serviços –Acompanhar a carta de um CV A promoção é feita através da carta que deverá suscitar o interesse do empregador, realçar as virtualidades do curriculum e mostrar a motivação e o interesse do candidato relativamente à entidade empregadora Exemplo:

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21 Anúncio de emprego Forma da pessoa se dar a conhecer / fazer a sua promoção pessoal Deve: – Ter uma leitura fácil –Possuir um estilo telegráfico –Salientar as principais características para a função que se pretende desempenhar –Ser apelativo, despertar a atenção e o interesse Exemplo:

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23 Convocatória Meio através do qual se convidam e informam os participantes de uma reunião acerca do dia, hora, local e ordem de trabalhos dessa reunião Três tipos de convocatórias: –Formais –Informais Possuem elementos fixos: –Nome da empresa ou organismo que convoca –Data da reunião: dia, mês, ano, hora e local –Ordem de trabalhos/agenda: assuntos a debater –Quem convoca –Data da convocatória Exemplo:

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25 Acta Relato fiel dos assuntos tratados e dos factos ocorridos durante uma reunião, especificando: –Data, hora, local, grupo que reuniu e nome da pessoa que presidiu –Presenças e ausências –Ordem de trabalhos –Outros assuntos discutidos, mesmo que não constem da ordem de trabalhos –Quaisquer acções que tenham sido acordadas e respectivos responsáveis pela sua execução –Quaisquer votações que tenham sido efectuadas, indicando o número de votos a favor, contra e abstenções –Encerramento com indicação da hora Exemplo:

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27 Relatório Forma especializada de comunicação escrita que fornece informação de forma concisa sobre determinados factos Características que deve possuir: –Elaborado tendo por base a estrita realidade, com uma linguagem simples e adequada ao destinatário do relatório e fazendo a observação crítica dos factos narrados –A argumentação apresentada deve conduzir a uma demonstração e respectiva conclusão –Tem como objectivo a apresentação de propostas viáveis e soluções pertinentes Exemplo:

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