A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFA. LILLIAN ALVARES FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFA. LILLIAN ALVARES FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 PROFA. LILLIAN ALVARES FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento

2 Lista de termos

3 Lista de autoridades Lista de termos usada para controlar a variedade de nomes para entidades. Geralmente, não inclui uma organização nem uma estrutura complexa. A apresentação pode ser alfabética ou organizada por um esquema de classificação superficial. Por exemplo: nomes de países, indivíduos ou instituições.

4 Glossários Lista de termos, em geral, com definições. Os termos podem ser de um assunto específico ou de um trabalho particular.

5 Dicionários Listas de palavras em ordem alfabética e suas definições. Seu escopo é mais geral que os glossários. Podem prover informações sobre a origem de uma palavra, variações quanto a morfologia e a escrita da palavra, bem como, os múltiplos significados dentre as disciplinas.

6 Gazetteers É um dicionário de nomes de lugares. Os tradicionais são publicados na forma de livros ou aparecem como índice nos atlas geográficos, tais como rios, cidades ou escola. Geoespacialmente referenciados os gazetteers apresentam as coordenadas para a localização de lugares na superfície da Terra. O termo gazetteer possui vários significados incluindo publicações destinadas a informações jurídicas e informações sobres patentes.

7 Classificação e categoria

8 Cabeçalho de assunto Conjunto de termos controlados que representam o assunto de um item de uma coleção. Pode ser extensivo e cobrir vários assuntos, embora sua estrutura seja, geralmente, muito superficial e limitada.

9 Esquemas de classificação, de categorização e taxonomias Embora exista sutil diferença entre esses tipos de SOC, eles oferecem maneiras de separar entidades em tópicos de níveis mais gerais, como uma cadeia hierárquica numérica e alfabética. As categorias de assunto são frequentemente usadas em estruturas hierárquicas comumente encontradas nos tesauros. As taxonomias são amplamente usadas em modelo orientado a objeto e em sistemas de gestão do conhecimento, para indicar grupos de objetos baseados em características particulares.

10 Lista de relacionamentos

11 Tesauros Conjunto de termos representando conceitos e as relações hierárquica, equivalente e associativa entre eles.

12 Redes semânticas Estrutura de conceitos e termos em forma de rede ou teia, os conceitos são nós e os relacionamentos expandem-se a partir dos nós.

13 Ontologia Representa relacionamentos complexos entre objetos, incluindo regras de inferência e axiomas, não incluídos em nenhum outro tipo de SOC.

14 Complemento de tipos de SOC

15 Mapas bibliométricos: técnicas bibliométricas usadas, por exemplo, para fazer a análise de citação ou métodos de construção e manutenção semi- automática de tesauros;

16 Mapas conceituais: permite visualizar as relações entre conceitos de forma a estabelecer um diagrama e utilizar setas para conectar-se com os conceitos.

17 Folksonomias: indexação colaborativa de conteúdo (sítios, músicas, filmes, textos, etc.) com palavras-chave ou etiquetas de livre escolha, permitem que internautas usem palavras de vocabulários próprios de cada comunidade, fazendo com que outros usuários interessados no mesmo assunto encontrem o conteúdo mais facilmente.

18 Referência BRÄSCHER, Marisa; CARLAN, Eliana. Sistemas de organização do conhecimento: antigas e novas linguagens. In: Jaime Robredo; Marisa Bräscher (Orgs.). Passeios no Bosque da Informação: Estudos sobre Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Brasília DF: IBICT, 2010, 335 p. ISBN: Capíitulo 8, p Edição eletrônica. Disponível em: (Edição comemorativa dos 10 anos do Grupo de Pesquisa EROIC).


Carregar ppt "PROFA. LILLIAN ALVARES FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google