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Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul

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Apresentação em tema: "Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

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2 Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul

3 autarquia com autonomia financeira, funcional e administrativa
CRIAÇÃO Lei Estadual 9 de janeiro de 1997 autarquia com autonomia financeira, funcional e administrativa

4 OBJETIVOS I - assegurar a prestação de serviços adequados - regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia e modicidade tarifária; II - garantir a harmonia de interesses dos usuários e delegatátios de serviços públicos; III - zelar pelo equilíbrio econômico-financeiro dos serviços públicos delegados.

5 COMPETÊNCIA Serviços públicos delegados prestados no Estado do Rio Grande do Sul e de sua competência ou a ele delegados por outros entes federados,em decorrência de norma legal ou regulamentar,disposição convenial ou contratual.

6 ÁREAS DE ATUAÇÃO energia elétrica (convênio com a ANEEL)
rodovias concedidas travessias hidroviárias transporte intermunicipal de passageiros estações rodoviárias saneamento outras

7 ESTRUTURA PREVISTA EM LEI
7 Conselheiros (atualmente 6) 4 Diretores 34 técnicos de nível superior (atualmente 32) 21 técnicos de nível médio( atualmente 14) 6 cargos de níveis médio e elementar 14 cargos em comissão ou função gratificada 2 assessores técnicos

8 ORGANIZAÇÃO Conselho Superior Diretoria Geral
Diretoria de Qualidade dos Serviços Diretoria de Tarifas e Estudos Econômico-Financeiros Diretoria de Assuntos Jurídicos Gerências (4) Ouvidoria Gabinete Administrativo

9 DISTRIBUIÇÃO DE PESSOAL Efetivo AGERGS -março 2008 SETOR EFETIVO %
ADMINISTRATIVO 23 28,05 CONSELHO 8 9,76 DIREÇÃO GERAL 3 3,66 DIREÇÃO JURÍDICO 7 8,54 GABINETE GPE 10 12,20 IMPRENSA OUVIDORIA 6 7,32 PÓLOS 5 6,10 SANEAMENTO TRANSPORTE 9 10,98 TOTAL 82 100,00

10 FINANCIAMENTO Os recursos da AGERGS provêm
predominantemente da Taxa de Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos Delegados: TAFIC, a qual possibilitou que a Agência conquistasse, desde 2001, sua autonomia financeira.

11 FINANCIMENTO

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13 CONVÊNIO ANEEL Recursos provenientes do convênio com a
Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Recursos vinculados e destinados à cobertura das despesas com a descentralização de atividades de regulação na área de energia elétrica, incluindo despesas administrativas e de pessoal. Transferências da ANEEL em 2007 R$ 760,56 MIL

14 REALIZAÇÕES Plano de Contas: transporte hidroviário
transporte rodoviário Banco de dados do transporte intermunicipal dados cadastrais dados operacionais dados geográficos

15 REALIZAÇÕES Tarifas homologações de revisões/reajustes
precedidas de Audiências Públicas consulta pública de notas técnicas sobre modelos tarifários

16 REALIZAÇÕES Levantamento e fiscalizações das estações rodoviárias
Indicadores de Qualidade das Rodovias Concedidas

17 REALIZAÇÕES Pesquisas de Opinião 1998/99 – usuários voluntários
2000 – usuários de energia elétrica 2001/06 – usuários dos serviços regulados • 2002/03/04/05/06/07 – usuários voluntários

18 Ouvidoria AGERGS Solicitações registradas em 2007, por área

19 USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS 1998 – início do cadastramento e I Consulta
1999 – II Consulta 2002 – III Consulta 2003 – criação do boletim Informativo AGERGS e I Seminário dos Usuários Voluntários e IV Consulta 2004 – II Seminário e V Consulta 2005 – III Seminário e VI Consulta 2006 – IV Seminário e VII Consulta 2007 – Seminários Regionais VII Consulta

20 Usuários Voluntários Continuidade ao Programa de Relacionamento
5.000 usuários cadastrados Lei , de 6 de janeiro de 1998, que instituiu o código Estadual de Qualidade dos Serviços Públicos. A maioria inscrita em mais de uma área de interesse (energia elétrica, saneamento, pólos de concessão rodoviária, sistema de transporte intermunicipal de passageiros, travessias hidroviárias

21 USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS

22 REALIZAÇÕES Curso do MBA – Especialização em Regulação dos Serviços Públicos -18 servidores Curso de Especialização em Regulação na Flórida (USA) 1 servidor Participação do Corpo Diretivo e Técnico em Congressos, Palestras e Seminários diretamente relacionados à atividade-fim da Agência.

23 AVALIAÇÃO 10 ANOS Permanente embate entre a AGERGS e o executivo e empresas Consolidação do conhecimento técnico sobre as atividades reguladas Percepção da Sociedade, ainda que incipiente, sobre a Regulação. Participação social.

24 O PORVIR OBJETIVO E AÇÕES INSTITUCIONAIS
OBJETIVO E AÇÃO ORGANIZACIONAL OBJETIVO E AÇÃO PARA A REESTRUTURAÇÃO DA AGERGS

25 OBJETIVO INSTITUCIONAL
Reafirmar o nome da AGERGS como instituição de referência para a promoção do crescimento econômico e do bem estar dos gaúchos através do conhecimento técnico mantendo eqüidistância entre Usuários, Concessionárias e o Poder Concedente.

26 AÇÕES INSTITUCIONAIS 1.Notícia Institucional: Veiculação através de rádio e demais meios de comunicação das atividades desenvolvidas pela AGERGS de modo a ser a referência, fonte de notícias das ações regulatórias, contrapondo interpretações distorcidas e desfavoráveis. 2.Visitas Institucionais: Empreender visitas periódicas aos dirigentes de entidades relacionadas com a AGERGS, difundindo as atividades desenvolvidas e quando possível colocando-se à disposição para colaborar no equacionamento de questões. O público alvo dessa ação é o Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas, PROCON, acrescidas das Secretarias de Estado, Prefeituras, entidades representativas das concessionárias e empresas de comunicação.

27 AÇÕES INSTITUCIONAIS 3. Seminários Institucionais: Apresentação de seminários sobre regulação para entidades que, de forma direta ou indireta, atuam e muitas vezes invadem o espaço da regulação. Os seminários institucionais têm como público alvo o Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas e PROCON. Os seminários abordarão aspectos específicos das atividades da AGERGS, como Transporte, Pólos, Hidrovias e outras áreas reguladas. Os seminários deverão enfatizar aos os diferentes atores os limites, as precariedades dos instrumentos legais disponíveis para uma maior eficácia da prestação dos serviços públicos delegados, procurando adequar a qualidade com o financiamento das atividades delegadas.

28 AÇÕES INSTITUCIONAIS 4. Audiências Públicas: Realização de Audiências Públicas para escutar da população as demandas, relativas à prestação dos serviços públicos delegados quanto à qualidade e tarifa. Por ocasião dos reajustes tarifários, as Audiências Públicas deverão ser realizadas, preferencialmente, nos municípios representativos de onde ocorre a concessão. 5. Propaganda Institucional: Veiculação em rádio e demais meios de comunicação de peças promocionais que enfatizem o papel da AGERGS na sociedade. Os Programas de grande audiência e os comunicadores formadores de opinião são o público alvo

29 AÇÕES INSTITUCIONAIS 6. 2º Prêmio AGERGS/Banrisul de Jornalismo: Com o apoio do BANRISUL, ASEGERGS e da ARI- Associação Riograndense de Imprensa, a AGERGS promove o 2º Prêmio de Jornalismo que tem como objetivo premiar os melhores trabalhos nas categorias Mídia Impressa, Mídia Eletrônica e Trabalho Acadêmico.

30 OBJETIVO ORGANIZACIONAL
Implantar um programa de qualidade de gestão de modo a mapear as diferentes atividades desenvolvidas na AGERGS estabelecendo as rotinas, e os manuais de procedimentos necessários para a compreensão de todos os servidores de como fazer e executar sua função. A implantação de um Programa de Qualidade objetiva também a elaboração de indicadores de desempenho que serão utilizados na premiação por produtividade contida no projeto de reestruturação a ser encaminhado ao Executivo e também na obtenção de um certificado de qualidade permitindo com isso que a AGERGS seja mais rigorosa na fixação de qualidade dos serviços públicos delegados.

31 AÇÃO PARA A REESTRUTURAÇÃO DA AGERGS
Elaborar minuta de projeto de Lei, instituindo o poder de multa, alteração no organograma, ampliação do quadro técnico, alteração no plano de carreira dos funcionários, implantação de indicadores de produtividade, alterando a Lei

32 Jorge da Silva Accurso Diretor-Geral Telefone: 51 3288-8800
Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados Do Rio Grande do Sul Jorge da Silva Accurso Diretor-Geral Telefone:


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