A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÕES NA GESTÃO DO GOVERNO DE GOIÁS CASE: SYSCORE SISTEMA DE MEDIÇÃO E ANÁLISE DE INDICADORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÕES NA GESTÃO DO GOVERNO DE GOIÁS CASE: SYSCORE SISTEMA DE MEDIÇÃO E ANÁLISE DE INDICADORES."— Transcrição da apresentação:

1 INOVAÇÕES NA GESTÃO DO GOVERNO DE GOIÁS CASE: SYSCORE SISTEMA DE MEDIÇÃO E ANÁLISE DE INDICADORES

2 REFLEXÃO ! Que resultados quantitativos foram alcançados pelo Programa/Ação que você gerencia? E resultados qualitativos? O Programa/Ação que você gerencia está sendo eficaz? E eficiente? Você está medindo e avaliando os resultados do Programa/Ação de sua responsabilidade, em tempo suficiente para a tomada de decisão?

3 O QUE NÃO É MEDIDO, NÃO É GERENCIADO. (KAPLAN E NORTON)

4 Os indicadores permitem escapar aos juízos fundados na subjetividade e passam a funcionar como instrumentos que permitem mensurar processos, produtos ou impactos das ações realizadas, seja numa perspectiva quantitativa como qualitativa. Para que não haja dúvidas a respeito dos objetos mensurados através dos indicadores, é essencial que esta informação seja chancelada, ou seja, proveniente de fonte que se responsabilize pela mesma. A IMPORTÂNCIA DO INDICADOR NA MEDIÇÃO DO DESEMPENHO

5 AVALIAÇÃO - ATRIBUTOS LEGAIS LEI Nº , DE 16 DE JANEIRO DE Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2004/2007. Art. 12. O Plano Plurianual e os seus programas serão anualmente avaliados.

6 Os indicadores são utilizados para: Internalizar na organização as necessidades e expectativas dos clientes Embasar a análise crítica dos resultados de um programa / ação e do processo de tomada de decisão Contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais Facilitar o planejamento e o controle do desempenho, através do estabelecimento de unidades de medida e também da apuração dos desvios ocorridos Viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização

7 SYSCORE CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES

8 DEFINIÇÃO DO SYSCORE O QUE É O SYSCOREO QUE NÃO É O SYSCORE É um software desenvolvido para a medição e avaliação do desempenho dos indicadores dos programas e ações do PPA. Não é um software para monitoramento de tarefas – SIGEPLAN/Controladoria. É um software que complementa o ciclo de gestão, na fase de avaliação do PPA. Ele não substitui nenhum sistema corporativo já existente.

9 SOFTWARE INOVADOR Baseado no modelo Balanced Scorecard – BSC: Metodologia de gestão que mede o desempenho organizacional através de indicadores, comparando-os ao estabelecido no planejamento estratégico. Utilizado por diversas organizações: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, FURNAS, AGANP, IPASGO, UNB, PQSP, IEL e NET ALPHA.

10 CRONOGRAMA SYSCORE JUN / 05AQUISIÇÃO DO SOFTWARE. JUL / 05TREINAMENTO DE 12 PESSOAS DA EQUIPE TÉCNICA DA SEPLAN. AGO / 05 REUNIÕES COM TODOS OS ÓRGÃOS PARA REVISÃO E READAPTAÇÃO DOS INDICADORES DE PROGRAMA. INSERÇÃO DA BASE DE DADOS NO SOFTWARE. SET / 05 TREINAMENTO DE 35 ÓRGÃOS TOTALIZANDO 120 PESSOAS TREINADAS. INSERÇÃO DOS INDICADORES NO SOFTWARE. OUT / 05 REUNIÕES COM AS EQUIPES DE PLANEJAMENTO DE 10 ÓRGÃOS PILOTO - INSTALAÇÃO E VERIFICAÇÃO DO SOFTWARE. NOV e DEZ / 05 REUNIÕES AMPLIADAS EM 10 ÓRGÃOS PILOTO - DISSEMINAR A FERRAMENTA MOSTRANDO SUAS FUNCIONALIDADES. ATIVIDADES REALIZADAS

11 CRONOGRAMA SYSCORE ATIVIDADES A REALIZAR 2006 DEFINIÇÃO E INSERÇÃO DE INDICADORES POR AÇÃO, POR SETOR E POR LINHA ESTRATÉGICA. MONITORAMENTO DA EVOLUÇÃO DOS INDICADORES INSERIDOS NO SISTEMA. REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE DISCUSSÃO PARA ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO DOS INDICADORES. MIGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERADAS PELO SYSCORE PARA O SISTEMA DE AVALIAÇÃO.

12 SYSCORE EM NÚMEROS Número de USUÁRIOS do sistema 280 Número de INDICADORES cadastrados 288 Número de LICENÇAS concorrentes 10 Número de ÓRGÃOS com indicadores cadastrados 27

13 NÚMERO DE INDICADORES POR ÓRGÃO ÓRGÃONº AGF0 AGANP17 AGDR1 AGDRF0 AGDI0 AGECOM18 AGEHAB0 AGEL0 AGEPEL12 AGESP5 AGETOP9 AGETUR13 AGMA0 AGR8 ÓRGÃONº AGRODEF0 CBM2 CELG0 DETRAN3 GECONI0 IPASGO8 IQUEGO0 JUCEG10 SAI0 SANEAGO8 SEE17 SEAGRO10 SEC21 SECID4 ÓRGÃONº SECOMEX4 SECTEC11 SEFAZ7 SEINFRA3 SEMARH0 SEPLAN9 SES29 SET7 SGG0 SIC12 SSPJ (PM, PC e PROCON) 19 UEG21

14 SYSCORE GRÁFICOS, CONSULTAS E FUNCIONALIDADES

15 ACESSO AO SYSCORE

16 DESDOBRAMENTO ESTRATÉGICO

17 DESDOBRAMENTO ESTRATÉGICO / ANÁLISE CRÍTICA

18 CADASTRO DE INDICADORES

19 EXEMPLO 1 BOLSA UNIVERSITÁRIA CASE: SYSCORE

20 GRÁFICO EVOLUÇÃO: % anual de reprovação dos beneficiários da Bolsa Universitária

21 GRÁFICO EVOLUÇÃO: % anual de reprovação dos beneficiários da Bolsa Universitária - parâmetros

22 GRÁFICO EVOLUÇÃO: Número acumulado de universitários beneficiados com Bolsa Universitária

23 GRÁFICO EVOLUÇÃO: % de alunos beneficiários com a Bolsa Universitária em relação ao previsto

24 ANÁLISE COMPARATIVA: % de alunos beneficiários com a Bolsa Universitária em relação ao previsto, % anual de reprovação dos beneficiários da Bolsa Universitária e Tx Anual de evasão dos beneficiários com a Bolsa Universitária

25 CASE: SYSCORE EXEMPLO 2 SANEAGO

26 GRÁFICO EVOLUÇÃO: Índice da população urbana do Estado atendida com abastecimento de água

27 ANÁLISE COMPARATIVA: Índice da população urbana de Águas Lindas, Entorno do DF e do Estado de GO atendidos com abastecimento de água.

28 RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO DOS INDICADORES: Índice da população urbana de Águas Lindas atendida com abastecimento de água

29 RELATÓRIO SITUAÇÃO ATUAL DOS INDICADORES DA SANEAGO

30 EXEMPLO 3 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CASE: SYSCORE

31 GRÁFICO EVOLUÇÃO: % de alunos beneficiados com transporte escolar

32 GRÁFICO EVOLUÇÃO: % de alunos reprovados

33 GRÁFICO EVOLUÇÃO: Nº de famílias beneficiadas pelo Salário Escola

34 PANORAMA GLOBAL DE DESEMPENHO: Secretaria da Educação

35 PAINEL DE BORDO SETORIAL: Secretaria da Educação

36 INFORMAÇÕES FINAIS O SYSCORE é um software que foi adquirido pelo Estado de Goiás e será disponibilizado à todos os órgãos/entidades, que será o maior interessado na sua utilização. O SYSCORE é uma ferramenta que permite ao responsável pelo programa/ação medir o desempenho de suas metas e avaliar o resultado de seus programas. O órgão deverá se preocupar em cadastrar informações que retratem a realidade do desempenho de suas atividades, não mascarando resultados, uma vez que o sistema possibilita ao gestor fazer análises críticas.

37 MENSAGEM FINAL O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas. (Willian George Ward)

38 CONTATOS: e


Carregar ppt "INOVAÇÕES NA GESTÃO DO GOVERNO DE GOIÁS CASE: SYSCORE SISTEMA DE MEDIÇÃO E ANÁLISE DE INDICADORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google