A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontros Semanais: Terças-feiras: 20:30 às 21:50 Sextas-feiras: 20:30 às 21:50 Avaliação da Aprendizagem A1 – 07/05 Avaliação da Aprendizagem A2 – 02/07.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontros Semanais: Terças-feiras: 20:30 às 21:50 Sextas-feiras: 20:30 às 21:50 Avaliação da Aprendizagem A1 – 07/05 Avaliação da Aprendizagem A2 – 02/07."— Transcrição da apresentação:

1

2 Encontros Semanais: Terças-feiras: 20:30 às 21:50 Sextas-feiras: 20:30 às 21:50 Avaliação da Aprendizagem A1 – 07/05 Avaliação da Aprendizagem A2 – 02/07 Avaliação da Aprendizagem A3 – 16/07 Trabalho A1 – 3,0 pontos - Trabalho em equipe - 2,0 pontos + Trabalhos individuais - 1,0 ponto = Total: 3,0 pontos Trabalho A2 – 3,0 pontos - Trabalho em equipe - 2,0 pontos + Trabalho individual (ética, cooperação e tolerância) - 1,0 ponto = Total: 3,0 pontos Pontuação extra: 1,0 ponto no somatório das Avaliações da Aprendizagem A1 e A2. (assiduidade, realização das tarefas e participação nas aulas).

3 Análise dos pressupostos filosóficos, antropológicos, axiológicos(ramo da filosofia que estuda os valores), epistemológicos(ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento/Teoria do Conhecimento) e políticos subjacentes às práticas educativas. Significação ideológica do discurso pedagógico. Estudo das correntes filosóficas da educação e de sua relação com as tendências pedagógicas através da História. Problemas filosóficos da educação brasileira contemporânea.

4 É dever da escola aceitar o aluno em sua singularidade, respeitar sua cultura, sua forma de expressão, porém, é dever da escola, também, ensinar aos alunos a saberem utilizar a linguagem oral e escrita de forma competente, nas diferentes situações comunicativas (em diferentes contextos). Os educadores devem organizar sua prática pedagógica de forma que os alunos tenham acesso aos diferentes gêneros textuais que circulam na contemporaneidade, tendo sempre o cuidado de contextualizar o material com a realidade a ser trabalhada.

5 Identificar a importância da Filosofia para a compreensão da história da Educação. Analisar as propostas filosófico-pedagógicas da Antiguidade Clássica à Contemporaneidade. Analisar a história da educação como possibilidade de expansão das potencialidades pedagógicas na atualidade. Identificar os pressupostos filosóficos subjacentes às práticas Educativas. Analisar o contexto escolar atual e as influências histórico-filosóficas da educação, desenvolvendo atividades de prática pedagógica.

6 1. As concepções de educação através da História: 1.1. A Educação das culturas clássicas: as contribuições de Sócrates, Platão, Aristóteles A Educação no período medieval: a Educação na Patrística (Santo Agostinho) e a Escolástica (São Tomaz de Aquino). A organização das Universidades As mudanças em Educação na transição do feudalismo para o capitalismo: o Renascimento, a Reforma e a Contra-Reforma.

7 1.4. A revolução científica do século XVII e suas consequências para a educação: racionalismo, realismo, romantismo e empirismo A revolução industrial, a revolução francesa e o pensamento liberal: as mudanças na educação e a constituição dos sistemas públicos de ensino As grandes transformações na educação nos séculos XIX e XX: as contribuições de Pestalozzi, Herbart, Dewey, Montessori e Makarenko.

8 2. A educação no Brasil: evolução histórica: 2.1. A educação no Brasil colônia: o predomínio da educação jesuítica A educação do Império à República Velha e a emergência dos Pioneiros da Educação Nova O período Vargas e as reformas nacionais de ensino, o pensamento de Anísio Teixeira O Nacional-desenvolvimentismo e a emergência do movimento popular no Brasil: repercussões no campo educacional A educação nos contextos dos governos militares ( ) A contribuição de Paulo Freire para o pensamento e a política Educacional.

9 3. Tendências pedagógicas contemporâneas e seus fundamentos histórico-filosóficos(contexto social, visão de homem, mundo, história, valores e proposta pedagógica) Marxismo e Neo-marxismo Positivismo Fenomenologia Existencialismo Neo-liberalismo Pedagogia crítica.

10 MORAES, M. Fundamentos Histórico-Filosófi cos da Educação. Rio de Janeiro: Waldyr Lima Editora, RIBEIRO, M. L. História da educação brasileira. A organização escolar. São Paulo: Campinas, ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, MANACORDA, Mário Alighiero. A História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1995.

11 A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira, DOU 16/04/2012


Carregar ppt "Encontros Semanais: Terças-feiras: 20:30 às 21:50 Sextas-feiras: 20:30 às 21:50 Avaliação da Aprendizagem A1 – 07/05 Avaliação da Aprendizagem A2 – 02/07."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google