A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ecologia - Aula 16.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ecologia - Aula 16."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ecologia - Aula 16

2 Ecologia Ecologia (do grego oikos", que significa casa, e "logos", estudo, reflexão), é o ramo da biologia que estuda as interações entre os seres vivos e o meio onde vivem, envolvendo a dependência da água, do solo e do ar.

3 As relações vão além do comportamento individual e a influência causada pelos fatores ambientais (temperatura, umidade, pressão). Mas se estendem à organização das espécies em populações, comunidades, formando um ecossistema e toda a biosfera. Ecologia

4 Componentes estruturais de um ecossistema Componentes abióticos : podem ser físicos- radiação sol, temperatura, luz, umidade, vento; químicos –nutrientes presentes na água e nos solos; ou geológicos –solo. Componentes bióticos : seres vivos. Em um ecossistema existem várias populações de diferentes espécies de seres vivos e o conjunto dessas populações compõe uma comunidade ou biocenose, ou biota.

5 Componentes abióticos Radiação solar- seres clorofilados realizam fotossíntese Atmosfera – contém gases essenciais para a vida Componentes bióticos Podem ser divididos em dois grupos: Organismos autótrofos- seres fotossintetizantes e quimiossintetizantes (produtores) Organismos heterótrofos- consumidores e decompositores

6 Consumidores- se alimentam de outros organismos. Os que se alimentam dos produtores, são chamados consumidores primários, por exemplo os herbívoros, os que se alimentam dos herbívoros, são os consumidores secundários, os que se alimentam dos consumidores secundários são chamados, consumidores terciários... Componentes bióticos

7 Cadeia alimentar

8

9 Pirâmide de biomassa

10 Pirâmide de números Representa a quantidade de indiv í duos em cada n í vel tr ó fico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necess á ria para a dieta de cada um desses.

11 Em alguns casos, quando o produtor é uma planta de grande porte, o gr á fico de n ú meros passa a ter uma conforma ç ão diferente da usual, sendo denominado pirâmide invertida.

12 Ciclos biogeoquímicos Estudaremos os ciclos de quatro elementos químicos, que entram na composição da matéria orgânica: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

13 Ciclos biogeoquímicos

14 Relações entre os seres vivos Os seres vivos de uma comunidade mantêm constantes relações entre si, exercendo influências recíprocas em suas populações. Essa relações podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie(relações intra-específicas) ou entre indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas).

15 Principais relações Intra-específicas harmônicas sociedade e colônia; Intra-específicas desarmônicas canibalismo e competições Intra-específicas. Interespecíficas harmônicas mutualismo, protocooperação, inquilinismo e comensalismo; Interespecíficas desarmônicas amensalismo, predatismo, parasitismo e competição interespecífica.

16 Predatismo Colônia Comensalismo

17 Relações intra-específicas Harmônicas Sociedade: cooperação entre indivíduos da mesma espécie em que há divisão do trabalho. Exemplo: abelhas, cupins. Colônia: associação de indivíduos da mesma espécie anatomicamente unidos entre si. Exemplo: corais. Desarmônicas Canibalismo: indivíduo que mata outro da mesma espécie para se alimentar. Competição: indivíduos que disputam recursos, alimentos, espaços.

18 Mutualismo: associação de fungos e algas. Protocooperação.

19 Relações interespecíficas Harmônicas Mutualismo: os participantes se beneficiam e mantêm uma relação de dependência.Exemplo: líquens (fungos e algas). Protocooperação: os participantes se beneficiam e podem viver de modo independente. Exemplo: ave palito e crocodilo. Inquilinismo: o indivíduo obtém proteção ao se associar a outro. Exemplo: orquídeas vivem sobre árvores. Comensalismo: apenas um participante se beneficia, sem causar prejuízo ao outro. Exemplo: peixe-piloto e tubarão.

20 Inquilinismo Competição

21 Desarmônicas Amensalismo: indivíduos que secretam substâncias que inibem o desenvolvimento de outros indivíduos. Exemplo: fungos que secretam antibióticos. Predatismo: indivíduo que mata outro para dele se alimentar. Exemplo: gaviões que comem cobras. Parasitismo: vive no corpo de outro indivíduo. Exemplo: vírus, bactérias. Competição: duas ou mais espécies disputam o mesmo recurso. Relações interespecíficas


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ecologia - Aula 16."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google