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Prof. Dr. Murilo de A. Souza Oliveira RESPONSABILIDADE SOCIAL

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Apresentação em tema: "Prof. Dr. Murilo de A. Souza Oliveira RESPONSABILIDADE SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Murilo de A. Souza Oliveira RESPONSABILIDADE SOCIAL
TÓPICOS ESPECIAIS II – RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

2 Prof. Murilo de A. S. Oliveira
Doutor em Administração e Turismo/UNIVALI Mestre em Estratégia e Gestão em Negócios/UFRuralRJ Especialista em Desenvolvimento Integrado de RH/UFRJ Especialista em Administração de RH/FABES Bacharel em Administração/UERJ Professor de Graduação e Pós-graduação (Gestão): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ Faculdade Cenecista de Itaboraí/FACNEC Universidade Gama Filho/UGF Centro Universitário ABEU/UNIABEU Centro Universitário Geraldo de Biase/UGB Sociedade Brasileira de Análises Clínicas/SBAC Fundação dos Administradores de Santa Catarina/FUNDASC Faculdade do Litoral Catarinense/FLC-SOCIESC Chefe do Departamento de Gestão Administrativa/DGA Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ

3 A disciplina Objetivo:
Levar o aluno a compreensão de sua responsabilidade futura no âmbito social e ambiental das Empresas numa sociedade globalizada, bem como conscientizá-lo filantrópico-empresarialmente no entendimento do contexto estratégico atual. Ementa: Responsabilidade Social Indicadores de Responsabilidade Social Ambientalismo Balanço Social

4 Fontes de estudo Material educacional de estudo
Livro(s) recomendado(s) Apresentações em power-point Artigos em periódicos científicos Textos de jornais, revistas e sites eletrônicos.

5 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, MELO NETO, Francisco P.; FROES, César. O bem-feito: os novos desafios da gestão de responsabilidade socioambiental sustentável corporativa. Rio de Janeiro: Qualitymark, OLIVEIRA, Marco Antonio L. de. SA 8000: o modelo ISO 9000 aplicado à responsabilidade social. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

6 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 7. ed., 2. reimp., São Paulo: Atlas,   TACHIZAWA, Takeshy; GARRETT, Alexandre. Indicador de desenvolvimento humano organizacional: novas dimensões da cultura corporativa. 1. ed. Editora de Cultura, 2008   VILELA JÚNIOR, Alcir (Org.); DEMAJOROVIC, Jacques (Org.). Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. 1. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.

7 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- RESPONSABILIDADE SOCIAL Papel das Empresas na Sociedade Globalizada Filantropia Filantropia Conceitos de Responsabilidade Social Evolução da Responsabilidade Social Empresarial Conceitos de Cidadania Empresarial Responsabilidade Social Interna e Responsabilidade Social Externa 2– AMBIENTALISMO O Desenvolvimento Industrial e a Natureza Desenvolvimento Sustentável Ambientalismo nas Organizações: Aspectos Regulatórios e Estratégicos Impactos Ambientais Análise dos “Stakeholders” do Ambiente Organizacional e seus Impactos

8 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
3– INDICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Conceitos de Indicadores de Responsabilidade Socioambiental Descrição de Indicadores de Responsabilidade Socioambiental Experiências com Indicadores de Responsabilidade 4 – BALANÇO SOCIAL Conceitos e Origens dos Balanços Sociais Relatórios de Sustentabilidade Modelos e Experiências Brasileiras

9 Períodos de prova A1: 02 a 08/10/13. A nossa é 07/10/2013

10 UNIDADE 1- RESPONSABILIDADE SOCIAL
Papel das Empresas na Sociedade Globalizada Filantropia Conceitos de Responsabilidade Social Evolução da Responsabilidade Social Empresarial Conceitos de Cidadania Empresarial Responsabilidade Social Interna e Responsabilidade Social Externa

11 O que você sabe a respeito...
Papel das Empresas na Sociedade Globalizada Objetivos: -Apresentar o papel das empresas na atual sociedade globalizada. -Entender os impactos dos grupos de stakeholders no cenário competitivo empresarial. O que você sabe a respeito... Texto: Mattar, Hélio. Responsabilidade social: a empresa além do produto (Adaptado de Instituto Akatu. Disponível em: 6 out. 2003)

12 Atenção das empresas às questões sociais e ambientais
Papel das Empresas na Sociedade Globalizada Atenção das empresas às questões sociais e ambientais As empresas não podem focar apenas na maximização econômica (lucratividade e crescimento do capital investido). Sua responsabilidade deve ir além e ter um comportamento ético, discricionário e transparente em relação às exigências sociais e ambientais (CARROL, A., 1991).

13 Papel das Empresas na Sociedade Globalizada
Atenção das empresas às questões sociais e ambientais A sociedade tem preocupações ecológicas, de segurança, de proteção e defesa do consumidor, de defesa dos grupos minoritários, de qualidade dos produtos etc., que não existiam de forma tão pronunciada nas últimas décadas. Isso tem pressionado as organizações a incorporar esses valores em seus procedimentos (DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa, 1999, p. 16).

14 Estratégias empresariais X pressões dos stakeholders
Papel das Empresas na Sociedade Globalizada Estratégias empresariais X pressões dos stakeholders As estratégias empresariais necessitam incluir em seu escopo preocupações que devem estar diretamente orientadas para o atendimento das necessidades manifestas por cada grupo de ‘stakeholders’ (CARROLL,1991)

15 (grupos diferentes de interessados na empresa)
STAKEHOLDERS (grupos diferentes de interessados na empresa) Acionistas e Investidores Estado ou Governo (3 níveis) Empresas ou pessoas contratadas Parceiros privados ou estatais Fornecedores e Compradores Comunidade local Empregados Concorrentes Sociedade em Geral Gerações Futuras

16 Empresa X Stakeholders
Preocupação com atitudes éticas que afetem os stakeholders; Promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os direitos humanos e de cidadania; Respeito ao meio ambiente e sua sutentabilidade; Envolvimento com comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento.

17 Empresa X Stakeholders
Um dos principais desafios da gestão organizacional contemporânea está em conduzir suas atividades de maneira que sirva aos interesses dos diversos públicos com os quais se relaciona embasada em uma relação ética, transparente, solidária e de desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo com eficácia econômica e financeira (SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração, Pioneira, 2001).

18 Atividade Complementar
Reflita sobre qual papel as empresas exercem na formação da chamada sociedade do consumo e quais as implicações da preocupação com aspectos sociais na relação entre produção x consumo.

19 O que você sabe a respeito...
FILANTROPIA Objetivos: - Entender o conceito de filantropia. - Apresentar no que consistem os projetos filatrópicos praticados pelas empresas. O que você sabe a respeito... Maximiano, Claudia. Bons exemplos nas empresas (Adaptado de Revista Exame PME, n. 48. Disponível em: < Acesso em:12 fev. 2013).

20 FILANTROPIA Década de 30:
- a enorme lucratividade das grandes corporações contrastava com a pobreza de enorme parcela de trabalhadores desempregados. - emerge a ideia da filantropia, na qual os proprietários das empresas possuem obrigações sociais e devem ter consciência na partilha de suas riquezas com os desfavorecidos.

21 FILANTROPIA atitudes e ações individuais, baseadas no “assistencialismo” (auxílio aos pobres, desfavorecidos, excluídos, desvalidos); doações.

22 TIPOS DE AÇÕES SOCIAIS OU FILANTRÓPICAS
Doações – pessoas físicas e jurídicas; Investimentos em projetos sociais; Financiamento de campanhas sociais; Parcerias entre Governo, empresas e ONG´s; Trabalho voluntário.

23 Filantropia Compromisso Social Motivações são humanitárias. Atuação social para além de motivações altruístas, entendida como responsabilidade. Participação é reativa e as ações são isoladas. Participação é proativa e ações integradas. Relação com público-alvo = demandante e doador. Relação com público-alvo = parceria, interdependência, compromisso e partilha de responsabilidades. Não há preocupação em associar a imagem da empresa à ação social. Busca-se dar transparência à atuação e multiplicar as iniciativas sociais. Não há preocupação em relacionar-se com o Estado Parceria com Estado para repartir responsabilidades e ampliar o alcance das ações de controle. Resultados resumem-se à gratificação pessoal de poder ajudar. Resultados preestabelecidos; preocupação em cumprir os objetivos; projetos elaborados com estrutura comprometendo-se com sua continuidade. A ação social decorre de uma opção pessoal dos dirigentes A ação social além da opção individual dos gestores, incorporada à cultura na empresa, os compromissos sociais são assumidos publicamente e divulgados. A participação social é incorporada aos valores e à missão institucional da empresa, partilhada com os funcionários.

24 Atividade Complementar
Reflita sobre a figura abaixo e responda se tal situação poderia ser entendida como uma ação de responsabilidade social.

25 RESPONSABILIDADE SOCIAL Objetivos:
CONCEITOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Objetivos: - Apresentar conceitos e definições sobre Responsabilidade Social. O que você sabe a respeito... CRISE REDUZIU FILANTROPIA E AUMENTOU RESPONSABILIDADE SOCIAL Segundo a ONU, papel social das empresas ganhou mais destaque com as turbulências da economia (Renata Giraldi, da Agência Brasil,19/10/2011)

26 Responsabilidade social empresarial é ...
a obrigação que uma organização tem de agir servindo tanto aos próprios interesses, como aos interesses de longo prazo da sociedade, indo além das obrigações legais e econômicas.

27 RESPONSABILIDADE SOCIAL
É vista como um compromisso da empresa com relação à sociedade e à humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho, baseada na apropriação e uso de recursos que originariamente não lhe pertencem (Melo Neto; Froes, 1999) .

28 RESPONSABILIDADE SOCIAL
... é fundamentalmente um conceito ético que envolve mudanças nas condições de bem-estar e está ligada às dimensões sociais das atividades produtivas e suas ligações com a qualidade de vida na sociedade (DONAIRE, 1999, p.21). . é muito mais do que um conceito. ... [será] um valor pessoal e institucional que se reflete nas atitudes das empresas, dos empresários e de todos os seus funcionários e parceiros (Melo Neto; Froes, 2001, p. 179)

29 RESPONSABILIDADE SOCIAL
é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

30 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Engloba 4 fatores e expectativas da sociedade em relação às atividades das organizações (Archie Carrol, 1979): econômicos (ser rentável) – têm a responsabilidade econômica de produzir bens e serviços, de vender e de lucrar. legais (obedecer a lei) - como regra do jogo, espera-se que os negócios obedeçam à lei, cumprindo sua missão econômica. éticos (ser ético) - responsabilidade ética e compreende o comportamento e as normas que devem seguir, atentando às expectativas sociais além do estabelecido em Lei. discricionários ou filantrópicos (cidadania) – escolha arbitrária dos dirigentes da empresa em criar programas que tragam melhorias sociais.

31 Filantropia X Responsabilidade Social
não é FILANTROPIA. Filantropia X Responsabilidade Social Ação individual e voluntária Fomento da caridade Base assistencialista Filantrópicos e abnegados Prescinde de gerenciamento Decisão individual Ação coletiva Cidadania Base estratégica Extensiva a todos Demanda gerenciamento Decisão consensual .

32 Atividade Complementar
Pesquise em livros de Administração ou de outras áreas do conhecimento (Sociologia, Antropologia, Políticas Públicas, Ética etc) a existência de diferentes conceitos e definições para o termo responsabilidade social.

33 O que você sabe a respeito... A RESPONSABILIDADE SOCIAL MUDOU
EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Objetivos: - Apresentar aspectos relativos a Evolução da Responsabilidade Social Empresarial. - Entender os diferentes pensamentos sobre Responsabilidade Social Empresarial. O que você sabe a respeito... A RESPONSABILIDADE SOCIAL MUDOU (Adaptado de entrevista com Simon Zadek, por Cynthia Rosenburg - disponível em: < Acesso em: 10 fev

34 responsabilidade social
Evolução da responsabilidade social Início século XX - estudos sobre responsabilidade social surgiram em face de questionamentos sobre a relação das empresas com a sociedade e ações judiciais nos Estados Unidos de acionistas que se sentiram prejudicados por ações filantrópicas praticadas por gestores de corporações. Década de 50 - Bowen (1953) questiona a forte concentração de poder nas empresas e como estas influenciam a vida das pessoas => Qual a responsabilidade dos homens de negócios perante a sociedade e como devem ser responsabilizados por seus atos e condutas, principalmente econômicos e legais? Década de 70, o enfoque desloca-se fortemente do indivíduo para a empresa (RSE), que passa a ser vista como uma entidade moral.

35 Diferentes correntes de pensamento sobre responsabilidade social
Duas correntes se destacam pela divergência de entendimento sobre qual é a verdadeira preocupação social das empresas e para que objetivos elas se destinam: gerar lucro e riquezas econômicas para seus proprietários ou gerar melhores condições de vida para a sociedade. 1ª) Visão Clássica 2ª) Visão Socioeconômica

36 VISÃO CLÁSSICA A única responsabilidade da administração é conduzir os negócios ao máximo de lucro. VISÃO DE CURTO PRAZO

37 VISÃO CLÁSSICA MILTON FRIEDMAN objetivo das empresas numa economia de mercado, com competição muito acirrada, é a maximização dos lucros. ações dos executivos devem ser sempre voltadas para o objetivo do lucro, de forma a melhor remunerar os acionistas. investimentos por parte da empresa na área social, para qualquer tipo de público (interno ou externo) é uma forma de lesar os acionistas e diminuir seus ganhos. procedendo com responsabilidade social a empresa estará se autotributando e, ao invés de ser elogiada, deveria ser processada. Se atos socialmente responsáveis aumentam o custo do negócio, devem ser repassados ao consumidor (preços mais altos) ou absorvidos pelos acionistas (menor margem de lucro).

38 MILTON FRIEDMAN A direção corporativa, como agente dos acionistas, não tem o direito de fazer nada que não atenda ao objetivo de maximização dos lucros, mantidos os limites da lei. Agir diferente é uma violação da obrigações morais, legais e institucionais.

39 VISÃO CLÁSSICA Se atos socialmente responsáveis aumentam o custo do negócio, isto deve ser repassado para o consumidor em forma de preços mais altos ou absorvido pelos acionistas através de uma menor margem de lucro.

40 VISÃO CLÁSSICA custos maiores lucro reduzido
diluição do propósito (foco) poder social demasiado aos negócios

41 VISÃO SOCIOECONÔMICA (Keith Davis) As organizações devem ter interesse no bem-estar social e não somente no lucro. VISÃO DE LONGO PRAZO

42 A primeira é assegurar a sua sobrevivência.
VISÃO SOCIOECONÔMICA Maximizar os lucros é a segunda prioridade da empresa, e não a primeira. A primeira é assegurar a sua sobrevivência. A empresa deve aceitar suas obrigações sociais e os custos associados, protegendo o bem-estar da sociedade, não poluindo, não discriminando, não praticando propaganda enganosa, etc.

43 VISÃO SOCIOECONÔMICA os custos sociais e os benefícios de uma atividade, produto ou serviço devem ser exaustivamente considerados antes de se optar ou não por ele. organizações devem ter interesse no bem-estar social e não somente no lucro.

44 melhoria da imagem organizacional
VISÃO SOCIOECONÔMICA lucro de longo prazo melhoria da imagem organizacional melhoria das condições de cada um e de todos redução das regulamentações governamentais

45 Estágios de evolução da RSE (Swift; Zadek, 2002)
Estágio básico – não é considerado como RSE - a empresa atua para cumprir as obrigações e exigências legais, de acordo com as normas do ‘jogo’, definidas pelas autoridades superiores. 1a geração – efetua ações filantrópicas não por entender e valorizar a RSE, mas para evitar riscos e crises devido às pressões e opinião da sociedade (atender seus próprios interesses). 2a geração – reconhece a importância da RSE, porém ainda em uma visão estratégica (obter melhorias e maior competitividade). 3a geração – entende que tem responsabilidades retributivas para com a sociedade, portanto necessita realizar ações concretas para uma sociedade mais saudável. A SER é incorporada como uma filosofia organizacional (presente em todos os aspectos e relacionamentos da empresa com seus diversos stakeholders).

46 Atividade Complementar
Efetue um texto de posicionamento (position-paper) quanto a origem histórica da Responsabilidade Social Empresarial com base em: GUIMARÃES, Heloísa W. M. Responsabilidade social das empresas: uma visão histórica de sua problemática - Revista de Administração de Empresas, v. 24, n. 4, p , 1984.

47 CIDADANIA EMPRESARIAL
CONCEITOS DE CIDADANIA EMPRESARIAL Objetivos: - Apresentar conceitos sobre Cidadania Empresarial. - Entender as diferentes dimensões da responsabilidade social das organizações. O que você sabe a respeito... Revista Você S/A Exame Elege Hospital Como Destaque Em Cidadania Empresarial (Adaptado de: < Acesso em: 10 fev. 2013).

48 CIDADANIA EMPRESARIAL
CONCEITOS DE CIDADANIA EMPRESARIAL Uma empresa-cidadã tem compromisso com a promoção da cidadania e o desenvolvimento da comunidade como seus diferenciais competitivos, assumindo uma nova postura empresarial, com investimento de recursos (financeiros, tecnológicos e de mão-de-obra) em projetos de interesse público: - torna-se cidadã quando contribui para o desenvolvimento da sociedade através de ações sociais direcionadas para suprimir ou atenuar as principais carências dela [sociedade] em termos de serviços e infra-estrutura de caráter social (MELO NETO; FROES, 1999, p. 98). - ser socialmente responsável é avaliar os efeitos de suas ações sobre a comunidade próxima. É agir enquanto ‘cidadã’, (...) no respeito às regras instituídas pela sociedade (CHANLAT, 2000, p. 77).

49 Características de uma empresa-cidadã
(Melo Neto; Froes, 2001) possuir alto comprometimento com a comunidade; atuar em parceria com o governo, demais empresas e entidades em programas e projetos sociais; apresentar investimentos progressivos nas áreas sociais; viabilizar projetos sociais independentemente dos benefícios fiscais existentes; realizar ações cujo principal objetivo é o comprometimento com a comunidade e não só como um instrumento de marketing; possuir funcionários conscientes da responsabilidade social da empresa e que atuam como voluntários em campanhas e projetos sociais; incorporar em seus valores e princípios responsabilidades para com o governo, os fornecedores, a sociedade, a comunidade, os acionistas e todos os demais parceiros.

50 DIMENSÕES DA RSE Para uma organização conseguir atuar proativamente e atingir o exercício pleno da responsabilidade social, como empresa-cidadã que contribui para o desenvolvimento da sociedade através de ações direcionadas para suprimir ou atenuar as principais carências sociais em termos de serviços e infraestrutura básicas, necessita atuar em duas dimensões distintas, que derivam do público a que se quer alcançar (MELO NETO; FROES, 1999): INTERNA EXTERNA

51 INTERNA Focaliza o público-interno (empregados e seus dependentes). Objetiva: - motivá-los para o desempenho - gerar ambiente agradável de trabalho - contribuir para o bem-estar e qualificação. EXTERNA Focaliza a comunidade próxima da empresa ou local onde está situada. Visa maior retorno social e mercadológico.

52 INTERNA EXTERNA Foco Público interno Comunidade Atuação Educação, Remuneração, Benefícios e Assistência Educação, Saúde, Assistência médico-social, Ecologia Instru-mentos Programas RH; Planos de de Saúde e Previdência Doações, Parcerias, Voluntariado, Projetos sociais Retorno Produtividade, lucro, dividendos Benefício social, imagem, Marketing

53 Atividade Complementar
Buscar em matérias de revistas especializadas ou em sites confiáveis na internet exemplos de empresas-cidadãs que desenvolvem projetos sociais e conseguem conciliar as metas de lucratividade com as metas de responsabilidade social.

54 O que você sabe a respeito...
RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA Objetivos: - Apresentar alguns aspectos de atuação das empresas quanto a responsabilidade social interna. - Entender a importância das empresas atuarem em prol de melhorias das relações de trabalho. O que você sabe a respeito... PUBLICO INTERNO (Adaptado de Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Disponível em: < Acesso em: 12 fev )

55 RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA
Questões referentes às condutas que requerem clareza e informação por parte da empresa, ou que devam ser combatidas, tais como: eliminação de preconceitos maior diversidade da força de trabalho casos de assédio moral e/ou sexual.

56 Responsabilidade Socioambiental Estratégica
DIVERSIDADE “Princípio básico de cidadania que visa assegurar a cada um condições de pleno desenvolvimento de seus talentos e potencialidades, considerando a busca por oportunidades iguais e respeito à dignidade de todas as pessoas. A prática da diversidade representa a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes em que as pessoas possam agir em conformidade com seus valores individuais." (Instituto Ethos) Lions

57 Responsabilidade Socioambiental Estratégica
DIVERSIDADE As empresas que prosperarão no futuro serão aquelas que reconhecem o papel cada vez mais poderoso que as mulheres e as minorias desempenham nas decisões econômicas. A organização deve refletir em seus quadros, a composição da sociedade em que está inserida.

58 CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
DIVERSIDADE Mulheres Idosos Pessoas Portadoras de Deficiências Pardos Índios Gays Portadores de Doenças Crônicas CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DIFERENTES = IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

59 Responsabilidade Socioambiental Estratégica
Uma força de trabalho diversa: permite melhor compreender e prever as necessidades da sociedade; possibilita gerenciar mudanças e delas obter benefícios; maximiza talentos (maior variedade); é um sinal de comportamento ético; evita ações e questionamentos sobre discriminação; constrói a lealdade e compromisso funcional.

60 ASSÉDIO MORAL Conduta abusiva manifestada por comportamentos, palavras, atos, gestos, que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho. Consequências Organizacionais: Queda da produtividade, absenteísmo, piora do clima interno, demissões, desmotivação.

61 ASSÉDIO SEXUAL Comportamento indesejado de natureza sexual e uma percepção pela vítima de que isso tenha se tornado um condição de trabalho ou crie um ambiente de trabalho hostil, intimidante e humilhante. Pode envolver contato físico, expressões de insinuação sexual, comentários e piadas com cunho sexual, a exibição de pronografia ou comentários desnecessários e indesejados sobre a aparência de uma pessoa.

62 ASSÉDIO SEXUAL As empresas estão cada vez mais desenvolvendo diretrizes específicas sobre os assédios MORAL e SEXUAL e desenvolvendo programas de treinamento para combater os problemas. cantada

63 Atividade Complementar
Pesquise relatos de empresas que passaram por escândalos recentes relativos à ocorrência de práticas contrárias a cidadania empresarial (assédio moral ou sexual, discriminação, uso de trabalho escravo ou infantil). Discuta os impactos e repercussões na imagem e na gestão da(s) empresa(s) envolvida(s).

64 O que você sabe a respeito...
RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA Objetivos: - Apresentar alguns aspectos de atuação das empresas quanto a responsabilidade social externa. Entender a importância das empresas atuarem para melhoria da sociedade. O que você sabe a respeito... Valores, Transparência e Governança Adaptado de Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2013).

65 RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA
a organização deve analisar e desenvolver ações que gerem impactos positivos em todos aqueles públicos com os quais ela se relaciona e que se encontram no âmbito externo, ou seja para além de seus muros ou perímetro interno: clientes, fornecedores, o governo e a comunidade do entorno, entre outros stakeholders.

66 RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA
Várias iniciativas podem ser desenvolvidas para melhoria da sociedade e preservação ambiental. Podem ser iniciativas individuais ou em parceria com outras empresas, ONGs, órgãos de governo e/ou com a sociedade civil organizada, que são dirigidas para qualquer grupo ou problema que não está diretamente relacionado à atuação econômica ou sob vínculo contratual com a empresa (DIAS, 2010).

67 RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA
Um dos fatores mais importantes para a realização e sucesso de ações de responsabilidade social externa está na participação, envolvimento e respaldo dos seus funcionários e colaboradores internos.

68 Atuação das empresas quanto à responsabilidade social externa
(MELO NETO; FRÓES, 2001) A empresa pode atuar estimulando relações éticas e transparentes para com: a sociedade acionistas empregados clientes fornecedores distribuidores órgãos governamentais

69 Atividade Complementar
Pesquise relatos de empresas que passaram por escândalos recentes relativos à ocorrência de práticas contrárias a cidadania empresarial (assédio moral ou sexual, discriminação, uso de trabalho escravo ou infantil). Discuta os impactos e repercussões na imagem e na gestão da(s) empresa(s) envolvida(s).

70 Atividade Complementar
Com base nas figuras abaixo elabore um texto (duas laudas) sobre como as empresas podem agir com responsabilidade social interna e/ou externa contribuindo para a melhoria da educação da população brasileira.


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