A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Marcelo Muzi Silva

2 SUFICIÊNCIA E EQUIDADE NA OFERTA DE OPORTUNIDADES EDUCAIONAIS

3 DESIGUALDADE SOCIAL O Brasil possui enormes desigualdades sociais, em consequências da concentração de riqueza, renda e bens. Neste contexto, a equidade passou a ser anunciada como compromisso da política educacional brasileira dos últimos vinte anos.

4 CONCEITO DE EQUIDADE Igualdade Retidão Imparcialidade
Reconhecimento dos direitos de cada um Justiça Ex: vender com equidade: contentar-se com um ganho razoável, sem se valer da necessidade que o comprador tem do gênero.

5 A teoria da justiça de John Rawls
John Rawls, o mais conhecido e celebrado filósofo político norte-americano, falecido aos 81 anos, em 2002, é tido como o principal teórico da democracia liberal dos dias de hoje. O seu grande tratado jurídio-político A Teoria da Justiça, de 1971, o alinhou entre os grandes pensadores sociais do século 20. Um legítimo sucessor de uma linhagem ideológica que origina-se em Locke.

6 A teoria da justiça de John Rawls
Os temas que hoje provocam polêmica, tal como o sistema de cotas para os negros nas universidades e nos cargos públicos, deriva diretamente da concepção de sociedade justa estabelecida por Rawls.

7 Princípios defendidos por Rawls
Princípio da Liberdade: cada pessoa deve ter um direito igual ao mais abrangente sistema de liberdades básicas ; Princípio da Igualdade: as desigualdades sociais e econômicas devem ser ordenadas de tal modo que sejam ao mesmo tempo: a) consideradas como vantajosas para todos dentro dos limites do razoável (princípio da diferença); b) vinculadas a posições e cargos acessíveis a todos (princípio da igualdade de oportunidades).

8 Plano de Desenvolvimento Educacional
“Não há como construir uma sociedade justa e solidária sem uma educação republicana, pautada na construção da autonomia, pela inclusão e pelo respeito à diversidade. Só é possível garantir o desenvolvimento nacional se a Educação for alçada à condição de eixo estruturante da ação do Estado de forma a potencializar seus efeitos. Reduzir desigualdades sociais e regionais se traduz na equalização das oportunidades de acesso à Educação de qualidade.” (Haddad, PDE – Razões, Princípios e Programas)

9 Desigualdade nas condições de Educação
A diversidade de condições econômicas, políticas e sociais das regiões brasileiras acabam gerando grandes disparidades na qualidade do ensino oferecido – a política de financiamento da educação em todo o território nacional consiste numa questão a ser avaliada para a melhoria da oportunidade de ensino.

10 Políticas que visam melhorar o desempenho do ensino
A formação de novos profissionais e indivíduos capacitados para ministrar aulas de excelente qualidade; Democratização do ensino; Mais oferta e melhor qualidade de ensino.

11 Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
O texto da lei de 1996 aprovou um plano nacional de educação com clara opção pela focalização no ensino obrigatório (fundamental). A proposta da Lei consiste em estabelecer dispositivos para alterar a equidade educacional.

12 Princípios/características/pilares da LDBEN
A fixação de incumbências dos sistemas de ensino e da função redistributiva e supletiva da União; Programas suplementares compensatórios relativos a material, ao transporte, à alimentação e à saúde do aluno do ensino obrigatório;

13 Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Mecanismos de progressão parcial e progressão continuada no ensino fundamental e médio; Jornada escolar diária com duração diversa; Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

14 Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Obrigatoriedade de estudos de recuperação e acompanhamento escolar para os casos de baixo rendimento escolar; Diretrizes curriculares relativas a diversidades, diferenças e desigualdades; Inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais;

15 Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas; A consideração das contribuições de diferentes etnias para a formação do povo brasileiro e a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira; Ensino obrigatório de nove anos iniciando-se aos seis; A educação continuada de professores;

16 Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A inclusão no calendário escolar do dia da Consciência Negra; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).


Carregar ppt "FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google