A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiencia de la instalación industrial en Ijuí / RS / Brasil Fioravante Batista Ballin Prefeito de Ijuí.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiencia de la instalación industrial en Ijuí / RS / Brasil Fioravante Batista Ballin Prefeito de Ijuí."— Transcrição da apresentação:

1 Experiencia de la instalación industrial en Ijuí / RS / Brasil Fioravante Batista Ballin Prefeito de Ijuí

2

3

4 Ijuí Localização/Distância da Capital: Acesso pela BR 285, RS 155, RS 342 e RS 522. Distante 415 Km de Porto Alegre e 510 Km de Melo (Uruguai). Área/Território: 689,1 Km² População: habitantes – Censo 2010 Número de eleitores: (TRE/2010) Produto Interno Bruto (PIB): R$ bilhões (FEE/2007) Posição em participação no PIB do Estado: 22º lugar Principais atividades econômicas: agronegócio, indústria metal mecânica e alimentos integrais, prestação de serviços, comércio e artesanato. Característica: Colméia do Trabalho, Terra das Culturas Diversificadas, Cidade Universitária, Metrópole do Cooperativismo.

5 Localização Considerado 2º maior entroncamento rodoviário do Estado. Desde 2008 Ijuí conta com o 2º maior Porto-Seco do RS. Passam por esta estrutura 10% da produção de Grãos do Estado.

6 Ijuí colônia Os primeiros colonos vieram para Ijuí em outubro de etnias colonizaram o município e hoje 11 estão organizadas em centros culturais preservando gastronomia, música, dança, língua, arquitetura e vestimentas dos povos, juntamente com a cultura gaúcha. Ijuí completará 100 anos de emancipação em janeiro de 2012.

7 O início O comércio teve início com os então chamados bolichos onde hoje é interior da cidade. Na sequência foram surgindo alambique, açougue, moinhos, ferrarias, cervejaria, sapataria, serraria, olaria e padaria. Em 1899 Ijuí tinha 31 casas de negócio, 16 oficinas e 35 estabelecimentos industriais.

8 O início Em 1922 eram 93 casas comerciais, 45 moinhos, 39 ferrarias, 23 olarias, 46 engenhos de cana, 13 curtumes, 11 marcenarias, 11 carpintarias, 5 engenhos de erva-mate, 6 funilarias (1 se tornou a Imasa), 35 fábricas de vinho, 12 de cerveja, 3 de sabão, 11 alfaiatarias, 6 bancos, 7 hotéis, 5 farmácias, 2 tipografias, etc. Já em 1940 eram 139 estabelecimentos, sendo 92 fábricas no parque industrial de Ijuí. E em estabelecimentos industriais e 184 comerciais.

9 A industrialização ijuiense se deu em decorrência da modernização agrícola

10 Setor industrial Ijuí possui 7 áreas de distritos industriais sendo que mais um está em fase de criação. A primeira lei que dava incentivos físicos e fiscais a novas indústrias que se instalassem em Ijuí, data de 1969, que originou o Berçário Industrial. Nos anos 30 já se registra a constituição de um pequeno parque industrial.

11 Hoje No cadastro de contribuintes ativo da prefeitura de Ijuí, constam: 622 indústrias prestadores de serviço empreendimentos comerciais autônomos.

12 Produção Ijuí se destaca pela cooperativa agropecuária – Cotrijuí, com um dos maiores faturamentos do Estado. Comercializa seus produtos em todo o País além de exportar para 22 países (produtos in natura e produtos industrializados); Em Ijuí está a sede da Associação dos produtores de Milho do RS – Apromilho; Em Ijuí também está a sede da Associação Sul Brasileira de Sementes Forrageiras. É por Ijuí que passam ou são produzidos 60% das sementes forrageiras do estado; Ijuí é o 2º polo produtor de alevinos do Brasil, e o 2º polo viveirista em importância no Estado.

13 Produção Em se tratando de diversificação, Ijuí é importante pólo de produção de Canola e Girassol. Ijuí, além da diversidade na produção agropecuária, conta com mais de 600 indústrias; Possui fontes de água mineral (duas engarrafadoras) e água termal (ainda não explorada); Conta com indústrias lácteas. A maior delas recebe mais de 1,2 milhões de litros de leite por dia. Análises mostram que o leite mais nutritivo do mundo é produzido no RS entre a região de São Borja e Passo Fundo. Ijuí fica no centro dessa área.

14 Camera: recém inaugurada indústria de biodiesel com capacidade produtiva de 400 mil litros/dia, chegando a processar 120 mil toneladas ao ano de óleos vegetais.

15 Cultura e Educação Ijuí é destaque por estar entre as 10 cidades de maior expressão cultural do Estado; Na área da Educação Ijuí se destaca pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, hoje estruturada nos campi Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, e por meio dos Núcleos Universitários de Campinas das Missões, Santo Augusto e Tenente Portela, com mais de 10 mil acadêmicos. Mais de 1,3 mil crianças são atendidas em contra-turno escolar na rede municipal de ensino.

16 Energia O primeiro gerador de energia chegou a Ijuí em 1917, iluminando a rua principal da cidade. A Usina Velha foi inaugurada em 1923 e é uma das mais antigas do País ainda em funcionamento. A cidade de Ijuí é atendida por uma rede de energia elétrica com mais de 25 mil consumidores. A geração e distribuição de energia elétrica na cidade estão a cargo do Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí - Demei. Já a zona rural é atendida pela Ceriluz. Em Ijuí é produzida 25% da energia elétrica consumida. Estão em andamento dois projetos para a construção de duas hidroelétricas no Rio Ijuí (Ceriluz), uma subestação de energia e futuro parque eolico.

17 Saúde Na área da Saúde Ijuí é referência regional: possui três hospitais especializados em diversas áreas; com tratamento do câncer, instituto do coração e atendimento psicossocial. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador atende 81 municípios. A Secretaria Municipal de Saúde conta com pronto-atendimento 24 horas.

18 Incentivos Lei nº (maio/2002): Institui o programa de incremento e incentivo à melhoria de qualidade de vida no Município de Ijuí. Lei nº (dezembro/2002): Dispõe sobre a política de incentivo ao desenvolvimento econômico. Programas Ijuí Profissionalizado e Cresce Ijuí. Metas:Banco Popular Colmeia (Microcrédito) e Selo Colméia, ampliação do aeroporto e melhorias da infraestrutura urbana e rural e Sub-sede da Copa 2014 e fortalecer inetrcâmbios e integração regional.

19 Incentivos Lei nº (março/2009): Institui política de incentivos a instalação de empresas de revenda de bens de capita duráveis e de prestação de serviços correlatos e empresas de serviços de transporte, energia, telecomunicações e de limpeza, coleta, compostagem e/ou tratamento de detritos ou dejetos e de proteção, conservação e desenvolvimento do meio ambiente, no município de Ijuí.

20 O Pioneiro – a marca de Ijuí

21

22 Feliz Natal e Próspero 2011!


Carregar ppt "Experiencia de la instalación industrial en Ijuí / RS / Brasil Fioravante Batista Ballin Prefeito de Ijuí."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google