A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Defesa Índia do Rei A defesa Índia do Rei é, sem a mínima dúvida, uma das melhores (se não a melhor) resposta das pretas a 1.P4D. Também é a mais forte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Defesa Índia do Rei A defesa Índia do Rei é, sem a mínima dúvida, uma das melhores (se não a melhor) resposta das pretas a 1.P4D. Também é a mais forte."— Transcrição da apresentação:

1 Defesa Índia do Rei A defesa Índia do Rei é, sem a mínima dúvida, uma das melhores (se não a melhor) resposta das pretas a 1.P4D. Também é a mais forte das indianas, garantindo às pretas a mais poderosa defesa e grandes chances de contra-ataque. É uma defesa simples, com poucas variações no início e sem muitos confrontos iniciais. Oferece grandes possibilidades de contra-ataque.

2 Defesa Índia do Rei Aqui temos o ponto de vista das pretas. As brancas avançam o peão da dama, abrem com 1.P4D

3 Defesa Índia do Rei Como em toda defesa indiana, as pretas respondem levando o cavalo à frente e deixando as brancas dominarem o centro. Ao mesmo tempo que ataca indiretamente o centro e impede o avanço do PR branco, esse movimento poderá ajudar futuros ataques e ainda inicia a abrir caminho para o roque que se faz tão cedo nas indianas.

4 Defesa Índia do Rei As brancas continuam, então, ocupando o centro com peões. Há outras formas de se fazer isso mas essa é a mais eficiente e lógica. Uma das mais fortes armas no xadrez é um centro forte, lembre-se. E o peão do bispo da dama e um peão ótimo para atacar o centro, pois poderá ser suportado depois pelo cavalo e pelo bispo. E somente as brancas podem fazer isso logo no início.

5 Defesa Índia do Rei As pretas armam agora o centro de força da defesa índia do rei: O FIANQUETO! Para armar o fianqueto (bispo na grande diagonal) primeiro é necessário abrir o espaço jogando P3CR. E assim o fazem.

6 Defesa Índia do Rei As brancas continuam aumentando sua força no centro. Como não é possível o avanço imediato do peão do rei, elas devem avançar o cavalo da dama para possibilitar isto. Daí... C3BD.

7 Defesa Índia do Rei As pretas terminam o que começaram: colocam o bispo em fianqueto. Veja que esse bispo ali é fortíssimo: vai dificultar muito os ataques ao rei depois do roque, e pode atacar com força o centro branco com a saída do cavalo. Ainda pode - e provavelmente vai - atacar o flanco da dama branco.

8 Defesa Índia do Rei As brancas forçam ainda mais o centro: avançam o peão do rei apoiado pelo cavalo. O centro das brancas está cada vez mais forte! As pretas vão ter que tomar providências imediatas quanto a isto, pois a ameaça é de avançar o PR (P5R) atacando o cavalo

9 Defesa Índia do Rei A ameaça de avanço de peão branco é contida com mais um forte lance das pretas: P3D. Embora aparentemente sacrifique um peão deixando-o atrás, esse avanço impede qualquer avanço incômodo de peão pelas brancas (se P5R? PxP PxP DxD+) e ainda será fortíssimo na hora de atacar o centro das brancas suportando os avanços de peão do bispo ou do rei.

10 As brancas têm algumas duas opções principais agora: ou continuam o ataque e aumentam sua força no centro, sacrificando a defesa; ou ajeitar a casa desenvolvendo mais o lado do rei e futuramente rocando.   Atacando: as brancas podem optar pela variante dos quatro peões, em que jogam P4BR forçando a entrada na defesa preta. Nesse caso as pretas devem rocar, daí se P5R --> C2D ou se P4BR --> não tomar peão nunca, contestar o centro com P4B! e o jogo preto é mais equilibrado.

11 Defesa Índia do Rei Linha Clássica: Por ser mais forte, será analisada aqui. As brancas preferem desenvolver sua ala do rei e para isso jogam C3BR.

12 Defesa Índia do Rei As pretas seguem em frente e rocam do lado do rei consolidando a defesa. Agora, já poderão falar grosso!

13 Defesa Índia do Rei As brancas continuam ajeitando seu roque e agora desenvolvem o bispo. Essa posição (B2R) é mais forte por não obstruir a dama e proteger o cavalo, aumentando a força da defesa.

14 Defesa Índia do Rei As pretas, então, vão contestar o centro branco. Qual a idéia disso? Bem, elas têm um suporte bem maior de bispo, cavalo e aquele peão na 3ª e podem cavar seu lugarzinho no centro a ferro e fogo, agora que já consolidaram seu jogo. O melhor jeito de atacar o centro é com um peão bem apoiado, e há duas opções: o peão do rei e o peão do bispo. Aqui o jogo de peão do bispo será analisado, por ser mais forte (como demonstrado adiante!).

15 Defesa Índia do Rei 1ª opção: peão do bispo: Não é o desenvolvimento clássico da indiana, mas atualmente verifica-se que é mais forte. O peão do bispo não impede a ação do Fianchetto preto, e dificilmente será atacado. Ainda, o peão do rei aonde está suporta o cavalo aumentando a força da defesa. E mais: abre mais uma saída para a dama que pode ser útil. Qual a idéia? Acompanhe: P4B! •Se PxP, então PxP e o centro das brancas perdeu a unidade. Segue P3C colocando o outro bispo em fianchetto. Ambos fianchettos ganham mais força com o centro desobstruído, pretas estão melhor! •Se P5R (recomendado) então o fianchetto do bispo do rei tem o centro desobstruído e as pretas devem desenvolver o cavalo e bispo via casa 2D (d2) para aumentar força no centro e atacar via ala da dama. Um avanço de peões bem feito é opção. •Se brancas não moverem peão do rei, tomar imediatamente!

16 Defesa Índia do Rei Análise Final
Você está apresentado à defesa indiana. A idéia das pretas é deixar as brancas dominarem o centro, e depois cavarem ali seu lugar, e fazem isso. Aquele peão do bispo (c5) é bem mais forte do que parece! É uma defesa muito coesa, muito forte, densa. Difícil de ser atacada. As pretas têm, por outro lado, bons ataques a ser feitos na ala da dama branca. Uma dica: deslizes das brancas costumam gerar grandes ataques para as pretas via sacrifício de cavalo e ataque do bispo do fianqueto... você vai encontrar isso muito com brancas inexperientes.


Carregar ppt "Defesa Índia do Rei A defesa Índia do Rei é, sem a mínima dúvida, uma das melhores (se não a melhor) resposta das pretas a 1.P4D. Também é a mais forte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google