A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E.Cel João de Souza Campos 79 anos de História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E.Cel João de Souza Campos 79 anos de História."— Transcrição da apresentação:

1 E.E.Cel João de Souza Campos 79 anos de História

2 Hoje

3 Onde Tudo Começou No início da década de vinte as famílias que moravam em Cravinhos enfrentavam muita dificuldade para dar a educação formal aos seus filhos. Para resolver o problema, o então prefeito de Cravinhos, Cel João de Souza Campos, fundou o primeiro ginásio da cidade. Em 1º de fevereiro de 1926, o ginásio de Cravinhos- este era seu nome – inicia as atividades com 80 alunos no internato e 100 no externato sob a direção do professor Antônio Luiz da Silveira. Devido ao bom nome que a escola alcançou, vinham para cá alunos da região e também de outros estados, tornando assim a cidade bastante conhecida. Mais tarde, com a criação de outros ginásios oficiais por toda parte, o número de matrículas foi se reduzindo, o que fez surgir sérias dificuldades, principalmente financeiras. Foi apenas a partir de 1934 que esses problemas puderam ser resolvidos, graças ao empenho de um grupo de professores que passou a administrar o colégio. Dentro desse grupo, destacam-se Antônio Luiz da Silveira Filho e Fernando Campos Rosas.

4 Com a ajuda da prefeitura, o ginásio continuou funcionando por mais 20 anos, ou seja, até 1954 quando então passou para o estado. Foi em 19 de Outubro de 1956 que o ginásio recebeu o nome de Ginásio Estadual Cel João de Souza Campos (em reconhecimento áquele ilustre homem público, que não só conseguiu a vinda do ginásio para cá, mas também por seus constantes serviços em prol da elevação do nível cultural de nossa população, nos três períodos em que foi prefeito de nossa cidade – Documentos Históricos) De lá para cá a história do ginásio tem sido escrita por grandes diretores e professores, todos empenhados na contínua elevação do bom nome da escola.

5 Dados biográficos do Coronel João de Souza Campos O Cel. João de Souza Campos nasceu no dia 12 de julho de 1877, na fazenda Bela Vista, no município de Amparo, no estado de São Paulo. Era filho do senhor João de Souza Campos e de Dona Maria Isabel de Mello e Souza. Aos cinco anos de idade, com o falecimento de seu pai, sua mãe resolve transferir-se para Cravinhos pois era onde possuía parentes. Compraram terras próximas à de Antônio Cabral de Mello, cunhado de Dona Maria Isabel, onde derrubaram a mata dando início ao plantio de café na fazenda batizada de Fazenda Floresta.

6 Sendo ele o único filho homem de 5 irmãos, aos 17 anos assume as obrigações administrativas da família. Casou-se muito jovem, com Dona Maria Antonieta de Souza Moraes. Dessa união nasceram 5 filhos: Amélia, Maria Isabel, Elza, Oswaldo e Ariosto. No seu segundo casamento, com Dona Violeta de Mello Coelho, teve outra filha, Elza Therezinha. Exerceu grandes influências na vida política e administrativas do município, onde foi vereador, vice-presidente da câmara municipal, delegado, presidente da junta de alistamento militar, sócio fundador do Clube Recreativo e Literário, Tenente, Coronel da guarda nacional, cuidou do esporte, ajudou na construção o paço municipal, além de ter exercido por 3 vezes o cargo de prefeito.

7 Em 27 de Setembro de 1911 foi nomeado pelo então Presidente da República Hermes da Fonseca, para exercer as funções de Juiz Federal, cargo que ocupou durante 4 anos. Em 1915 tornou-se membro da Comissão Municipal de Agricultura de Cravinhos. Já em 17 de Julho de 1916, foi aclamado presidente honorário de La Alianza – Sociedade Espanhola de Socorro e Defesa Mútua. Como prefeito dotou a cidade de grandes benefícios, destacando-se pela influência que exerceu na vida cultural de Cravinhos com a criação do Ginásio Municipal. Faleceu em 30 de Novembro de 1954, aos 77 anos de idade.

8 Gestores 2005

9 Zilda Alves Toledo Atual diretora

10 Dayse Ravagnani No dia 13 de maio de 1977 a escola Cel. João de Souza Campos é presenteada com a profissionalidade e competência de D. Dayse que começou sua carreira no Souza Campos como professora de desenho geométrico, mas devido a sua maneira determinada de ser em 1995 é convidada a fazer parte da direção da escola, cargo que ocupa até hoje, sempre certa de seus atos e pronta a agir em favor da boa educação.

11 Rosângela Manella Formada em geografia, D. Rosangela deu inicio em sua atuação profissional no Souza Campos em 1996, como professora. Devido ao seu bom desempenho em 1998 foi convidada a exercer o cargo de vice-diretora, cargo que ocupa até hoje com muita convicção de seus atos. Ter sido aluna de uma escola como foi o Souza Campos, que na sua forma rígida de ser exigia muito dos alunos e uma participação em massa das responsáveis, e poder hoje estar eu dando seguimento na organização e funcionamento do Souza Campos é gratificante. A escola Souza Campos representou em minha vida Ordem, Respeito, Referência de forma geral, tudo. Lutar sempre sem ter medo de errar, porque o erro faz parte dos seres humanos.

12 Rosemary Stella Ravagnani Professora Coordenadora do Diurno

13 Denise Zapparolli Professora Coordenadora do Noturno


Carregar ppt "E.E.Cel João de Souza Campos 79 anos de História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google