A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Balanceamento de Linha Prof. Dr. Rogério Monteiro Universidade São Judas Tadeu Pós Graduação em Engenharia de Produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Balanceamento de Linha Prof. Dr. Rogério Monteiro Universidade São Judas Tadeu Pós Graduação em Engenharia de Produção."— Transcrição da apresentação:

1 1 Balanceamento de Linha Prof. Dr. Rogério Monteiro Universidade São Judas Tadeu Pós Graduação em Engenharia de Produção

2 2 Linha de Montagem Caracteriza-se pela montagem progressiva ligada por algum tipo de dispositivo de manuseio de materiais. –Dispositivo de manuseio de materiais: Transportadora por esteira ou correia –Configuração em linha: Em forma de U, reta, ramificada –Andamento: Máquina, Humano –Mix de Produto: Um ou múltiplos produtos –Características das Estações de Trabalho: Trabalhadores podem sentar, ficar em pé, caminhar com linha ou conduzir a linha –Comprimento: Poucos ou muitos trabalhadores

3 3 Linha de Montagem Balanceamento de Linha –Atribuição de trabalhos a estações em uma linha, visando obter melhores índices de produção com o menor número de estações de trabalho Diagrama de Precedência –Certos elementos de trabalho precisam ser feitos antes que o próximo possa começar

4 4 Etapas do Balanceamento da Linha de Montagem 1) Especificar a relação seqüencial entre as tarefas usando um diagrama de precedência. –Círculos: tarefas individuais –Setas: Desempenho das tarefas 2) Determinar o tempo necessário (C) 3) Determinar o mínimo teórico de estações de trabalho (Nt) requerido para satisfazer a restrição de tempo de ciclo.

5 5 4) Selecionar uma regra básica na qual as tarefas têm de ser alocadas às estações de trabalho e uma regra secundária para desempate 5) Delegar tarefas, uma de cada vez, à primeira estação até que a soma dos tempos de tarefas seja igual ao tempo do ciclo. Repetir o processo para as estações de trabalho seguintes 6) Avaliar a eficiência da linha de montagem resultante Etapas do Balanceamento da Linha de Montagem 7) Se a eficiência é insatisfatória, rebalancear a linha utilizando uma regra diferente de decisão.

6 6 Balanceamento de Linha - Exercício Uma companhia de brinquedos produz uma caminhoneta (Wagon Modelo J), que deve ser montada em uma correia transportadora. Quinhentas caminhonetas são requeridas por dia. A empresa está atualmente operando com uma programação de um turno com oito horas por dia, com uma hora de parada para almoço (isto é, o tempo de produção líquida por dia é de sete horas). As etapas e os tempos de montagem para a caminhoneta são dados na tabela a seguir. Tarefa: Encontre o balanceamento que minimize o número de estações de trabalho, sujeitas ao tempo de ciclo e às restrições de precedência.

7 7 Gráfico de Precedência para Caminhoneta Modelo J A B C F I D EG H JK 45 seg. 50 seg. 15 seg. 11 seg. 12 seg. 9 seg. 12 seg. 8 seg.9 seg.

8 8 Etapas e tempos de montagem para a caminhoneta Modelo J

9 9 Balanceamento a ser realizado conforme a regra do tempo de operação mais longo


Carregar ppt "1 Balanceamento de Linha Prof. Dr. Rogério Monteiro Universidade São Judas Tadeu Pós Graduação em Engenharia de Produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google