A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reconhecimento de voz. Objetivo Conhecer a historia, formas de utilização, possibilidades e limitações do Reconhecimento de voz. Conhecer a historia,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reconhecimento de voz. Objetivo Conhecer a historia, formas de utilização, possibilidades e limitações do Reconhecimento de voz. Conhecer a historia,"— Transcrição da apresentação:

1 Reconhecimento de voz

2 Objetivo Conhecer a historia, formas de utilização, possibilidades e limitações do Reconhecimento de voz. Conhecer a historia, formas de utilização, possibilidades e limitações do Reconhecimento de voz.

3 Roteiro História História Funcionamento Funcionamento Vantagem Vantagem Desvantagem Desvantagem Aplicações Aplicações Conclusão Conclusão

4 História Você pode notar como cada avanço na tecnologia dos computadores trouxeram enormes benefícios para toda a humanidade. Desde a introdução do 1º computador até avanços pequenos, como o mouse, a interface gráfica, entre outros. Mas uma nova e poderosa tecnologia promete mudar muita coisa no meio onde vivemos. Esta nova tecnologia é chamada de Reconhecimento da Fala pelo Computador, ou seja, a capacidade do computador entender e processar comandos ou palavras através da nossa fala.

5 História Final da Década de 1950 : Inicio das primeiras pesquisas na tecnologia do reconhecimento da fala. Final da Década de 1950 : Inicio das primeiras pesquisas na tecnologia do reconhecimento da fala : IBM apresenta o Shoebox, um sintetizador de voz para falar dígitos. (98%) 1964 : IBM apresenta o Shoebox, um sintetizador de voz para falar dígitos. (98%) 1968 : O computador falante HAL-9000 do célebre filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, introduziu o conceito de reconhecimento de voz ao público em geral : O computador falante HAL-9000 do célebre filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, introduziu o conceito de reconhecimento de voz ao público em geral : A Texas Instruments lança o primeiro chip dedicado à síntese de voz, junto com um brinquedo para soletrar e falar : A Texas Instruments lança o primeiro chip dedicado à síntese de voz, junto com um brinquedo para soletrar e falar : A Dragon Systems apresenta o primeiro software para PC's, que trabalha com ditados, o Dragon Dictate : A Dragon Systems apresenta o primeiro software para PC's, que trabalha com ditados, o Dragon Dictate : A IBM apresenta o MedSpeak/Radiology, primeiro produto para reconhecimento da fala contínua em tempo real : A IBM apresenta o MedSpeak/Radiology, primeiro produto para reconhecimento da fala contínua em tempo real.

6 História Setembro de 1997 : Bill Gates, da Microsoft, declara que o reconhecimento de voz é a chave para o avanço tecnológico dos próximos anos. Setembro de 1997 : Bill Gates, da Microsoft, declara que o reconhecimento de voz é a chave para o avanço tecnológico dos próximos anos. Hoje já temos um desenvolvimento muito maior de Software para o Reconhecimento da Fala, assim como suas diversas aplicações. Hoje já temos um desenvolvimento muito maior de Software para o Reconhecimento da Fala, assim como suas diversas aplicações.

7 Funcionamento Elementos Básicos para funcionamento. Elementos Básicos para funcionamento. - Uma Placa de Som - Um Microfone - E o Programa A Fala como Sinal. A Fala como Sinal a150 Hz para homens - 80 a150 Hz para homens a 250 Hz para mulheres O Ouvido (freqüências de 20 a Hz.) O Ouvido (freqüências de 20 a Hz.)

8 Funcionamento O Computador Software O Computador Software - A conversão analógico-digital - Filtra os sinais do espectro da voz humana - Convenção de padrões e comparação Tipos de Reconhecimento Tipos de Reconhecimento - Fala Discreta - Fala Contínua - Independe-do-locutor ( speaker-independet ) - depende-do-locutor ( speaker-dependet )

9 Vantagem Facilidade de acesso à agenda Facilidade de acesso à agenda Alta disponibilidade Alta disponibilidade Atendimento personalizado Atendimento personalizado Baixo custo Baixo custo Sistema totalmente automatizado Sistema totalmente automatizado Ajuda para Incapacitados Ajuda para Incapacitados Único Canal disponível Único Canal disponível

10 Desvantagem Baixa velocidade de processamento Baixa velocidade de processamento Muitos são limitados a um só operador Muitos são limitados a um só operador Não tem 100% de segurança Não tem 100% de segurança Susceptível ao Ruído Susceptível ao Ruído

11 Aplicações Para aprendizagem de crianças na escola Para aprendizagem de crianças na escola Rede de Telefonia celular Rede de Telefonia celular Centrais de atendimento Centrais de atendimento Ajuda para Incapacitados Ajuda para Incapacitados Execução de Comandos Execução de Comandos Ditado Automático Ditado Automático

12 Roteiro História História Funcionamento Funcionamento Vantagem Vantagem Desvantagem Desvantagem Aplicações Aplicações Conclusão Conclusão

13 Conclusão Com o passo do tempo nos percebemos que a tecnologia permite viajar muito mais longe que nossa mente pode, então podemos falar que NADA E IMPOSSIVEL e só buscar. Com o passo do tempo nos percebemos que a tecnologia permite viajar muito mais longe que nossa mente pode, então podemos falar que NADA E IMPOSSIVEL e só buscar.

14


Carregar ppt "Reconhecimento de voz. Objetivo Conhecer a historia, formas de utilização, possibilidades e limitações do Reconhecimento de voz. Conhecer a historia,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google