A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realidade Virtual Aula 7 Remis Balaniuk. Modelos 3D em arquivos Modelos 3D complexos não podem ser definidos diretamente dentro de uma aplicação vértice.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realidade Virtual Aula 7 Remis Balaniuk. Modelos 3D em arquivos Modelos 3D complexos não podem ser definidos diretamente dentro de uma aplicação vértice."— Transcrição da apresentação:

1 Realidade Virtual Aula 7 Remis Balaniuk

2 Modelos 3D em arquivos Modelos 3D complexos não podem ser definidos diretamente dentro de uma aplicação vértice a vértice. Existem ferramentas específicas para modelagem 3D, como o 3D Studio Max, que salvam seus modelos em arquivos em disco. Uma aplicação que vai usar esse tipo de modelo precisa poder carregar um modelo 3D a partir de um desses arquivos.

3 Formatos de arquivo Existem uma infinidade de formatos de arquivo para modelos 3D. Os mais simples salvam o modelo como um mesh de triângulos. O formato RAW define, triângulo a triângulo, a posição de cada um de seus vértices. O formato é simples. Cada linha de um arquivo texto contém 9 números, representando as 3 coordenadas (x, y e z) de cada um de seus 3 vértices. O formato ASC define a posição x,y,z de todos os vértices e depois define, triângulo a triângulo, quais os vértices que o compõem.

4 Formatos de arquivo Formatos proprietários (particulares a uma ferramenta de modelagem) são normalmente mais sofisticados. Sendo o 3D Studio Max uma ferramenta largamente utilizada, o seu formato proprietário, o 3ds, é também bastante difundido. Um arquivo 3ds é binário, com conteúdo interno difícil de ser mapeado.

5 Formatos de arquivo O Chai tem métodos que permitem importar arquivos do tipo 3ds e obj. No projeto aula7 foram inseridos ainda funções que permitem importar arquivos do tipo RAW e ASC. O projeto em questão, além de implementar a carga de modelos a partir de arquivos, ainda demonstra como implementar uma série de funcionalidades relacionadas à carga de modelos, tais como a adaptação do tamanho do objeto (escala) para que seja condizente com o tamanho da cena, além de uma série de propriedades de visualização.

6 Exercícios 1)use a aplicação implementada no projeto aula7 para carregar arquivos exemplos. 2)Adapte o projeto aula7 de forma que o usuário possa escolher a aparência do modelo carregado (escolher a cor (R,G e B) de cada componente do material do objeto (diffuse, specular e ambient)). 3)Adapte o projeto aula7 de forma que o objeto carregado esteja centrado na origem da cena. 4)Escreva uma rotina que crie o modelo de um cilindro e que o salve no formato RAW.


Carregar ppt "Realidade Virtual Aula 7 Remis Balaniuk. Modelos 3D em arquivos Modelos 3D complexos não podem ser definidos diretamente dentro de uma aplicação vértice."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google