A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Estadual Antenor Padilha. Ivolândia,23 de agosto de 2006. Disciplina: Língua Portuguesa. Série: 2 B Turno: noturno Professora: Magda Seabra. Alunos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Estadual Antenor Padilha. Ivolândia,23 de agosto de 2006. Disciplina: Língua Portuguesa. Série: 2 B Turno: noturno Professora: Magda Seabra. Alunos:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Colégio Estadual Antenor Padilha. Ivolândia,23 de agosto de Disciplina: Língua Portuguesa. Série: 2 B Turno: noturno Professora: Magda Seabra. Alunos: Leifia Daiane, Lourraine, Fábia, Adjaichi e Flávio Henrique.

3 Espaço O romance se passa no espaço por meio de nomes de rios, vales, montanhas etc(o território espanhol, a Cartéia, o Monte Gilbratar, o rio Críssus, as Montanhas das Astúrias).

4 Eurico,O Presbítero O romance narra uma triste história de amor entre Eurico e Hermenguarda.Ela se passa no início do século VIII na Espanha Visigótica. Eurico pede ao pai de Hermenguarda,a mão de sua filha,em casamento.Com a recusa Eurico entrega ao sacerdócio,sendo ordenado o Presbítero de Cartéia. Eurico passa a ocupar sua vida com funções religiosas,tarefas essas que ocupavam sua mente,afastando assim das lembranças de sua amada.Ele também compunha hinos e poemas.

5 CONTEXTO HISTÓRICO Com a invasão dos árabes na Península Ibérica Eurico quebra sua rotina, e parte para o combate. Toma para si como uma responsabilidade conter o avanço árabe,percebe-se,o amor de Eurico pela sua pátria.

6 Caracterização da mulher-anjo romântico Ataque árabe ao mosteiro da Virgem Dolorosa.Todas abadessas preferem morrerem ao invés de serem submetidas aos prazeres dos árabes. Hermenguarda é raptada pelos árabes. A missão de salvá-la coube ao querido herói Cavaleiro Negro, que a salvou antes do amir profaná –la.

7 A NATUREZA Durante a fuga Hermenguarda foi levada desmaiada às montanhas das Austurias,onde se encontrava seu irmão Pelágio,que estava refugiado.Essas montanhas é o único lugar verdadeiro de refúgio da independência Goda.

8 Confecionalismo Ao acordar Hermenguarda se vê frente a frente com Eurico e enfim, declara seu amor.Então Eurico revela a sua amada que o Presbítero de Cartéia e o Cavaleiro Negro é ele. Ciente de suas obrigações religiosas, parte para o campo de batalha adversário e morre de propósito. Ao saber da morte de Eurico, Hermenguarda, simplesmente enlouquece.

9 CARACTERÍSTICAS DE EURICO Personagem redondo,é jovem, corajoso, guerreiro, introspectivo, sensível, sentimental, pessimista e revoltado com as injustiças sociais. Eurico é um gardingo (espécie de fidalgo visigodo ).

10 CARACTERÍSTICAS DE HERMENGUARDA Uma personagem como Eurico, redonda. Uma donzela indefesa, submissa, contida e extremamente frágil tanto física como psicologicamente.

11 FOCO NARRATIVO Nesse romance histórico de caráter histórico, há o predomínio em terceira pessoa. Entretanto, não podemos ignorar a narrativa em primeira pessoa marcadas pelas cenas de meditação e solilóquio de Eurico. O fato de o narrador parecer o que as personagens sentem revela toda a oniciência do narrador.

12 BIBLIOGRAFIA Herculano, Alexandre. Eurico, O Presbítero. Publifolha, São Paulo, 1997.

13 NOME DA OBRA Eurico,O Presbítero Nome do autor: Alexandre Herculano Ano que foi publicado: em 1844 Contexto histórico: Invasão da Península Ibérica pelos árabes. Obras do autor: Eurico, o presbítero, O monge de Cister, O bobo, Lendas e narrativas, História de Portugal, História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal, A voz do profeta, A Harpa do crente e Opúsculos.

14 Biografia do autor:1810 Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasce em Lisboa, a 28 de março.De origem humilde, não fará estudos universitários. 1830: Graças à marquesa de Alorna, entra em contato com a obra dos grades escritores da época. 1831: É obrigado a emigrar para a Inglaterra e França devido à sua atuação no movimento Revolucionário contra o Absolutismo Miguelista. 1832: Retorna a Portugal. 1833: É encarregado de dirigir e organizar a Biblioteca Municipal do Porto. 1836: Demite-se do cargo em sinal de protesto contra a chamada Revolução de Setembro. Publica o folheto A voz do profeta contra o novo governo. 1837: Em Lisboa, assume a direção do jornal O Panorama, onde passa a publicar folhetins de ficção.

15 Biografia do autor 1839: É nomeado diretor da Biblioteca da Ajuda. Começa suas atividades de jornalista, novelista e historiador. 1840: Elege-se deputado. 1851: Funda o jornal O País. 1853: Funda o jornal O Português. É eleito presidente da câmara de Belêm. 1855: Integra a comissão redatora do primeiro código Civil português. 1867: Incompatibilizado com a vida pública e literária, retira-se definitivamente para Vale dos Lobos, não interrompendo, contudo, sua atividade literária. 1877:Morre em Vale de lobos,a 13 de Setembro.

16 CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO NO LIVRO. A presença da natureza Inconformismo Nacionalismo Individualismo O mito do amor eterno Liberdade de criação Pessimismo

17 CARACTERÍSTICA DO ROMANTISMO EM PORTUGUÊS Nacionalismo Liberdade de criação e de expressão Historicismo Tradições populares Individualismo,egocentrismo Pessimismo Escapismo Critica social

18


Carregar ppt "Colégio Estadual Antenor Padilha. Ivolândia,23 de agosto de 2006. Disciplina: Língua Portuguesa. Série: 2 B Turno: noturno Professora: Magda Seabra. Alunos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google