A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820

2 Um País em crise Em 1807 as tropas de Napoleão invadiram pela primeira vez Portugal. A família real e muitos elementos do clero e da nobreza refugiam-se no Brasil. As tropas francesas roubaram, saquearam e queimaram. Os Ingleses dominam os cargos mais importantes do país.

3 O Movimento Revolucionário
Razões que levaram à Revolução de 1820: A Família Real e a Corte Portuguesa continuavam a viver no Brasil e parecia não desejarem regressar. As invasões tinham acabado em 1810.

4 Os Ingleses não saíram de Portugal e controlavam quase todo o comércio com o Brasil, o que prejudicava muito os comerciantes portugueses. O reino tinha ficado mais pobre e desorganizado com as Invasões Francesas

5 Objectivos do Movimento Revolucionário Liberal
1-Obrigar o Rei a regressar do Brasil 2-Expulsar os Ingleses de Portugal

6 1817 Golpe falhado 1818 O Sinédrio
Em 1817 o General Gomes Freire de Andrade tentou expulsar os Ingleses mas a revolta foi descoberta e os seus autores foram presos ou mortos. 1818 O Sinédrio Em 1818 um grupo de liberais do Porto formam uma sociedade secreta – o Sinédrio – que tinha com objectivo preparar a Revolução. Destes conspiradores faziam parte comerciantes, juízes e o que mais se destacou foi Manuel Fernandes Tomás.

7 24 de Agosto de 1820 – Revolução Liberal - Porto
A Revolução Liberal 24 de Agosto de 1820 – Revolução Liberal - Porto

8 Finalmente! Os Ingleses foram afastados de Portugal.
Os Revolucionários criaram um Governo Provisório – a Junta Provisional de Governo do Reino.

9 A Constituição de 1822 O Governo Provisório começou imediatamente a preparar eleições que se realizaram em Dezembro de 1820 e foram as primeiras eleições feitas em Portugal. Nestas eleições os Portugueses escolheram os seus representantes para as chamadas Cortes Constituintes pois deviam elaborar a CONSTITUIÇÃO.

10 Constituição Os deputados eleitos elaboraram a constituição de Constituição: Conjunto de lei mais importantes no País.

11 Princípios da Constituição de 1822
A Constituição de 1822 baseava-se nos princípios de “igualdade” e “liberdade” dos cidadãos. A lei era igual para todos, qualquer que fosse a sua origem e a sua riqueza. Acabavam assim os privilégios da nobreza e do clero.

12 O regresso do rei D. João VI com medo que as Cortes o pudessem afastar definitivamente resolveu regressar a Portugal. No dia 1 de Outubro de 1822 jurou a Constituição Portuguesa.

13 Monarquia Liberal ou Constitucional

14 Resumo Os portugueses estavam descontentes com o estado da nação após as invasões francesas e com a presença dos Ingleses em Portugal. Queriam ainda que o Rei viesse do Brasil para Portugal. Um conjunto de revolucionários prepararam uma revolução para mudar as coisas e implementar um regime liberal em Portugal. Esses revolucionários formaram uma sociedade secreta – o Sinédrio – para preparar a revolução. No dia 24 de Agosto de 1820 tinha lugar, no Porto, a Revolução Liberal que rapidamente se alastrou a todo o país com apoio popular.

15 Foi criado um governo provisório para governar Portugal e foram afastados os Ingleses.
Foram preparadas e realizadas eleições para as Cortes Constituintes cujos seus deputados elaboraram a Constituição de 1822. A Constituição de 1822 baseava-se nos princípios liberais da “Igualdade” e “Liberdade”. O rei D. João VI regressou do Brasil e aceitou a Constituição de Portugal passava a ser uma Monarquia Constitucional ou Liberal.

16 Fim Trabalho elaborado por: Maria Santos


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google