A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ano A- Missa de Natal OS ANJOS DO CÉU ( BIS ) CANTAM GLÓRIA AO SENHOR ( BIS ) COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) PARA DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ano A- Missa de Natal OS ANJOS DO CÉU ( BIS ) CANTAM GLÓRIA AO SENHOR ( BIS ) COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) PARA DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ano A- Missa de Natal

3 OS ANJOS DO CÉU ( BIS ) CANTAM GLÓRIA AO SENHOR ( BIS ) COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) PARA DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL ( BIS ) GLÓÓÓORIA HOSA-A-ANA ( HOMENS ) –GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL (TODOS: ) GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL TERRA E OS CÉUS (BIS ) CANTAM GLÓRIA AO SENHOR (BIS ) COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) PARA O DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL

4 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

5 Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

6 Senhor tem piedade de nós, Somos o teu povo pecador, Toma a nossa vida de pecado e dor, Enche o nosso espirito de amor Cristo tem piedade de nós…………………….. Senhor tem piedade de nós…………………

7 Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória.

8 Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

9 Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra Só Vós sois o Santo; só Vós, sois o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen! A –A –A -Ámen!

10 ORAÇÃO COLECTA Senhor nosso Deus, que de modo admirável criastes o homem e de modo ainda mais admirável o renovastes, fazei que possamos participar na vida divina do vosso Filho que Se dignou assumir a nossa natureza humana. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

11 Is 52, 7-10 Todos os confins da Terra verão a Salvação do nosso Deus

12 LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação e diz a Sião: «O teu Deus é Rei». Eis o grito das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria, porque vêem com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião.

13 LEITURA I Is 52, 7-10 Rompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo, resgata Jerusalém. O Senhor descobre o seu santo braço à vista de todas as nações e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. Palavra do Senhor. Graças a Deus

14

15 Refrão: Salmo 95 (96), 1-2a.2b Refrão: TODOS OS CONFINS DA TERRA VIRAM A SALVAÇÃO DO NOSSO DEUS

16 Hebr 1, 1-6 «Deus falou-nos por seu Filho»

17 LEITURA II Hebr 1, 1-6 Leitura da Epístola aos Hebreus Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho, a quem fez herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. Sendo o Filho esplendor da sua glória e imagem da sua substância, tudo sustenta com a sua

18 LEITURA II Hebr 1, 1-6 palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-Se à direita da Majestade no alto dos Céus e ficou tanto acima dos Anjos quanto mais sublime que o deles é o nome que recebeu em herança. A qual dos Anjos, com efeito, disse Deus alguma vez: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei»? E ainda: «Eu serei para Ele um Pai e Ele será para Mim um Filho»?

19 LEITURA II Hebr 1, 1-6 E de novo, quando introduziu no mundo o seu Primogénito, disse: «Adorem-nO todos os Anjos de Deus». Palavra do Senhor. Graças a Deus

20 Aclamação ALELUIA ALE-LUIA ALE-ELUIA ALEELUUIA ( BIS ) Santo é o dia que nos trouxe a luz. Vinde adorar o Senhor. Hoje, uma grande luz desceu sobre a terra.

21 Jo 1, 1-18 «O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós»

22 EVANGELHO Jo 1, 1-18 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João Gloria a Vós, Senhor!

23 EVANGELHO Jo 1, 1-18 No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio dEle e sem Ele nada foi feito. NEle estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João.

24 EVANGELHO Lc 2, 1-14 Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam.

25 EVANGELHO Jo 1, 1-18 Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dEle, exclamando:

26 EVANGELHO Jo 1, 1-18 «É deste que eu dizia: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim». Na verdade, foi da sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A Deus, nunca ninguém O viu.

27 EVANGELHO Jo 1, 1-18 O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer. Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

28

29 Para o nascimento do seu Filho unigénito, Deus Pai escolheu o melhor lugar neste mundo - a manjedoura em Belém. Porque escolheu Ele este lugar? Porque razão está Maria tão longe da sua casa, da sua terra natal e dos seus primos nos últimos dias da gravidez? Os que Deus ama, partilham os Seus sofrimentos. Por esta mesma razão, Ele tem poucos amigos. Os primeiros visitantes, os pastores, encontram um menino sem nada de especial. Eles andaram uns quilómetros para O ver,

30 mas os magos caminharam muitos quilómetros e perderam muito tempo para irem ter com o Menino. Como eles também nós andamos pouco ou muito na vida espiritual para dar um beijinho a este Menino. É verdade que naquela altura muitos dos seus vizinhos não reconheceram o Seu rosto. Mas alguns encontram-nO e reconhecem-nO. No dia da apresentação no templo, havia lá muita gente mas só Simeão e a profetisa Ana souberam reconhecer quem Jesus era na verdade.

31 Porque é que apenas Ana e Simeão foram capazes de o reconhecer? Porque estavam preparados e à Sua espera. O rei Herodes mandou os soldados procurá-lO, mas estes não O encontraram. Quem encontrou este menino viu a sua vida mudar. Os pastores voltaram proclamando o que tinham visto; os magos retomaram o caminho para a sua terra natal por outro caminho, para evitarem pessoas mal-intencionadas. Simeão morreu em paz, Ana ficou contente e

32 proclamou a toda gente o encontro com o Menino pelo resto da sua vida. Pelo nascimento deste Menino, a cronologia humana foi dividida em duas partes: antes de Cristo e depois de Cristo. A vida daqueles que encontraram este menino enquanto viveram, foi também assim dividida em duas partes. A mulher adúltera que foi lançada em frente de Jesus teve uma história de vida sem Cristo, e teve outra completamente diferente com Cristo; ao Zacarias aconteceu o mesmo quando se converteu.

33 Até Saulo depois da sua conversão mudou de nome, para se passar a chamar São Paulo. Os soldados conseguiram ver a manjedoura, o burro, o boi, mas não o Menino. O anjo anunciou o nascimento dum salvador, para o rei Herodes era mais um inimigo, para os vizinhos, apenas mais um judeu. Também nós falhamos quando não reconhecemos nos outros o rosto de Cristo. Vivemos num tempo de paradoxos. Temos casas maiores, mas famílias mais pequenas; temos mais graus académicos, mas entendemos menos;

34 temos mais medicina, mas menos bem-estar; há muitos meios de comunicação mas menos contacto com os pobres; vemos muita televisão, mas só muito de vez em quando rezamos; falamos muito, raramente amamos e odiamos com muita frequência; já fomos à lua e dela voltamos, mas temos dificuldade em saber quem é o nosso vizinho; são os tempos dos dois salários, mas de mais divórcios; das casas mais luxuosas mas de lares desfeitos; bebemos muito, fumamos muito, gastamos de forma perdulária, mas rimos muito pouco,

35 irritamo-nos muito facilmente; multiplicamos as nossas posses, mas reduzimos os nossos valores. Este Natal é um chamamento à procura do rosto de Cristo em nós próprios, à descoberta dos verdadeiros valores. É um chamamento para voltar à vida espiritual, uma vida enriquecida com amigos, familiares, e com a vontade de partilhar. Desejo a todos um Santo Natal. Assim Seja!

36 «O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós»

37

38 Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da te-e-rra. Creio em Jesus Cristo, No-o-sso Senhor, (todos se ajoelham.) Pelo Espírito Santo concebido. Nasceu da Virgem Mari-i-i-ia, Padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado E desceu à mansão dos mo-ortos. Ressuscitou ao terceiro dia, Subiu aos céus à direita de Deus Pai. De onde há-de vir pa-a-ra julgar.

39 Para Julgar o-os vi-vos e os mortos. Creio no Espirito San-an-an-anto. Creio na Santa Igreja Católica. Na comunhão dos San-an-an-antos. Creio na remissão dos peca-a-dos. Na ressurreição da cá-a-a-ame. Creio também na vida eter-er-na. a-a-a-meua-a-a-amena-a-amena-amen

40

41 Irmãos e irmãs: Neste dia de festa tão solene, contemplemos o Menino que nasceu e apresentemos-Lhe as nossas orações, dizendo com alegria: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Pelo Papa Francisco, pelos bispos, presbíteros, diáconos e fiéis, para que contemplem no Menino de Belém Aquele que fez de nós filhos de Deus, oremos, irmãos. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

42 Pelos que fazem as leis ou as aprovam, para que aprendam à luz deste Natal a defender e a promover a vida humana, oremos, irmãos. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Pelas crianças que perderam os seus pais, para que encontrem a seu lado quem as ame e lhes fale do Menino e do Natal, oremos, irmãos. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

43 Pelos que neste dia estão tristes e sozinhos, para que reconheçam em Jesus, o Salvador, e O adorem como verdadeiro Deus, oremos, irmãos. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Pelas famílias da nossa comunidade (paroquial), para que sejam mensageiras de Jesus Menino, que nasceu de Maria, a Virgem Mãe, oremos, irmãos. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

44 Senhor Jesus, que fostes enviado ao mundo para lhe trazer a luz do Céu, acolhei as nossas súplicas pelos homens de quem Vos fizestes irmão. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen.

45

46 O MENINO QUE NASCEU DA VIRGEM CHEIA DE GRAÇA ENTROU E SAIU POR ELA, COMO O SOL, PELA VIDRAÇA OLHEI PARA O CÉU ESTAVA ESTRELADO VI O DEUS MENINO EM PALHAS DEITADO EM PALHAS DEITADO EM PALHAS ESTENDIDO FILHO DE UMA ROSA DE UM CRAVO NASCIDO CANTAI ANJOS AO MENINO ENQUANTO A SENHORA DORME CANTAI MAS DEVAGARINHO, OLHEM ELA NÃO ACORDE

47 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

48 (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Aceitai, Senhor, a oblação que Vos apresentamos neste dia solene de Natal, em que nasceu para nós a verdadeira paz e reconciliação e se instituiu entre os homens a plenitude do culto divino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

49 Prefácio V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

50 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever dar-Vos graças, sempre e em toda a parte. Pelo mistério do Verbo Encarnado, nova luz da vossa glória brilhou sobre nós, para que contemplando a Deus visível aos nossos olhos, aprendamos a amar o que é invisível.

51 Por isso, com os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz.

52

53 SANTO SANTO SAN-AN-TO É O SENHOR DEUS DO UNIVERSO O CEU E A TERRA PROCLAMA VOSSA GLÓRIA HOSSAN NO CÉU HOSSANA – HOSSANA….. BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR HOSSANA NO CEU HOSSANA – HOSSANA…….

54 Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente Santo e todas as criaturas cantam os vossos louvores, porque dais a vida e santificais todas as coisas, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, com o poder do Espirito Santo; e não cessais de reunir para Vós um povo que de um extremo ao outro da terra Vos ofereça uma oblação pura. Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a igreja, ao celebrarmos o dia santíssimo em que a imaculada Virgem Maria deu à luz o Salvador do mundo.

55 Humildemente Vos suplicamos, Senhor: santificai, pelo Espirito Santo, estes dons que Vos apresentamos, para que se convertam no Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que nos mandou celebrar estes mistérios.

56 (Todos ajoelham) Na noite em que Ele ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, abençoou-o partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

57 De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

58 Mistério da Fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

59 Sac. Celebrando agora, Senhor, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, da sua admirável ressurreição e ascensão aos Céus, e esperando a sua vinda gloriosa, nós Vos oferecemos, em ação de graças, este sacrifício vivo e santo. Olhai benignamente para a oblação da vossa Igreja: vede nela a vítima que nos reconciliou convosco, e fazei que, alimentando-nos do Corpo e Sangue do vosso Filho,

60 cheios do seu Espirito Santo, sejamos em Cristo um só corpo e um só espirito. O Espirito Santo faça de nós uma oferenda permanente, a fim de alcançarmos a herança eterna, em companhia dos vossos eleitos, com a virgem Santa Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem- aventurados Apóstolos e gloriosos Mártires e todos os Santos, por cuja intercessão esperamos sempre o vosso auxílio.

61 Por este sacrifício de reconciliação, dai Senhor, a salvação e a paz ao mundo inteiro, confirmai a vossa Igreja na fé e na caridade, ao longo da sua peregrinação na terra, com o vosso servo o Papa Francisco, o nosso Patriarca Manuel, todos os bispos e ministros sagrados, e todo o povo por Vós redimido. Atendei benignamente ás preces desta família que Vos dignastes reunir na vossa presença..

62 Reconduzi a Vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos dispersos. Lembrai-Vos dos nossos irmãos defuntos, e de todos os que morreram na vossa amizade. Acolhei-os com bondade no vosso reino, onde também nós esperamos ser recebidos, para vivermos com eles eternamente na vossa glória, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Por Ele concedeis ao mundo todos os bens.

63 Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Ámen.

64

65 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

66 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

67 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amem. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

68

69 PAZ PAZ PROCLAMA O TEU SENHOR, PAZ PAZ COM CRISTO REDENTOR PAZ PAZ COM CRISTO REDENTOR CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. TENDE PIEDADE DE NÓS, PIEDADE DE NÓS CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. DAI-NOS A PAZ, DAI-NOS A TUA PAZ

70 Sac. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo

71

72 CORREI PASTORINHOS CORREI A BELEM, QUE JÁ VEIO AO MUNDO JESUS NOSSO BEM TRAZEI CORDEIRINHOS CANTAI COM AMOR, BENDITO, BENDITO, JESUS SALVADOR EM POBRE PALHINHAS VESTIDO DE LUZ, ENVOLTO EM PANINHOS DESCANSA JESUS OS ANJOS LHE CANTAM, VOANDO EM REDOR, BENDITO, BENDITO JESUS SALVADOR JESUS PEQUENINO, MEU LIRIO EM BOTÃO, ACEITA AFETO DO MEU CORAÇÃO EU QUERO CANTAR-TE COM TODO O FERVOR, BENDITO, BENDITO JESUS SALVADOR

73

74 É MEIA NOITE E O HOMEM DEUS É NADO E NUM PRESEPIO ENTRE NÓS VEM MORAR VEM DESTRUIR A MANCHA DO PECADO DO ETERNO PAI A JUSTIÇA APLACAR O MUNDO INTEIRO GRITA DE ANSIEDADE O MUNDO ESCRAVO ADORA O SALVADOR FIEIS AJOELHAI RAIOU A LIBERDADE, NATAL,NATAL NASCEU O REDENTOR

75 Oração depois da comunhão Nós Vos pedimos, Deus misericordioso, que o Salvador do mundo hoje nascido, assim como nos comunicou a sua vida divina, nos faça também participantes da sua imortalidade. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

76 A seguir a bênção final haverá Beijinho do Menino Jesus A seguir a bênção final haverá Beijinho do Menino Jesus

77 Sac. O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

78 AH VINDE TODOS Á PORFIA CANTAR UM HINO DE LOUVOR HINO DE PAZ E DE ALEGRIA QUE OS ANJOS CANTAM AO SENHOR GLÓRIA IN EXCELSIS DEO, GLÓRIA IN EXCELSIS DEO

79

80 Ficha técnica : Eucaristia Celebrada por : Fr. Jacob Puthiyaparampil Animada por : Grupo Coral Dominical & Seguindo Teus Passos Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas : Via Google Projeção disponível : www. mcccastanheira. blogspot. pt www. mcccastanheira


Carregar ppt "Ano A- Missa de Natal OS ANJOS DO CÉU ( BIS ) CANTAM GLÓRIA AO SENHOR ( BIS ) COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) PARA DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google