A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transporte e armazenagem. Transporte O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. O transporte representa, em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transporte e armazenagem. Transporte O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. O transporte representa, em."— Transcrição da apresentação:

1 Transporte e armazenagem

2 Transporte O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. O transporte representa, em média, 64% dos custos logísticos, 4,3% do faturamento, e, em alguns casos, mais que o dobro do lucro.

3 Transporte A Petrobras possui uma subsidiária para o segmento de transporte e armazenamento de petróleo, derivados, etanol e gás natural, a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), que utiliza oleodutos, gasodutos e navios para realizar esse transporte.

4 A Transpetro A Transpetro transportou, por meio de 52 navios, 48,9 milhões de toneladas de petróleo e derivados em Nos seus 48 terminais (20 terrestres e 28 aquaviários), movimentaram-se 704 milhões de m³ de líquidos, além de uma média de 51,4 milhões de m³/dia de gás natural. O recorde de movimentação de gás natural no ano de 2010 foi de 69 milhões de m³/dia. Presente na maioria dos estados do Brasil, a Transpetro opera onze mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, e é responsável pelas artérias de distribuição do Sistema Petrobras. Ao armazenar petróleo, derivados e gás e transportá-los aos diferentes pontos do Brasil, atua como elemento de integração nacional, em operações sintonizadas com a estratégia de negócios do Sistema Petrobras.

5 A Transpetro A atividade da Transpetro une as áreas de produção, refino e distribuição do Sistema Petrobras e se estende à importação e exportação de petróleo e derivados, gás e etanol. Além da Petrobras, seu principal cliente, a Transpetro presta serviços a diversas distribuidoras e à indústria petroquímica. No exterior, atua por intermédio da subsidiária Fronape International Company e colabora com a Petrobras na implantação de projetos internacionais.

6 Hidrovia - Para atender à demanda de transporte de biocombustíveis, principalmente etanol, pela bacia hidrográfica do Tietê-Paraná, a Transpetro contratou a construção de 20 comboios fluviais, cada um composto de um empurrador e quatro barcaças. A capacidade de cada comboio é de aproximadamente m³. - A intenção da Transpetro é de que o etanol produzido nas regiões Centro-Oeste e Sudeste seja transportado pela hidrovia para a refinaria de Paulínia (Replan), no interior paulista. De lá, por dutos, o combustível atingirá diversos terminais, incluindo os de São Sebastião (SP) e Ilha D'Água (RJ), de onde será possível exportar etanol. - O uso do modal hidroviário representará para a empresa não apenas custos econômicos mais eficientes, mas também ganhos ambientais. O transporte do etanol por vias fluviais substituirá o equivalente a 40 mil viagens de caminhão por ano. - O transporte hidroviário emite quatro vezes menos gás carbônico e consome 20 vezes menos combustível do que o rodoviário.

7 Nova tecnologia para armazenagem e transporte offshore de óleo Com o objetivo de facilitar o transporte do óleo do pré-sal para as futuras refinarias do Nordeste e para o exterior, a Petrobras está desenvolvendo seu primeiro terminal oceânico. Prevista para entrar em operação em 2012, a Unidade Offshore de Transferência e Exportação (UOTE), orçada em US$ 500 milhões, terá capacidade para armazenar dois milhões de barris de petróleo. A estrutura contará com um navio fixo, de grande porte, instalado a 80 quilômetros de Macaé, no Norte Fluminense, que poderá ser abastecida simultaneamente por dois navios vindos de plataformas da Bacia de Santos, e seu sistema de válvulas permitirá a reversão de fluxo do óleo entre os navios. O novo terminal será instalado em local com profundidade de água de 70 metros e seu sistema de bóias permitirá que os navios fiquem atracados à embarcação fixa para receber o óleo.

8

9 Dados Gerais A Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União).empresa de capital abertosociedade anônimaGoverno do BrasilUnião Fundada no dia 3 de outubro de 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas, com a edição da Lei Nº 2.004, a criação da Petrobras foi formalizada.3 de outubro1953Getúlio VargasLei Nº As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram conduzidas pela Petrobras de 1954 a Durante esse período, a Petrobras tornou-se líder em comercialização de derivados no país.

10 Dados Gerais Depois de exercer por mais de 40 anos, em regime de monopólio, o trabalho de exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, a Petrobras passou a competir com outras empresas estrangeiras e nacionais em Em 2003, coincidindo com a comemoração dos seus 50 anos, a Petrobras dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural ultrapassando a marca de 2 milhões de barris, no Brasil e no exterior.2003 Além das atividades da holding, o Sistema Petrobras inclui subsidiárias - empresas independentes com diretorias próprias, interligadas à sede.

11 Armazenagem Os custos com armazenagem são aqueles aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente. Na armazenagem os custos envolvidos são geralmente fixos e indiretos, percebendo-se desde logo a dificuldade da gestão das operações e principalmente o impacto dos custos.

12 A Transpetro também é responsável pela armazenagem do material produzido pela Petrobrás. A armazenagem desses materiais deve ocorrer nas imediações do local de utilização, pois o transporte deste tipo de material é dispendioso. Por essa razão, a Transpetro possui mais de 500 tanques, espalhados pelo país ao longo dos seus 48 terminais, com capacidade de armazenamento de 10 milhões de m³ de óleo leve e pesado. Armazenagem

13 Uma vez que o combustível saia das estações da Transpetro, ele é transportado por caminhões até o seu destino final, que são os postos de combustível. No consumidor final, o combustível é armazenado segundo a demanda. No caso entrevistado, o posto possui uma demanda média de 180 mil litros de gasolina por mês, enquanto a de etanol é de 5 mil litros. O pedido de gasolina é feito, geralmente, todos os dias, para que o produto seja entregue no dia seguinte. São usados 4 tanques de armazenamento de 10 mil litros para a armazenagem da gasolina. No caso do etanol, o pedido é feito, normalmente, na metade da capacidade do tanque, ou seja, 5 mil litros. Quando o nível abaixa muito, é feito um novo pedido, mas média de pedidos é de um pedido por mês. Armazenagem


Carregar ppt "Transporte e armazenagem. Transporte O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. O transporte representa, em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google