A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O judaísmo Trabalho elaborado por: Gonçalo Silva nº 12 7ºA Disciplina: Educação Moral e Religiosa Católica Professor: Jorge Nogueira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O judaísmo Trabalho elaborado por: Gonçalo Silva nº 12 7ºA Disciplina: Educação Moral e Religiosa Católica Professor: Jorge Nogueira."— Transcrição da apresentação:

1 O judaísmo Trabalho elaborado por: Gonçalo Silva nº 12 7ºA Disciplina: Educação Moral e Religiosa Católica Professor: Jorge Nogueira

2 O Judaísmo é o nome dado à religiaõ do povo judeu De acordo com a fé judaica, a revelação do Deus uno e único aconteceu de forma muito concreta através da sua intervenção na história do povo hebreu.

3 A cultura judaica atual, moldada por dois mil anos de tradição rabínica, engloba os aspetos da vida das comunidades judaicas, integradas nos diversos povos e culturas. Entre os principais aspetos da cultura judaica podemos realçar a língua, o vestuário e a alimentação. Os judeus eram monoteistas. Escrita: Alimentação: Vestuário:

4 Templo Sinagoga Textos Sagrados Torah – Pentateuco: G é nesis – origens Êxodo – Sa í da Lev í tico – livro de culto do servi ç o religioso N ú meros – legisla ç ão Deuteron ó mio – 2 ª Lei Os judeus eram monoteistas. Rezavam no : Origem Ano 1200 a.C. Egipto Moisés Fundador

5 FariseusSaduceus Grupo religioso constituído por peritos nas Escrituras e na Lei de Moisés, interpretando-as à letra e impondo o seu rigoroso cumprimento. O orgulho e a hipocrisia de alguns fariseus mereceram o olhar crítico de Jesus Cristo. Grupo religioso constituído por membros de famílias sacerdotais. Só aceitavam o Pentateuco e não admitiam a ressurreição nem a existência dos anjos. Tinham poder religioso e político, pelo que eram muito influentes. Alguns eram criticados por serem duros e arrogantes, mais ciosos do dinheiro do Templo do que do bem do povo. Com a destruição do templo a sua função perdeu importância.

6 Os judeus tinham tipos de alimentos imprópios ostreif Tais como: a carne de porco ; o camarão; a lagosta; todos os frutos do mar; os peixes que não possuam escamas; a carne com sangue; e qualquer alimento que misture carne e leite

7 Os judeus tinham símbolos da sua religião. Alguns são: A estrela de David Menorah Mezuzza

8 O judaísmo tal como todas as religiões tem dias santos Dia santo Sábado: Dia de repouso; comemora-se o descanso de Javé, após os seis dias da Criação; Começa na 6ª feira à tarde e acaba no sábado, quando for noite cerrada.

9 Devido à proibição de pronunciar o nome de Deus, por respeito sagrado os judeus substituíam Yhwh por: Adonai (meu Senhor) HaShem (O Nome) El (Elevado) Elohim (Altíssimo)

10 Pena faltar uma ao trabalho uma introdução e uma conclusão. Atenção aos espaços entre as palavras. Satisfaz Bem O Prof. Jorge Nogueira


Carregar ppt "O judaísmo Trabalho elaborado por: Gonçalo Silva nº 12 7ºA Disciplina: Educação Moral e Religiosa Católica Professor: Jorge Nogueira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google