A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Montagem: A.G.Montero/2010Click para avançar Pertence aos conhecidos como Primitivos pintores flamengos, do gótico tardio e princípio do Renascimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Montagem: A.G.Montero/2010Click para avançar Pertence aos conhecidos como Primitivos pintores flamengos, do gótico tardio e princípio do Renascimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Montagem: A.G.Montero/2010Click para avançar

3 Pertence aos conhecidos como Primitivos pintores flamengos, do gótico tardio e princípio do Renascimento nos Países Baixos (região da Flandres). Estes artistas do norte da Europa imprimiram aos seus trabalhos uma intensidade expressiva e um minucioso detalhismo que os distingue de seus equivalentes italianos. Nasceu em Tournai (Bélgica) e era chamado Rogelet (pequeno Roger). Morreu em Bruxelas, em Está enterrado na Catedral de Santa Búdula. O seu nome inicial (francês) era Roger de la Pasture por ser filho de Henri de la Pasture. Teve três filhos, o do meio, Pierre, foi um bom pintor. A sua obra artística inspira-se em Jan van Eyck e em Robert Campin. Estabeleceu-se em Bruxelas e foi nomeado pintor desta cidade, em Trabalhou para vários membros da corte borgonhesa, entre eles o afamado coleccionista Filipe, o Bom, duque de Borgonha. Este ducado tinha a capital em Bruxelas, enclave fundamental da indústria e do comércio, que então tinha porto de mar. As suas obras foram objeto de múltiplas cópias e acreditam tanto a sua popularidade como a colaboração de uma afamada oficina. Rogier van der Weyden ( )

4 Click para avançar A Descida da cruz (óleo sobre tábua)

5 A Descida da cruz ( ) Click para avanzar Pode-se considerar como a melhor obra de Rogier van der Weyden ou pelo menos a mais conhecida, cujo original se encontra no museu do Prado. Esta obra é a parte central de um tríptico cujas laterais se perderam. Foi pintada para a capela dos Besteiros de Lovaina na igreja de Nossa Senhora das Vitórias. As curvas diagonais do corpo de Jesus e da Virgem ficam compensadas pela verticalidade da cruz, em segundo plano. Destaca-se a atitude sofredora dos personagens que acompanham os dois protagonistas da cena. A obra está pintada com a nova técnica desenvolvida pelos pintores flamengos, isto é, o óleo sobre tábua, com elemento secativos. Com o óleo as figuras ganham vida, facilita-se la rectificação do quadro e a mudança de lugar, por não estar fixados a uma superfície, como sucedia com a pintura a fresco. O quadro foi comprado pela Rainha Maria de Hungria para o seu irmão, o imperador Carlos V, com a promessa de entregar à igreja uma cópia, que efectivamente foi realizada por Miguel Coxcie.

6 Click para avançar O olhar do espectador vai directamente para o corpo luminoso de Cristo. Talhas em ilusão. Parecem ser parte do arco a que estava fixado o quadro. Esta ampliação da borda superior permitiu o prolongamento da cruz A perfeição das telas é tal, que poderiam separar-se os vincos capa por capa.

7 Click para avançar Estrutura da composição Os eixos dos dois círculos coincidem com as duas figuras

8 Click para avançar María Salomé, esposa de Cléofas. Presenciou a crucifixão. É uma das três Marias que costumam aparecer nestas cenas. S. João Evangelista. Consola a Virgem Maria Toucado branco, como símbolo de pureza A túnica, em azul de ultramar, indica o alto preço que tinha o quadro. O pigmento obtinha-se do lápis-lazuli importado do Afganistão. A Virgen Maria, está vencida pela dor

9 Click para avançar O corpo de Cristo A caveira representa o pecado de Adão.Cristo é a redenção dessa falta. O sangue escorre pelo corpo e pela frente de Jesus Cristo. A falta de gravidade da mão exprime claramente que está morto.

10 Click para avançar O sangue flui das chagas

11 Click para avançar Mão da Virgem Maria Braço de Cristo

12 Click para avançar José de Arimateia sustenta o corpo de Cristo. Era um homem rico que obteve a permissão para descer Jesus da cruz e depositá-lO num sepulcro em terrenos da sua propiedade.

13 Click para avançar Maria Salomé Uma mulher acompanhante

14 Click para avançar A Virgem Maria, exprime a dor pela morte de seu filho.

15 Click para avançar Nicodemos (discípulo secreto), é o homem que sustenta as pernas de Cristo. A sua capa, pintada com meticulosidade, mostra a sua qualidade, que é indicativa da classe social do personagem.

16 Click para avançar Os unguentos Um seguidor de Cristo leva um pote de unguentos (bálsamo ). Junto a ele e angustiada está Maria Madalena.

17 Click para avançar Rosto dolorido de S. João Evangelista Rosto de Nicodemos

18 Click para avançar Detalhe de um olho chorando. Aprecia-se o gerar da lágrima

19 Click para avançarDe novo A Descida

20 Clicar para ver outras obras Clicar para finalizar

21 Click para avançar Filipe, o Bom duque de Borgonha

22 Click para avançar O duque de Borgonha, Filipe, o Bom e o seu filho

23 Click para avançar Retrato de uma dama, da corte borgonhesa. A transparência do toucado permite ver a orelha e o cabelo

24 Click para avançar Retrato de uma dama

25 Click para avançar O Altar de S. João Baptista (Salomé oferece a sua mãe Herodíades a cabeça de S. João)

26 Click para avançar María Madalena lendo

27 Click para avançar A Virgem com quatro Santos 1450 É o que se conhece como Sacra conversa

28 Click para avançar Virgem no trono amamentando o Menino A Piedade

29 Click para avançar Maria Madalena, levando o pote dos unguentos

30 Click para avançar Tríptico da Crucifixão

31 Click para avançar Detalhe de A crucifixão (S. João Evangelista e a Virgem Maria parecem copiados para o quadro da Descida)

32 Click para avançar Tríptico dos Sete Sacramentos

33 Click para avançar Painel central dos Sete Sacramentos É curiosa a colocação da cruz no centro da nave da igreja.

34 A.G.Montero


Carregar ppt "Montagem: A.G.Montero/2010Click para avançar Pertence aos conhecidos como Primitivos pintores flamengos, do gótico tardio e princípio do Renascimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google